Apresentação

Proclamar Libertação 39

28/11/2014

PALAVRA DO PASTOR PRESIDENTE

Assim como a chuva não volta aos céus sem antes regar a terra e fecundar a semente que nos dá o pão, a Palavra do Senhor não volta para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei, diz Deus (Is 55.10-11). É a Palavra que cria e sustenta a fé. E ela que cria, edifica e sustenta a igreja. Por isso a Palavra é e precisa ser pregada. Foi essa a razão pela qual o apóstolo questionou de forma enfática: E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E com base nessa convicção, Paulo afirmou de forma poética: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! (Rm 10.14-15).

Em 2015, ano para o qual se destinam os auxílios homiléticos deste volume de Proclamar Libertação, a IECLB orienta-se pelo tema do ano que diz: Igreja da Palavra — chamad@s para comunicar. E o tema está iluminado pela pergunta que Jesus dirigiu a quem caminhava cabisbaixo rumo a Emaús: Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? (Lc 24.17).

Para aquela dupla no caminho de Emaús, a vida perdera o sentido. Jesus fora crucificado. Alguma esperança? Como? Com base no quê? Hoje, os medos e a desesperança brotam das relações conflituosas, da falta de perspectiva de vida digna, da ausência de respostas a perguntas existenciais candentes etc. Não por acaso podemos perceber, sem muito esforço, pessoas sentadas no culto, parecendo estar atentas ao que ali acontece; de fato, porém, buscam como que um galho onde possam se segurar para não cair na cachoeira.

Aos caminhantes de Emaús Jesus dirigiu a pergunta adequada e dali resultaram diálogo, revelação, fé, esperança, sentido de vida. Na função de pastorear comunidades, ministras e ministros da IECLB deparam-se com pessoas que carregam em seu coração as mais diversas perguntas, dúvidas, esperanças, aflições, têm o privilégio, às vezes como tarefa difícil, de procurar ouvir e identificar o que pesa no coração de nossos membros e de outras pessoas com as quais convivem. Tendo ouvido e compreendido, cabe-lhes comunicar a Palavra que, por sua força, não retornará vazia. A referência para essa comunicação é o evangelho. Nele encontramos o conteúdo da nossa comunicação. Ele é o conteúdo da comunicação, diz o texto-base do tema deste ano.

O evangelho traz o Deus da graça. A comunicação de Deus e a respeito Dele é a expressão da Sua graça nos dias de hoje. Em meio a um contexto saturado de notícias ruins, no qual, ainda hoje, há quem apresente um Deus cobrador, sisudo, com dedo em riste, que nos deixa com sentimento de estar sempre devendo, nós podemos nos comunicar e nos reunir à mesa da comunhão com aquele Deus que, sendo Palavra, se tornou carne e habitou entre nós (Jo 1.14), que se deu por nós. Por isso comunicamos e dialogamos com esperança, em perspectiva e com liberdade.

Vem, Espírito Santo, inspira, anima e sustenta-nos na tarefa de comunicar a Palavra do Senhor. Que nessa tarefa, em que somos teus instrumentos, Proclamar Libertação seja, mais uma vez, boa ferramenta. Amém.

Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente


Voltar para o índice do Proclamar Libertação 39 


Autor(a): Nestor Paulo Friedrich
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Auxílio homilético
ID: 31275
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br