Atos 7.55-60 - 5º Domingo da Páscoa - 07/05/2023

15/03/2023

07/05/2023 - 5º Domingo da Páscoa
Pregação: Atos 7. 55-60 Leituras: 1°Pd 2.2-10; Jo 14. 1-14
P. Felipe Andrei Graupe – Comunidade de Vila Rica - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim. João 14. 6
Com essas palavras do Evangelista João, saudamos a todos presentes, e Lembramos que jesus na cruz se fez de caminho, que nos dá livre acesso a Deus e a vida eterna mediante a Fé, e por isso convido a louvarmos o senhor cantando:

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 26 – Livro de Canto – Reunidos Aqui
Ou: 18 – Livro de Canto – O nosso encontro


SAUDAÇÃO
Estamos reunidos aqui, para louvar ao Senhor, para ouvir sua palavra e termos um momento de comunhão como irmãos em Cristo, aquele que é o caminho a verdade e a vida, e fazemos isso não em nosso nome, mas sim no nome e na presença do Trino Deus. Deus Pai o Criador, Deus Filho o Salvador e Deus Espírito Santo o Consolador.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº3 – Livro de Canto – Deus Trino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Na presença de Deus, chegamos agora em silêncio e confessamos os nossos pecados a Ele. Oremos:
(momento de oração silenciosa)

Deus Eterno e Todo-Poderoso nos achegamos a Ti, como pessoas pecadoras que somos, e por isso queremos entregar a ti todos nossos pecados e culpas, nos perdoe Senhor quando agimos de forma a causar o mal aqueles que estão próximos a nós, quando não temos empatia pela vida do próximo, quando nos tornamos egoístas e intolerantes, e quando não ouvimos a tua voz, ou quando preferimos acreditar em mentiras do que na verdade que muitas vezes machuca e nos faz refletir. Por isso te clamamos tem piedade de nós e ouça nossa confissão sincera, e assim te entregamos todos os pecados te confessados em silencio, e fazemos isso em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti. (Salmo 86.5). Com essas palavras do Salmista, lembro que Deus é amoroso, e perdoa quem a Ele se confessa verdadeiramente. Sendo assim recebam o perdão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Feliz é a comunidade que pede perdão a Deus, mas também, feliz a comunidade que olha para fora de seus muros e vê o sofrimento em sua volta. Sendo assim, cantamos o hino pelas dores deste mundo, lembrando-se de todas as pessoas que sofrem em nossa volta.
Nº 56- Livro de Canto – pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Nosso Deus nos ama e ouve as nossas preses, a Ele devemos dar toda a Glória do mundo. Glorificamos a Deus cantando:
Nº 70- Livro de Canto – glória.


ORAÇÃO DO DIA
Oremos ao Senhor:
Querido e amado Deus, nos achegamos a ti, e agradecemos por mais um dia de vida, agradecemos que o Senhor nos chamou para a sua casa e agora estamos prontos para ouvir a sua palavra que é verdade e vida, ilumine nosso coração e derrame sobre nós teu Santo Espirito de sabedoria, para poder compreender a sua palavra. Em nome de Cristo Jesus que oramos. Amem.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 1° Pedro 2. 2-10

2ª Leitura Bíblica: Atos dos Apóstolos 7.55-60 (prédica)
(em pé) Ficamos em pé em respeito a leitura do Evangelho e aclamamos a Leitura do Evangelho cantando Aleluia

3ª Leitura Bíblica: João 14.1-14

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº : 614 – Livro de Canto – Em nada ponho a minha fé

PREGAÇÃO
Atos dos Apóstolos 7.55-60
Que a graça de Deus, o amor de Jesus Cristo e a presença do Espírito Santo estejam com todos nós.
Neste Domingo, temos textos riquíssimos para meditar, o texto do evangelho, nos mostra Jesus como caminho, verdade e a vida, ou seja, em Jesus encontramos toda a verdade que precisamos; Pela morte de Cristo, Ele se tornou caminho, que nos leva a verdadeira vida, mediante a fé.
Já o texto de 1° Pedro, nos lembra que somos o povo escolhido por Deus, e que nós pertencemos a Deus.
Já o texto de previsto para a pregação nos trás a história de Estevam, precisamos intender um pouco o contexto, no capítulo 5 vemos que os sacerdotes e os saduceus, perseguem e mandam prender os apóstolos; no capitulo 6, vemos que os apóstolos escolhem 7 auxiliares, um deles era Estevan, um homem cheio de fé, graça e sabedoria, o qual juntamente com os outros seis, tinha o papel de cuidar das viúvas.
Mas por Estevam ser um homem muito sábio, muitos líderes judeus e da sinagoga, gostavam de discutir com ele, e pelo seu conhecimento ele ganhava todas as discussões, e isso irritou principalmente os líderes da sinagoga dos homens livres, ou seja, a sinagoga de judeus oriundos de Alexandria e Cirene.
E pelo seu amplo conhecimento Estevan acabou preso, e levado até o grande sacerdote, que o interrogou.
Neste interrogatório, Estevam não mediu suas palavras, e falou a verdade sobre Deus, e quis abrir os olhos deles, que pela dureza no coração não aceitavam o Espirito Santo, e também, não seguiam a verdadeira palavra de Deus.
Mas a verdade que Estevam trouxe, desagradou os lideres, que como nos diz o versículo 54, após ouvir o que Estevam falava, eles chegavam a ranger os dentes contra Estevam, e após isto, vem o texto previsto para hoje, momento onde Estevam se enche do Espirito, olha firmemente para o céu e vê a gloria de Deus e Jesus Cristo em pé ao lado direito de Deus, e quando ele pediu para olharem para cima e ver a gloria de Deus, os lideres judeus, fecharam os olhos, e partiram para cima de Estevam, atacaram ele, e jogaram para fora da cidade, e lá ele foi apedrejado até a morte.
Mais um seguidor de Cristo que entregou a sua vida, em defesa do evangelho e da verdade.
O texto do Evangelho nos fala que Jesus é a verdade, o caminho e a vida. E no texto de Atos, vemos uma pessoa ser perseguida, presa e morta por falar a verdade.
A verdade que Estevam trazia, foi forte demais para os líderes Judeus, eles não estavam dispostos a examinar a sua vida, não estavam dispostos de se arrepender dos seus erros, mais preferiam viver na mentira e no erro, que aceitar a verdade e mudar a vida.
Hoje se passaram praticamente dois mil anos da morte de Estevam, mais ainda hoje, muitas pessoas preferem viver no erro, do que aceitar a verdade, preferem manter uma vida falsa do que admitirem que a vida que levam não agrada Deus e ter uma real mudança de vida.
Ainda hoje, temos pessoas que sempre estão prontas para ouvir um sermão, que fala sobre amor, paz, bençãos na terra, esse principalmente enche as igrejas, mais não estão prontas para receberem um puxão de orelha, ouvirem denuncias dos comportamentos errados que são praticados hoje em dia.
Passados 2 mil anos, novamente temos que lembrar que nosso Deus é um Deus da verdade, e através da verdade seremos libertos como nos fala João 8.32.
E ao contrário, nosso Senhor Jesus Cristo nos adverte em João 8.44, que o Diabo é mentiroso e pai da mentira.
Ou seja, querida comunidade aqui reunida, o textos de hoje, nos lembram que somos o povo escolhido por Deus, que ele nos ama, cuida e protege, e que temos em Jesus o caminho, a verdade e a vida, e que como bons Cristãos temos que sempre buscar a verdade, mesmo que ela nos doa, mesmo que ela nos faça refletir sobre o nosso modo de viver.
Que ao sairmos daqui, possamos refletir e olhar para o nosso interior, e lembrarmos a verdade, mesmo que nos machuque, nos destrua por dentro, mesmo que pela verdade precisamos mudar até o modo de viver e ver o mundo, esta verdade nos liberta, e nos aproxima de Cristo, já a mentira, não preciso falar nada né, a mentira nos afasta de Deus, e nos aproxima daquele que Jesus chama de mentiroso e pai da mentira.
Que possamos sempre ficar do lado da verdade.
Amém comunidade.
HINO
Nº 632- Livro de Canto – Se eu tiver Jesus ao lado
E em resposta a palavra de Deus, convido para em pé, confessarmos a nossa fé nas palavras do Credo Apostólico dizendo todos juntos:

 

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra de Deus pregada, confessamos a nossa fé em Deus nas palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
E após confessarmos a nossa fé, chegamos a Deus e louvamos cantando o hino Obrigado Pai Celeste, enquanto cantamos este hino recolhemos a nossa oferta. (ler a motivação para a oferta do dia)
Nº478– Livro de Canto – Damos graças ao Senhor.
Ou Nº477– Livro de Canto – Obrigado, Pai celeste

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Deus Eterno e todo-poderoso, nós nos achegamos a Ti, primeiramente para te agradecer, por todas as benções que o Senhor tem derramado sobre nós e nossa comunidade, Te agradecemos pelo seu imenso amor por nós, e te entregamos a ti as nossas suplicas ( Ler agora os pedidos de intercessão) e também te entregamos todos os nossos pedidos a agradecimentos que estão em nossos corações na oração que teu filho nos ensinou dizendo Pai nosso .....

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o senhor levante o seu rosto sobre ti, e te dê a paz. Amém.

ENVIO
vamos na paz do Senhor e servimos ao Senhor com alegria! Uma ótima semana a todos. Que Deus nos permita estarmos juntos no próximo culto. Bom domingo a todos.

CANTO FINAL
Nº287– Livro de Canto – Cuida bem Senhor
Nº301 – Livro de Canto – Bençãos virão.
 


Autor(a): Pastor Felipe Andrei Graupe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 69884
REDE DE RECURSOS
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br