Arrependimento

Arrependimento

01/05/2011

Reconhecer o pecado

Diac. Arlete Adriana Prochnow Atua na Comunidade de Taquari/RS e na Sociedade Evangélica Pella Bethânia, também na cidade de Taquari
    Arrependimento: sempre que falamos em arrependimento, devemos olhar para a Bíblia e buscar a compreensão do que o arrependimento tem a ver com a nossa vida e com as nossas atitudes na maneira como nos relacionamos. Arrependimento exige mudança, compromisso e transformação no modo de pensar e principalmente de agir.
   Gosto da história do filho pródigo como exemplo de arrependimento, pois a relação entre o pai e o filho acontece sem cobranças ou rejeição. Esta relação se dá com acolhimento e o aceitar deste pai. O filho tem a liberdade para sair de casa e, de repente, se dá conta que tudo aquilo que ele sonhava e esperava do mundo não era realmente essencial e importante para a felicidade, levando a uma experiência forte e difícil. O quanto deve ter sido difícil a volta para casa, admitir o erro e voltar atrás.
   Como a nossa volta muitas vezes é difícil! Temos dificuldade em admitir as nossas falhas, voltar atrás e pedir perdão. Também temos dificuldade em perdoar as pessoas. Não conseguimos ser como o pai da história bíblica, aceitar e receber de braços abertos. Buscamos dar ênfase ao erro do outro, mostrar onde e como errou. Insistimos em fazer tudo ao contrário do que nos ensina Jesus. Deixemos o amor e os ensinamentos de Jesus guiarem, moverem as nossas palavras e ações.

Para refletir, leia Lucas 15.11-32



Pedir perdão

P. em. Adilson Stephani, Propagou milhares de mensagens de evangelização pelo rádio e pela TV, que deram origem aos livros ‘Respostas para a vida’ e ‘Ao findar do dia’. Atua como Supervisor Administrativo do Cemitério Evangélico de Porto Alegre/RS
   Amar a Deus e ao próximo! Quebrar essas leis é tornar-se culpado. A consciência humana sabe disto e que a sua culpa precisa de perdão.
   A culpa separa a criatura do Criador e do seu semelhante. O perdão une. Pedir perdão é condição para o homem ter a esperança da salvação. Reconhecer a culpa é diagnosticar a doença. Só o perdão de Deus cura esse mal. A cura está no brado de João Batista Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus os perdoará (Marcos 1.4).
   Arrepender-se é sentir pesar pelas faltas ou erros cometidos e não querer repeti-los. É preciso reconhecer Pequei contra Deus e contra o meu semelhante. Há perdão e reconciliação onde há arrependimento e sincero pedido do perdão de Deus.
   A exortação Divina é Se dissermos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é justo: perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade (1João 1.8-9).
   Ninguém vai ao Médico se não reconhecer que está doente. Jesus é o nosso Médico. A culpa corrói a alma humana causando a pior dor: a separação de Deus e do próximo. Esta doença mata o corpo, a alma e o espírito.
   O arrependimento e o pedido de perdão, em nome de Jesus, são a esperança da salvação e a certeza da Vida Eterna.

Para refletir, leia Marcos 1.15



Esperança da salvação


Pa. Fabiani Appelt, formada em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Atua na Paróquia de Água Boa/MT
  
Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do céu está perto (Mt 4.17). Jesus faz um convite importante para todas as pessoas. Reconhecer os seus pecados e arrepender-se deles, buscando nova vida.
   No entanto, reconhecer o erro nem sempre é fácil. Gostamos de apontar o erro dos outros, mas não gostamos quando os outros apontam as nossas falhas. É interessante como preferimos, muitas vezes, guardar o nosso orgulho em vez de reconhecer o nosso erro, pedir perdão e melhorar a nossa qualidade de vida.
   Deus nos deixa escolher o caminho que queremos trilhar, mas devemos saber que toda escolha traz consigo consequências, entre as quais precisamos saber distinguir a vontade de Deus da permissão de Deus. Deus não quer a morte do pecador, mas a sua conversão, por isso Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo, orem ao Senhor enquanto ele está perto (Is 55.6).
   É necessário lembrar que Deus nem sempre está disponível. Deus não é mercadoria nas prateleiras de um supermercado. Deus também pode ocultar- se. Poderá haver situações em que não será possível achá-lo, em que será difícil encontrá-lo. Portanto, cuidado. Importa aproveitar o hoje. A busca de Deus não permite adiamento. A busca de Deus e do seu Reino deve iniciar hoje, sem demora. Ainda é tempo oportuno. Ainda é o dia da salvação. Não desperdicemos essa oportunidade. Pode não haver outra.

Para refletir, leia Isaías 55 1-7



Pecador arrependido

P. Sigfrid Baade, formado pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, exerceu o Pastorado na Paróquia de Rio Bonito e Joinville/SC. Atua na Paróquia de Blumenau- Fortaleza/SC
  
Naquela manhã, o muro da escola apareceu pichado com palavrões e ofensas ao Diretor da escola. Estava claro que isso era atitude de algum aluno. Só se ouvia um zum-zum de comentários sobre o ocorrido e qual seria a atitude a ser tomada pelo Diretor em relação ao culpado. O que ele irá fazer?
   Para surpresa geral, sem maiores comentários, o próprio Diretor comprou tintas e foi pintar o muro, deixando-o novinho em folha. Quando perguntado se estava bravo e porque ele mesmo havia pintado o muro, respondeu Fico, sim, chateado com atitudes assim. No entanto, mais importante que a minha chateação é o culpado entender que continuo gostando dele assim mesmo, não quero o seu mal nem puni-lo.
   Dias depois, o aluno se apresentou ao Diretor, envergonhado, reconhecendo o erro. O Diretor o abraçou, dizendo Estou feliz por você vir aqui e confessar o seu erro. Gosto muito de cada aluno e só quero que aprendam e façam aquilo que dá alegria e bênção para vocês!
   Isso e muito mais, Jesus faz. Tudo aquilo que fazemos e não condiz com a vontade de Deus O entristece muito, mas ele já cobriu todos os pecados com o seu amor e sangue derramado na cruz. Ele espera o nosso reconhecimento. Uma vez reconhecido e confessado o pecado, passamos de pecador a filho de Deus. Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo (2Co 5.17).

Para refletir, leia Lucas 15.11-32

 

Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br