Atos 19.1-7 - 1º Domingo após Epifania

Caderno de Cultos 2015

11/01/2015

11/01/2015 – 1º Domingo Após Epifania
Pregação: Atos 19.1-7; Leituras: Gênesis 1.1-5; Marcos 1.4-11
Ministro P. Neomar W. Matte – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Nova Mutum

ACOLHIDA
“Pois Deus derramou o seu amor em nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu (Rm 5.5b)”. Com estas palavras do apóstolo Paulo acolhemos a todos (as). Que neste culto o amor de Deus em Cristo Jesus possa ser derramado em nossos corações. Amém

Acolhemos os/as visitantes, que se sintam bem em nosso meio. Que o amor de Cristo possa ser vivenciado na vida de vocês através de nossa comunidade, alegrando os vossos corações.

CANTO DE ENTRADA
Nº 119 – HPD – Chuva de Bênçãos teremos.

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 332 - HPD –Deus está aqui, aleluia.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confessemos nossos pecados: Trino Deus, achegamo-nos diante de ti reconhecendo o nosso pecado. Sabemos que nem sempre permitimos o agir do Espírito Santo em nossas vidas. Por vezes buscamos a nossa própria sabedoria, vivendo segundo o Espírito deste mundo. Reconhecemos, óh Senhor, que necessitamos da Tua direção. Assim, pedimos-te, óh Deus querido, perdoamos, lava-nos mediante o lavar regenerador e renovador do Teu Santo Espírito.

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei (Mt 11.28)”. Firmados neste convite de Jesus, cantemos:
Nº 209 – HPD – Deus sempre me ama.
KYRIE
Gratos diante da misericórdia do Senhor, queremos nos lembrar daqueles que são escravizados pelas paixões da carne, por aqueles cujas vidas são destruídas por vícios - Concede libertação a estas vidas, Senhor, pois a tua Palavra nos diz: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.32)”. Usa-nos, Senhor, como instrumentos de vida e de libertação. Assim cantemos testemunhando:
Nº 414 - HPD- Quem quer cantar do amor.

GLÓRIA IN EXCELSIS
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Is59.1). Firmado nesta promessa, cantemos:
Nº 249 – HPD – Graças, Senhor eu rendo muitas.

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Pai amado, achegamo-nos diante de Ti impulsionados pelo Agir do Teu Santo Espírito. Que neste culto a Tua Palavra possa tornar-se viva em nossos corações e em nossas vidas. Enche-nos sempre mais e mais mediante o agir do Teu Divino Espírito. Por Jesus Cristo, que reina contigo e com o Espírito Santo para todo o sempre. Amém

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Gênesis 1.1-5

2ª Leitura Bíblica: Atos 19.1-7

Aclamemos o Evangelho cantando “Aleluia”
3ª Leitura Bíblica: Marcos 1.4-11

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 383 - HPD – A lei do Senhor é perfeita.

PREGAÇÃO

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco hoje e sempre, amém.

Eis um dos temas que gera muita polêmica em meio às igrejas e denominações cristãs, batismo no Espírito Santo. Quando ouvimos este tema, com certeza muitas são as nossas perguntas e nossos questionamentos. O que seriam, por exemplo, estas línguas estranhas? São elas um sinal autentico de quem é batizado ou tem o Espírito Santo?
Segundo a teologia pentecostal, o batismo no Espírito Santo consiste num momento bem pontual, específico, escolhido por Deus em que o Espírito Santo desce e inunda o cristão onde ele estiver. Este êxtase espiritual é acompanhado de vários sinais, mas o principal é o dom de falar em línguas estranhas, também chamado língua dos anjos, cujo linguajar não se encaixa em nenhuma gramática humana. É um orar ou falar que vai além da limitação humana, que seria o atestado de que o cristão recebeu o batismo no Espírito Santo.
Mas e nós, evangélicos luteranos, no que cremos?
1º - o Batismo do Espírito Santo é um processo que começa em nosso batismo: Se olharmos para a vida dos cristãos Éfeso, veremos que quando eles foram batizados e abençoados por Paulo (v.6) o Espírito Santo passou a habitar na vida deles. Portanto, a ação do Espírito Santo jamais estará desvinculada, separada do batismo. Assim também acontece e aconteceu em nossas vidas. Lá no batismo que recebemos, o Espírito Santo passou a habitar e fazer morada em nossas vidas, gerando a fé genuína e salvadora em nós.
2º - A ação do Espírito Santo age em nós por meio da Palavra de Deus e dos sacramentos: como luteranos jamais podemos abrir mão deste ensino de Lutero no artigo V da Confissão de Augsburgo, ou seja, de que ação do Espírito Santo se dá em nossas vidas mediante o evangelho, isto é, a Palavra de Deus, e mediante os sacramentos, batismo e Santa Ceia. Estes são os meios pelos quais o Espírito Santo age. São estes os meios da graça, os meios que Deus escolheu para que o Espírito Santo aja em nossas vidas. Assim também foi na vida dos cristãos de Éfeso, que já haviam ouvido a pregação da Palavra antes da chegada de Paulo, que além tê-los batizado, ainda ficou cerca de três meses pregando e ensinando a Palavra a eles.
3º - O dom de falar em línguas estranhas é apenas um dos muitos dons que o Espírito santo nos dá – Dom tem haver com carisma. Carisma é aquilo que Deus nos concede, uma determinada capacidade de fazer algo para servir a Ele e ao próximo. Carisma vem da palavra grega haris que significa graça/alegria, ou seja, é uma capacidade concedida por Deus, por sua graça, que age em nós mediante o seu Espírito Santo, de acordo com 1Co 12.1.
Quando o apóstolo Paulo lista os dons lá em 1Coríntios 12. 4-11, Paulo coloca propositalmente o dom de falar em línguas estranhas em último lugar, atrás de todos os demais dons, pois a comunidade de Corinto era muito carismática, cheia de dons, valorizando muito aqueles dons que mais davam status e glamour na Comunidade, como por exemplo, o dom de falar em línguas estranhas. Por isso o apóstolo está dizendo que há vários outros dons mais importantes para os cristãos, que edificam mais, como o dom de servir (1Co12.4), o dom de anunciar a mensagem de Deus (1Co12.10; 1Co 14. 1-6). A cada cristão Deus dá uma prova, um dom diferente da sua presença, da presença do seu Espírito Santo, conforme 1Co 12.7.
No caso dos cristãos do nosso texto, Deus mediante a ação do Espírito Santo concedeu o dom de falar e orar em línguas estranhas, mas também deu o dom de anunciar a mensagem de Deus (At 19.6). Qual é o dom que Deus tem confiado a mim para servi-lo?
4º - Precisamos permitir que o Espírito Santo nos encha sempre mais e mais – Não há nenhuma fórmula mágica, nenhum ritual para que o Espírito Santo nos encha como cristãos. Para sermos cada vez mais cheios do Espírito Santo precisamos constantemente ouvir a sua Palavra nos cultos de nossa comunidade e buscar estudá-la no nosso dia, orando sobre ela e pedindo que o Santo Espírito a torne viva em nosso coração, fazendo dela a viva voz do Evangelho, como afirmava Lutero. Por isso na explicação do terceiro mandamento Lutero nos orienta em seu Catecismo Menor que “não devemos desprezar a pregação e a Sua Palavra; mas devemos ter respeito por ela, ouvi-la e estudá-la com gosto”. Se quisermos ser cheios do Espírito Santo, precisamos buscar o agir de Deus em sua Palavra e nos sacramentos.
Poderíamos usar o exemplo do balde, que para estar sempre cheio precisa estar debaixo da torneira, daquilo que conduz a água até ele. Assim também nós precisamos estar debaixo daquilo que conduz o Espírito Santo de Deus, ou seja, da Sua palavra e dos sacramentos, batismo e santa ceia.
Amém.

HINO
Nº 421 - HPD – Eu quero ser Senhor Amado.


CONFISSÃO DE FÉ
Como membros do corpo de Cristo, queremos a uma só voz declarar nossa fé no trino Deus, mediante as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Nº 393- HPD – Para os montes olharei.

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________

ANIVERSARIANTES________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Amado Deus, gratos Te somos por que mais uma vez a Tua palavra tornou-se viva em nossos corações. Obrigado, Pai querido, porque no Teu evangelho encontramos vida plena, vida abundante. Agradecemos-te, oh Senhor, porque podemos experimentar mais uma vez o teu Santo Espírito a nos encher mediante a Tua a Palavra. Abençoa-nos em mais uma semana de lutas, de desafios. Que o Teu Espírito Santo nos de sabedoria e discernimento a cada novo dia de nossas vidas. Assim nós oramos numa só voz a oração que teu filho Cristo Jesus nos ensinou:


PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Que o Senhor Deus te abençoe e te guarde. Que o Senhor Deus esteja sobre ti te protegendo. Que o Senhor Deus esteja abaixo de ti firmando os teus passos. Que o Senhor Deus esteja à tua frente te guiando. Que o Senhor esteja ao teu lado te livrando. E assim te abençoe o Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

ENVIO
Ide na paz do Senhor, e servi a Ele com toda a alegria do vosso coração. Amém

CANTO FINAL
Nº 423 – HPD – Ao orarmos, Senhor.
 


Autor(a): Neomar W. Matte
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 1º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 19 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 7
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 31258
REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br