Assembleia Geral Ordinaria 2013 - Paroquia de Santos SP

Relatorio diretoria e financeiro

Relatório da Diretoria – IECLB – Paróquia de Santos.
Ano de 2012.

1 – Introdução
Entre as coisas boas do ano de 2012 destacamos: a chegada de novos membros por profissão de fé e por transferência de outras comunidades; uma significativa redução na dívida com a União Paroquial de São Paulo, graças ao auxilio do Fundo de Solidariedade e do Sínodo Sudeste; renovação na música; doações como: harmônio, projetor “datashow”, máquina de lavar roupas, teclado e caixas de som, roupas e artigos para o bazar, recebidas de membros e de outras comunidades; compromisso de membros da comunidade em arcar com gratificações para limpeza das instalações da paróquia diretamente com a pessoa que se dispõe a realizar a tarefa; doação de flores para o altar e outros.

2 – Reuniões de Diretoria, Presbitério e Planejamento Comunitário – PAMI
Foram realizadas 8 reuniões de diretoria e 4 de presbitério. As reuniões do PAMI que eram feitas mensalmente em 2011estiveram suspensas no início de 2012, retornando a partir de maio, sendo que algumas pessoas deixaram de participar e outras novas se juntaram ao grupo. Aconteceram 4 encontros durante o ano.
3 – Participação
Com exceção da reunião de confraternização de final de ano que aconteceu na paróquia de Cantareira, a diretoria se fez presente em todas as reuniões do Conselho Deliberativo da União Paroquial de São Paulo, inclusive na sua Assembleia Geral Ordinária e reuniões de tesoureiros.
Na Assembleia Sinodal em Teófilo Otoni participaram o pastor Marcio, sua esposa e o delegado da paróquia no Sínodo.

4–Diálogo Inter-religioso
Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos “SOUC” foram realizadas reuniões em conjunto na congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil de São Vicente, na Igreja Anglicana de Santos, na Igreja Católica de Itanhaem e na nossa paróquia.
5 – Atividades Diaconais
5.1 – Criação de campanha permanente de arrecadação de alimentos não perecíveis e material de higiene para doar a pessoas necessitadas e instituições assistenciais que cuidam de pessoas carentes como o Núcleo de Amparo a Criança e Adultos com Câncer “NACAC”, entidade social que tem por missão a melhoria da qualidade de vida, o equilíbrio psicossocial e buscar suprir as necessidades dos pacientes e seus familiares. Esta campanha teve seu embrião no desejo da comunidade em auxiliar a Sra. Dina que durante muitos anos colaborou como simpatizante na nossa comunidade e que estava enferma e passando por necessidades.
5.2 – Decisão de reservar 10% da receita líquida das festas de confraternização para ações de diaconia. No ano de 2012, foi escolhida a Sociedade São Vicente de Paula, por atender aproximadamente 50 idosos, abandonados, sem familiares e de baixa renda.
6-Captação de Recursos Financeiros
6.1-Projeto para o Fundo de Solidariedade da UP-SP – A exemplo do ano anterior foi novamente encaminhado e aprovado Projeto para o Fundo de Solidariedade da União Paroquial de São Paulo, no qual foi destinada para a paróquia de Santos o valor aproximado de R$ 25.000,00, para ajudar a cobrir o déficit ordinário mensal previsto para o ano de 2013.
6.2 – Bazar Beneficente – Com a doação de roupas e utensílios domésticos, pelos membros e principalmente pelas paróquias da Paz de Santo Amaro e do Centro de São Paulo, realizou-se em setembro um bazar beneficente, que além do recurso financeiro, foi muito significativo em termos de participação no ambiente social em que a comunidade está inserida.
6.3 – Confraternizações - Tivemos a realização de 04 festas de Confraternização sendo 03 churrascos e 01 caldo verde, com o objetivo de manter os laços de união entre as famílias luteranas e ampliar as receitas da igreja.
7-Dívida com a União Paroquial de São Paulo
Em 2012, conseguimos reduzir a dívida da paróquia junto a União Paroquial de São Paulo de R$ 24.600,57 em 31 de dezembro de 2011, chegando a R$ 29.763,79 em agosto/2012 para R$ 5.516,01 em 31 de dezembro de 2012.

8 – Patrimônio
Ainda que um dos principais objetivos da diretoria tenha sido a redução da dívida com a UP-SP, a manutenção do patrimônio tem tido uma atenção constante com a realização das ações corretivas e na medida do possível preventivas tais como: Instalação de refletor para iluminação da fachada, reparos no sino, fechamento da garagem da casa paroquial, manutenção e recarga dos extintores de incêndio, limpeza da caixa de gordura e desinsetização, troca de torneira e colagem da cuba da pia da churrasqueira, troca de fechadura do portão, reparo emergencial provisório na entrada de força da CPFL, reparo da pia da sala 5, aquisição de cortador de grama, tela de projeção, sistema de som entre outras.
 


9 – Compromisso com a Obra Gustavo Adolfo
Em julho foi pago o empréstimo de R$ 2.106,96 que a Obra Gustavo Adolfo concedeu à paróquia junto com a doação de R$ 3.000,00 em projeto apresentado no ano de 2011.
10 – OASE
Mesmo com a OASE temporariamente inativa, as senhoras continuam em atividade, sobretudo nos trabalhos de captação de recursos como o bazar beneficente, confraternizações, trabalho com crianças carentes no bairro do Paquetá, etc...
11-AÇÃO TRABALHISTA
Uma ação trabalhista foi aberta contra a Igreja Evangélica Luterana de São Paulo pela Sra. Cleonice Gomes Coelho Klaesener, motivada pela suspensão da gratificação que vinha sendo oferecida à mesma pelas atividades que vinha exercendo. A decisão da diretoria pautou-se na necessidade de fazer frente aos reais gastos para manutenção das atividades primordiais da paróquia e redução da dívida junto a UP-SP. A diretoria contatou os advogados Erick Scarpelli e Daniela Vieira da paróquia do ABCD para aconselhamento prévio antes de tomar qualquer atitude. A partir da orientação dos advogados, a diretoria estava se preparando para a instrução e defesa do processo, reunindo provas documentais e testemunhas. A União Paroquial de São Paulo, após avaliação da situação, decidiu assumir a condução do processo. Foi estabelecido um acordo entre as partes onde a União Paroquial de São Paulo pagará a Sra. Cleonice 12 parcelas de R$ 700,00 e a paróquia de Santos fará o ressarcimento à União Paroquial em 20 parcelas de R$ 420,00.
12 – Conclusão
Ainda que não tenhamos conseguido fazer tudo que gostaríamos de ter feito, a nossa luta continua e temos certeza de que com a graça de Deus e com o envolvimento dos membros a comunidade vai crescendo e se firmando como igreja de Cristo.
13 – Agradecimentos
A diretoria agradece a todos que bondosamente contribuíram com sua presença, suas orações, sua companhia, seu trabalho, suas contribuições financeiras, suas doações para gratificação da limpeza do templo, doações de produtos de limpeza e alimentos para a campanha permanente de diaconia. Nosso agradecimento também às paróquias de Santo Amaro e do Centro de São Paulo pelas doações ao bazar beneficente e a todos os membros das paróquias integrantes da UP-SP pela sua colaboração através do Fundo de Solidariedade da União Paroquial de São Paulo.


Hermann Ferle - Presidente Pasquale Caporrino - Secretário
 

IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL
UNIÃO PAROQUIAL DE SÃO PAULO - UP-SP
PARÓQUIA SANTOS

Demonstrativo Sintético das Receitas e Despesas de 2012
I- Saldo em 31/12/2011

Saldo em Conta Corrente - Bco Itaú R$ 2.696,38
Saldo em Conta Investimento - Bco Itaú R$ 10.001,19
Saldo no Caixa da Paróquia R$ 870,12
Saldo do Caixa da OASE R$ 112,00
Total do Saldo R$ 13.679,69

Dívida junto a União Paroquial - UP SP -R$ 24.600,57

Ações da Companhia de Bebidas das Américas - AmBev

II - Receitas do Ano

Contribuições R$ 28.008,00
Donativos ( incluindo-se os de Natal) R$ 6.675,80
Coletas R$ 1.428,75
Aluguel das Salas da Paróquia R$ 18.785,00
Aluguel do Salão Paroquial R$ 11.550,00
Recuperações Diversas R$ 4.455,55
Festas (G=R$ 3.947,09 - A= R$ 9.860,82) R$ 5.913,73
Rifas e Bazar R$ 2.871,00
Dividendos das ações da AmBev R$ 3.066,14
Dividendos das aplicações no Banco Itaú R$ 777,78
Fundo de Solidariedade da IELSP R$ 27.693,99
Auxílio do Sinodo Sudeste IECLB R$ 6.000,00
Restituição do Fundo de Missão R$ 82,27
Total das Receitas R$ 117.308,01


Saldo das Receitas de 2011 R$ 13.679,69
Receitas de 2012 R$ 117.308,01
Total no ano de 2012 R$ 130.987,70







III Despesas do Ano

Subsistência Ministerial R$ 54.866,68
Contrato com P. Hans Spring R$ 510,00
Contribuições SINODO/IECLB R$ 2.854,30
Assoc.Mutuo Auxílio - AMA IECLB R$ 627,17
Fundo Administração da UP SP R$ 4.867,00
Reserva Ministerial - IECLB R$ 246,29
Fundo de Solidariedade IELSP R$ 856,24
Fundo Administração da UP SP R$ 5.233,00
Proc. Trabalhista (20 parc. de R$ 420,00) 1ª e 2ª parcela R$ 840,00
Procuração R$ 170,00
Seguros R$ 894,05
Expedição das Cartas Contribuição R$ 1.462,75
Material de Limpeza, Escritório, Santa Ceia,etc R$ 1.224,07
Ferramentas, utencílios e bens permanentes R$ 1.187,08
Internet R$ 187,00
Combustível,pedágio,viagens, fretes, etc R$ 1.757,76
Xerocópias, reproduções R$ 181,05
Correio R$ 247,20
Manutenção geral, reformas e outros reparos R$ 6.450,40
Repasse para reduzir o valor da dívida junto a UPSP R$ 14.208,90
Pagamento empréstimo OGA R$ 2.106,96
Mudança do Pastor R$ 3.014,00
Manutenção e conservação do veículo R$ 430,23
Serviços de Terceiro R$ 3.100,00
Impostos e Taxa de Lixo R$ 1.149,40
Luz, água, telefone e gás R$ 7.856,24
Despesas Bancárias R$ 270,70
Campanha Vai Vem R$ 146,00
Livros (C= R$ 612,00 - V= R$ 467,00) R$ 145,00
Doação Asilo São Vicente de Paula (Diaconia: em espécie) R$ 688,42
Total de Gastos R$ 117.777,89

IV Saldo em 31/12/2012

Saldo em Conta Corrente - Bco Itaú R$ 4.064,86
Saldo em Conta Investimento - Bco Itaú R$ 6.767,57
Saldo no Caixa da Paróquia R$ 2.265,38
Saldo do Caixa da OASE (na CC Itaú) R$ 112,00
Total do Saldo R$ 13.209,81

Dívida junto a União Paroquial - UP SP -R$ 5.516,01

Ações da Companhia de Bebidas das Américas - AmBev



 

Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
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