Assembleia Sinodal 2014

SINODO SUDESTE - IECLB

Pastor Vice-Sinodal Ernane Röpke e o Pastor Sinodal Geraldo Graf
1 | 1
Ampliar

Mensagem da XVIII Assembleia Sinodal - Sínodo Sudeste - IECLB – 2014

Importantes decisões foram tomadas sobre a presença, testemunho e missão da Igreja no sudeste brasileiro nos dias 17 e 18 de maio de 2014, em Campinas, São Paulo, na XVIII Assembleia Sinodal do Sínodo Sudeste da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.

A Assembleia contou com a presença ilustre do Pastor Presidente Nestor Friedrich, que no Culto de abertura pregou sobre o tema da IECLB “Vidas em Comunhão” e sobre o lema “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz” (Jeremias 29. 7). Na sua exposição o P. Nestor destacou a importância de lideranças e ministros/as em nossa igreja. Falou com alegria, e gratidão a Deus, do papel de protagonistas, “de plantadores de maçãs” (Lutero) que elas têm assumido e das coisas bonitas que têm acontecido em nossa IECLB, graças ao desprendimento, voluntariado e amor delas. Aprendemos que temos uma espiritualidade com os pés no chão e isso nos diferencia na atuação no contexto das cidades, dando credibilidade ao nosso testemunho.

Recebeu destaque a homologação da criação da Comunidade de São Carlos, filiada à Paróquia de Rio Claro. Também as eleições e indicações de lideranças e ministros para cargos e funções específicas de direção no Sínodo e na IECLB. E nesse processo acolhemos com alegria a escolha do novo Pastor Sinodal Geraldo Graf e do Vice-Pastor Sinodal Ernani Röpke.

A celebração do planejamento estratégico em nível de Núcleos do Sínodo apresentou de forma corajosa, desafiadora e muito bonita os caminhos que o Sínodo deseja tomar levando em conta a opinião, sugestão e discussão incansável das comunidades e seus ministros/as nos seus Núcleos através da ferramenta “planejamento estratégico participativo comunitário”.

Por fim, salientamos que esta foi a última assembleia sob a orientação pastoral do P. Guilherme Lieven, o qual por oito anos desempenhou com esmero, amor e dedicação a função de pastor sinodal.

O sentimento que perpassou os corações dos presentes na assembleia é de alegria, ânimo, tranquilidade e muita esperança em relação ao futuro de nossa Igreja no contexto em que estamos inseridos. Percebemos nossa Igreja com um foco muito claro, com Comunidades, Núcleos e Sínodo mais próximos e dispostos a passos desafiantes em termos de missão.

Campinas, 18 de maio de 2014.
XVIII Assembleia Sinodal do Sínodo Sudeste.

 

Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br