ASSEMBLEIA SINODAL 2013

SINODO SUDESTE - IECLB

1 | 1
Ampliar

Reunidos nos dias 25 e 26 de Maio de 2013 no Lar Luterano Belém, Campinas, 84 representantes de Paróquias e Instituições bem como Convidados e Visitantes iniciaram a XVII Assembleia Sinodal com a Celebração de abertura no espaço de Oração ao ar livre, contemplando o Tema do Ano da IECLB: Ser - Participar - Testemunhar – Eu vivo Comunidade.

A Celebração de Abertura, diversos Relatórios, deliberação de moções e a Comemoração dos 10 Anos de Existência e Funcionamento do Portal Luteranos da IECLB, que iniciou na Comunidade de Belo Horizonte, resgataram diversos aspectos do nosso “Jeito de ser Igreja” como IECLB e, mais especificamente, no Sínodo Sudeste e enfatizaram a importância do Testemunho.

Na Prédica do Culto de Abertura, Dr. Romeu Martini (Assessor da Presidência da IECLB e representante da Presidência da IECLB nesta Assembleia) resgatou que nosso “jeito” de testemunhar a fé é diaconal e responsável: Não enxergamos e proclamamos a bondade e ação de Deus apenas nos momentos de cura e superação de problemas, mas testemunhamos com solidariedade e perseverança a presença e fidelidade de Deus também e justamente quando não existem mais recursos. No momento do Credo Apostólico, o Pastor Klaus Wirth motivou a comunidade a se virar para a cidade e, assim, se conscientizar de que a nossa confissão/nosso testemunho deve se dirigir para o mundo, para a realidade que nos cerca.

Na Palestra de Abertura da Assembleia, Dr. Romeu Martini enfatizou que o testemunho da nossa Igreja, das nossas Paróquias e dos Membros da IECLB tem muita credibilidade e que a importância da ética no discurso e na prática da Igreja é reconhecida também por muitas pessoas que não fazem parte da nossa igreja. Dr. Romeu também defendeu que o testemunho da nossa fé e dos nossos valores perpassa e inspira a maneira como exercemos nossas funções nas comunidades seja a função de presidência, tesouraria, secretaria ou de conselho fiscal zelando pelo cultivo da fé e por práticas administrativas transparentes.

O Presidente do Conselho Sinodal e do Conselho da IECLB, Almiro Wilbert, enfatizou compromisso, potencial e desafios da IECLB no Contexto do Sudeste Brasileiro, mencionando que todos os dados levantados e apresentados devem servir como ponto de partida para a ação que preserva a identidade da IECLB, assegura estado e benefícios legais e capacita para o anuncio do Evangelho neste contexto que concentra grande parte da população brasileira.

O Pastor Sinodal, Guilherme Lieven compartilhou muitas impressões fotográficas de celebrações, jubileus, eventos e reuniões que aconteceram nos últimos meses sob o título “Nada está parado”. Destacou que ao participar de atividades das paróquias e comunidades, acompanhar presbitérios e conselhos, encontros e conferencias observou correrias alegres e envolventes, planejadas ou descuidadas. Disse: tal como afirmou Martim Lutero, a vida comunitária de fé não dá descanso.

No final da plenária de Sábado, o Pastor Rolf Schünemann conduziu um momento de comemoração de 10 Anos de Existência e Funcionamento do Portal Luteranos.com.br. Nos alegramos muito com esta presença virtual da nossa igreja e com o resgate que o portal luteranos.com.br nasceu como iniciativa da Comunidade de Belo Horizonte que, aos poucos, se tornou uma ferramenta de trabalho do Sínodo Sudeste, antes de representar toda a IECLB na Internet.

Entre o Domingo de Pentecostes e o Encontro Sinodal de Jovens em Juiz de Fora, que contará com a presença de aproximadamente 150 Jovens, as reflexões e avaliações da XVII Assembleia Sinodal nos impulsionaram para sermos igreja viva que se alegra com as bençãos de Deus e realizações, abraça os desafios financeiro-administrativos como também os poimênicos e diaconais, enfatizando o testemunho do amor e da fidelidade de Deus não somente através do nosso discurso, mas também através das nossas ações, atitudes e da própria vida.

 

 

MANSAGEM ÀS COMUNIDADES, PARÓQUIAS E INSTITUIÇÕES NO SÍNODO SUDESTE - IECLB

Reunidos nos dias 25 e 26 de Maio de 2013 no Lar Luterano Belém, Campinas, 84 lideranças participaram da XVII Assembleia Sinodal do Sínodo Sudeste sob o Tema: Ser - Participar - Testemunhar – Eu vivo Comunidade.

A presença da IECLB nos Centros Urbanos tem como horizonte a experiência das nossas paróquias, pontos de pregação e área missionárias entre outras ações. Contamos com o maior número de comunidades em espaços urbanos assim como em grandes Metrópoles. A credibilidade que a IECLB alcançou ficou clara nas mensagens e reflexões da Assembleia revelando uma igreja dinâmica, em movimento e transparente onde, “nada está parado”.

Neste sentido, o Tema do Ano nos desafia e impulsiona a continuar na busca de sermos uma igreja viva, diaconal, acolhedora e hospitaleira, na qual o cuidado ao próximo revela o amor de Deus.

Comemoramos os 10 Anos do Portal Luteranos, como iniciativa da Paróquia de Belo Horizonte em 2002 que se consolidou pelo Sínodo em 2003 e que hoje é um importante veículo de comunicação, visibilidade e missão de toda IECLB.

Ser, Participar, Testemunhar. Eu vivo Comunidade!

 

Delegadas e delegados da XXIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo Sudeste.

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br