Atos 2.14a,22-32 - 2º Domingo da Páscoa – [Quasimodogeniti] - 16/04/2023

14/03/2023

16/04/2023 - 2º Domingo da Páscoa – [Quasimodogeniti]
Pregação: Atos 2.14a,22-32
LEITURAS: * Salmo 16 * 1 Pedro 1.3-9 * João 20.19-25
Autor – Rafael Carneiro/ Paróquia de Matupá - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia amada igreja, sejam todos bem vindos em nosso meio. No Salmo 16 o salmista declara:

Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio. Ao Senhor declaro: Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti. Salmos 16:1,2

Esta palavra é um testemunho de que absolutamente tudo quanto temos e somos devem estar submetidos a uma vida de reconhecimento de que o Senhor é o nosso bem supremo e herança maior e incomparável. Que neste tempo de culto possamos nos achegar a Ele!

Temos visitantes? (Após apresentação). Sejam todos bem-vindos.

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hinário – Reunidos aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome de Deus Pai que nos acolhe, em nome de Jesus Cristo, que veio ao nosso encontro e em nome do Espírito Santo orientador e condutor. Que neste culto possamos experimentar o agir poderoso de Deus em nossas vidas.


CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - Hinário – Vem espírito divino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confissão de pecados

ANÚNCIO DO PERDÃO
Anúncio do Perdão

KYRIE
Com a graça que nos alcança, colocamos nas tuas mãos Senhor, pessoas que tem sofrido a indiferença, a solidão, a tristeza e a falta de esperança. Clamamos pela tua misericórdia pelo mundo cantando:
Nº 56 – Livro de Canto - Pelas dores de mundo, ó Senhor

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos a Deus cantando: Glória a Deus nas alturas:
“Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Gloria, gloria, paz entre nós, paz entre nós!”
ORAÇÃO DO DIA
Senhor da glória, agradecemos a vida, o amor, a família, a paz, a casa e necessidades básicas supridas, a alegria. Clamamos por aqueles que estão carentes. E também confessamos que todos somos carentes da tua presença. Permeia nosso encontro hoje aqui, age em nós e através de nós. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 16

2ª Leitura Bíblica: João 20.19-25


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Estou pronto Senhor

PRÉDICA: Atos 2.14a,22-32

A cidade de Londres tem uma fama bastante curiosa: o treinamento para ser taxista é tão rigoroso quanto fazer uma faculdade. Uma pessoa que já esteve por lá conta que é possível ver a cena de um pessoal andando de lambreta pela cidade com um mapinha na frente do guidão. São os motoristas de táxi em treinamento talvez você já viu em filmes na TV. O treinamento para um taxista em Londres é o mais rigoroso do mundo. Ele leva no mínimo 3 anos, em que o candidato a taxista tem que percorrer as ruas da cidade aprendendo cada caminho. É algo que ele tem que dominar, senão ele não pode receber a licença. Apenas 30% dos candidatos passam no teste. Ele é dificílimo. E por que que ele é tão difícil? Por que ele é tão assombroso? Porque os londrinos levam isso muito a sério. O serviço de um taxista é levar uma pessoa a um lugar da cidade, ele tem que saber fazer isso. Ele tem que saber fazer o seu trabalho.
Por que conto isso? Porque nós muitas vezes temos responsabilidades similar: a de pegar as pessoas nessa vida e levá-las até um certo local. Isso é chamado de testemunhar, de pregar, de falar do evangelho. Após tê-las encontrado em um determinado lugar/momento da vida, pegamos as pessoas que estão perdidas aí pela cidade, colocamos no nosso táxi, digamos assim, e as conduzimos pelo melhor caminho para chegarmos até o centro, ou seja: Jesus Cristo. Agora, muitas vezes nós temos medo de testemunhar. Nós somos tímidos em falar de Cristo para os nossos familiares, para os nossos colegas de trabalho. Quem sabe porque no fundo a gente não conhece os caminhos da cidade. Talvez porque no fundo a gente tem medo de a pessoa perguntar alguma coisa e você não tem ideia de que esquina dobrar.
Hoje a gente vai ver Pedro testemunhando. E o que nós vamos ver é que Pedro vai pegar seus ouvintes, colocar no seu táxi, por assim dizer, e levar até Cristo. Nós vamos ler no capítulo 2 que vem logo após aquela ocasião da vinda do Espírito Santo. Preste atenção na mensagem que Pedro faz para um grande povo que estava escutando. A partir do verso 14, nós vamos até o verso 36, escute com atenção a leitura da palavra do senhor.

LEITURA BÍBLICA Atos 2.14a,22-32

Queridos, Pedro aqui nos ajuda a entender como é que o testemunho acerca de Cristo acontece. Como que você – seja um pai de família, seja colega de trabalho – como que você pode se sair melhor, com mais intenção, com mais sabedoria. Como que você pode fazer melhor essa tarefa de levar as pessoas até Cristo.
Em primeiro lugar, é preciso compreender que a mensagem da pregação tem que vir das escrituras. Olha de novo os versos 14-16, vamos pegar o começo do que está acontecendo: Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção: estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel... Lembra de uma coisa, querido, onde que isso aqui está acontecendo? Isso está acontecendo em Jerusalém. A mesma cidade que poucos dias antes, matou Jesus. Poucos capítulos atrás esse mesmo Pedro estava morrendo de medo no pátio do templo, quando aquela serva perguntou, você não é um deles? E agora esse mesmo Pedro está na frente das multidões de milhares de pessoas. Ele se levanta com coragem e com eloquência, e ele fala acerca do evangelho. O que que aconteceu com esse Pedro? Cristo e sua ressurreição transformaram profundamente esse homem. Lembre-se, Jesus, após a ressurreição, passou 40 dias com eles ensinando e falando sobre o Reino, mostrando nas escrituras como é que toda a bíblia apontava para ele... Isso mudou radicalmente a forma de Pedro e os discípulos encararem a vida, e agora ele não está com medo mais. Ele levanta na frente daquele povo todo e com grande intrepidez, ensina a palavra de Deus. Aquele homem anteriormente perdido e confuso pega aquela turma toda e fala: venham aqui, entrem no meu táxi que eu vou mostrar até onde vocês vão chegar. E Pedro explica a situação.
Mas note o que Pedro utiliza para explicar a situação, ele usa a bíblia. Ele explica as escrituras e as aplica. Ele utiliza a profecia de Joel (Vs. 16 e 17) para explicar para aquele pessoal o que estava acontecendo. Pedro entendia muito bem que o que aquele pessoal todo precisava era da mensagem da bíblia. Queridos, tristemente, infelizmente, muitos líderes hoje não entendem essa verdade tão básica de que o povo precisa é da bíblia. Infelizmente, no dia de hoje, vários cristãos estão em igrejas na nossa cidade e os pregadores não estão ensinando a bíblia, estão ensinando outras coisas. Em alguns casos, alguns falam meramente das necessidades sociológicas da cidade, ou das necessidades psicológicas do indivíduo para fazer um discurso de autoajuda ou motivacional; ou então um lugar para debater as últimas ideias filosóficas, e outros vão trocar a mensagem da bíblia por uma comédia de stand up, vídeos bacanas, dicas para a vida. Acontece de tudo.
Mas o que realmente precisa acontecer é alguém abrir a bíblia, explicar a bíblia e aplicar a bíblia. É o que Pedro faz, ele sabe que o que se precisa é a mensagem da bíblia. Nós não temos mais nada para oferecer. Nós não temos nada para oferecer ao povo sedento desse mundo que não seja a Palavra de Deus. Você precisa conhecer as escrituras, porque as escrituras apontam para Jesus Cristo. Você precisa ter plena certeza de que você – e não, a pessoa do seu lado ou não o seu pastor – você entende o que Jesus Cristo fez. Você entende o significado da Cruz? Você entende a importância da ressurreição? Você entende a mensagem de Cristo? Se eu te pedisse para explicar em 2 ou 3 minutos, qual é a mensagem de Cristo que ele fez, você saberia responder? Isso é um bom exercício. Perceba que em tudo isso, Pedro, na sua mensagem ele é Cristocêntrico, e o que eu quero dizer com isso? O centro da mensagem é Cristo. Ele fala de outras coisas, ele trata de outras coisas, mas o centro da mensagem é Cristo. A mensagem não é sobre outras coisas.
O que a mensagem não é a respeito?
Primeiro, note, a mensagem não é sobre o Espírito Santo. Estamos no contexto de Pentecostes, a vinda do espírito só que Pedro não fica falando sobre o espírito, fica? Pedro fica falando sobre milagres? Pedro fica falando sobre o dom de línguas que acabou de acontecer? Pedro fala sobre Jesus Cristo!! Interessante que se você olhar o verso 32 e 33, ele diz: Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato. Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem. Atos 2:32,33
A mensagem não é sobre o espírito, a mensagem tampouco é sobre os apóstolos. Pedro faz aqui uma bela mensagem, mas Pedro não conta nenhum testemunho da sua própria vida. Pedro podia ter aqui passado um tempão falando da sua história, só que a mensagem de Pedro não é sobre Pedro. A mensagem de Pedro é sobre Jesus Cristo. Eu aprendi muito cedo dos meus professores que se for para usar exemplos meus, tem que ser exemplo em que eu sou o vilão, nunca que eu seja o herói. Porque só tem um herói! E se for para usar e contar histórias em que nós nos saímos bem, nós não estamos apontando para Cristo. Isso serve para você no seu evangelismo pessoal, o que você fala para as pessoas ao seu lado não é essencialmente sobre você. Fale de Cristo e busque viver como Cristo manda, traga as pessoas sim para a igreja para verem o corpo de Cristo em ação.
A mensagem da bíblia tampouco é sobre quem ouve! Às vezes a gente faz isso, a gente faz uma inversão: “Não vou fazer um evangelismo, eu não fico falando de mim”, mas eu fico só falando da pessoa que está escutando. Muitos sugerem em cursos de evangelismo por aí que você no evangelismo nunca pode falar de coisas difíceis, nunca fale de coisas complicadas, não fale de pecado, não fale de juízo. Coloque a pessoa no seu táxi, leve-a para ver as belezas da cidade, mas não mencione os perigos por aí. É... Pedro perdeu esse curso de evangelismo. Ele não foi. No verso 23, olha o que ele fala: Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. Atos 2:23. Pedro não tem pudor algum de falar acerca do que eles fizeram com o Cristo, de chamar o pecador, a sua responsabilidade diante de Deus. Ele fala da culpa dos ouvintes. E, mais que isso, Pedro fala aqui de lei e evangelho ao mesmo tempo.
Ele sabe que ele tem que apontar o problema. Ele sabe que a pessoa não vai querer pegar o táxi para o centro da cidade, a não ser que ela perceba que está perdida. Ela não vai buscar ajuda, a não ser que ela entenda que não tem salvação, que ela não sabe o caminho.
E como havia dito, ao citar Joel lá no verso 17, Pedro cita a profecia antiga, ele diz: “e acontecerá nos últimos dias”. Nós tendemos a pensar que os últimos dias é algo que está por vir, mas os teólogos bíblicos chamam os últimos dias desse período entre a ressurreição e ascensão de Cristo e a volta triunfal. Isto são os últimos dias, por isso, nós já vivemos nos últimos dias. A mensagem do evangelho não é apenas que Cristo te resgata da morte para te deixar por aí em algum lugar. Mas que Cristo te resgata da morte, te coloca no caminho e se assegura que você chegará até o fim, porque ele é o teu Senhor e teu dono, o teu protetor. Ele nos leva até o destino final, porque ele é o Senhor sobre nossas vidas.
E finalmente igreja, hoje nós passamos um tempo investigando essa questão de como dirigir na cidade bíblica. Eu sei, é difícil para a gente as vezes, mas eu quero te encorajar: você quer ajudar as pessoas? Então conheça a sua bíblia, se esforce! Ame o próximo testemunhando para ele de forma pessoal, pregue também publicamente, por que não? Coloque as pessoas no seu táxi e leve-os para o centro que é Cristo! Amém!


HINO
Nº - Hinário – Senhor meu Deus

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta ao Evangelho lido e pregado, queremos confessar juntos a nossa fé com as Palavra do Credo Apostólico, que dizem: Creio em Deus Pai, ...


CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - Hinário – Deus sempre me ama


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção

ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Vem derrama a paz.
 


Autor(a): Missionário Rafael Carneiro
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 69875
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br