Atos 9.1-20 - 3º Domingo de Páscoa - 01/05/2020

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

01/05/2022

01/05/2020 – 3º DOMINGO DE PÁSCOA
Textos bíblicos: Atos 9.1-20; Salmo 30; João 21.1-19
Rosimere M. Ramlow Becker – Paróquia de Matupá


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Jesus Cristo diz: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. João 10.14
Todos são bem vindos para adorar ao Senhor neste dia! Ele nos conhece, nos ama e nos convida a nos alegrar em sua presença.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA

337 – HPD 2 – Reunidos aqui
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Que a graça do Senhor Jesus, o amor de Deus, O Pai, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos nós nesta noite . Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
85 – HPD I – Vem Espírito Divino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Pai, tu és Santo, tu és um Pai repleto de amor, nossos olhos contemplam a tua grandeza quando olhamos ao redor e enxergamos tudo que fizeste com tuas bondosas mãos. Sonda-nos, ó Pai, reconhecemos o quão pecador somos, e carecidos estamos de tua graça e perdão. Tem misericórdia de nós e perdoe-nos por nossa desobediência, falta de amor a ti e ao próximo. Ajuda-nos a sermos obedientes a tua vontade. Agradecemos pelo perdão imerecido ofertado por Jesus Cristo na cruz. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O Senhor é bondoso e misericordioso e os aceitará se vocês voltarem para ele (2 Crônicas 30.9). Todo aquele que, de todo coração, se volta para o Senhor, Ele os recebe e perdoa por sua grande misericórdia.

KYRIE
526 – LCI – Glória pra sempre
ORAÇÃO DO DIA
Agrademos-te, Senhor, pelo dia, pela dádiva da vida, pelo nosso lar e tudo que tens nos presenteado graciosamente. Estamos aqui porque o Senhor nos trouxe e quer falar aos nossos corações. Fale conosco através de Sua Palavra e age em nós conforme a tua vontade, nos revelando o que necessitamos aprender e sermos transformados. Que a Palavra seja dirigida pelo teu Santo Espírito! Somos teus filhos amados que humildemente se dispõem para te ouvir! Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 30

2ª Leitura Bíblica: João 21.1-19


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
165 – LCI – Estou pronto, Senhor.

PREGAÇÃO – Atos 9.1-20
Mudança Radical?


John Stott escreveu seu último livro intitulado “Discípulo Radical”, e porque o discípulo seria radical?
Ele afirma: “Existem diferentes níveis de comprometimento na comunidade cristã. O próprio Jesus ilustra isso ao explicar o que aconteceu com as sementes na Parábola do Semeador (Mt 13.3-23). A diferença está no tipo de solo que as recebeu. A semente semeada em solo rochoso ‘não tinha raiz’”. A Palavra de Deus tem encontrado um bom solo em seu coração?
Quantas vezes você veio ao culto este ano? Você sai daqui e costuma colocar em prática a palavra que ouviu? Você lembra como você viveu sua vida comunitária no ano que passou?
Você tem valorizado sua comunhão com Deus e com o seu próximo?
Evitamos o discipulado radical sendo seletivos: escolhemos as áreas nas quais o compromisso nos convém e ficamos distantes daquelas nas quais nosso envolvimento nos custará muito. No entanto, como discípulos não temos esse direito.
Você poderia imaginar um homem como Saulo tendo a sua vida radicalmente transformado em questão de pouco tempo? Com certeza não passaria na cabeça do próprio Saulo algo tão radical.
Ele saiu de casa sendo um devoto a Deus, com suas convicções religiosas que lhe pareciam tão certas ao ponto de mandar prender e consentir na morte de qualquer um que se declarasse seguidor de Cristo. O versículo 1 diz “Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor.” Isso revela claramente que havia ódio e brutalidade em seu coração. Ele espalhava matança e terror em toda a redondeza. E agora com documentos autorizados queria dar seguimento na matança também nas cidades vizinhas.
E naquela manhã ele sai de casa convicto de ir até Damasco e acabar com a raça daqueles que afirmavam algo a respeito de Cristo.
Mas o inesperado acontece no caminho! Ele ouve uma voz que ele nunca havia escutado antes. Uma voz que ele não poderia ignorar. Uma voz que fez ele questionar todos os seus conceitos que eram tão convictos até alguns segundos antes.
Quem era o dono daquela voz? Era Jesus! Jesus a quem Saulo perseguia até o momento. Mas espera aí. Você percebeu como Jesus se revela? “Eu sou Jesus a quem você persegue” Como Saulo perseguia Jesus se ele havia sido crucificado, ressuscitado e que havia subido aos céus? Ao perseguir os cristãos Saulo perseguia o próprio Cristo! Isso Jesus revela a Saulo. Que grande verdade aprendemos aqui!
1. Somos cristãos, somos pequenos cristos na terra. A Igreja do Senhor Jesus Cristo é o próprio Cristo. Temos uma grande missão no mundo de levar o Evangelho integralmente a toda criatura.
2. Jesus abre os olhos espirituais: não há causa perdida para Deus. Ele transforma vidas completamente e radicalmente. Saulo precisou ficar cego para poder enxergar a verdade. O antes cego leva a luz de Cristo a outros cegos. Saulo o perseguidor da igreja passou a ser Paulo o plantador de igreja. Houve arrependimento e mudança de vida. Quando a entrega a Cristo acontece a transformação é visível. Mesmo que Ananias tenha dúvidas, a princípio, devido a sua má reputação, ele vai ao encontro de Saulo, ora com ele, e o batiza. Um novo homem surge de forma completamente radical não é mesmo? O agir de Deus é assim! Deus transforma opositores da fé para serem campeões da fé. Deus providencia para que a mensagem da graça seja levada por todo o mundo.

3. Resultado da transformação: Ainda cito o que John Stott traz em seu livro como oito características do discipulado cristão que são comumente esquecidas, mas ainda precisam ser levadas a sério: inconformismo, semelhança com Cristo, maturidade, cuidado com a criação, simplicidade, equilíbrio, dependência e morte. Vimos que Paulo se tornou o grande apóstolo que demonstrou em sua vida essas características vivendo em conformidade a vontade de Deus.

Pergunto: Qual área de sua vida tem sido superficial no que se refere a ser discípulo de Cristo?
Você ainda costuma ler a Bíblia como fazia? Ainda ora? Ajuda seus familiares no que eles precisam? Você tem se importado com a sua Comunidade? Você sabe como andam os grupos das Comunidades? Você tem se integrado na Comunidade se dispondo com seus dons? Quem você trouxe a Cristo neste último ano?
Vivemos a era da informatização e da superficialidade. E sabemos que quando Jesus disse que a semente de sua Palavra que caiu no caminho, nos espinhos ou na rocha, não puderam crescer, amadurecer e gerar frutos. “Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.” Mateus13.21
Seja você aquele que tem raiz. Que tem força, que cresce, que amadurece, que gera frutos. A palavra radical vem de raiz, base, fundamento, essência, sustento. Esteja enraizado em Jesus e sua Palavra. Como você quer ser lembrado por seus filhos?
Como você quer ser lembrado por sua Comunidade?

Seja um DISCÍPULO RADICAL! Ouça a voz de Jesus como fez Saulo e se tornou Paulo.
Entregue-se a essa causa que de fato vale a pena e afirme como ele mesmo fez:
“Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.
Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo
e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.
Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte
para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.
Filipenses 3.7-12

HINO
Nº 113- Livro de Canto – Senhor, tu tens sido o nosso refúgio.

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a pregação que ouvimos queremos como cristãos unidos confessar a nossa fé:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
E após confessarmos a nossa fé, chegamos a Deus e louvamos cantando o hino Obrigado Pai Celeste, enquanto cantamos este hino recolhemos a nossa oferta. (ler a motivação para a oferta do dia)
Nº477– HPD – Obrigado, Pai celeste

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Agradecidos por este culto e por esta palavra queremos incluir em nossos pedidos:
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus,
Todo Poderoso te abençoe e te guarde. Que Ele resplandeça a sua face de amor e misericórdia sobre cada um e nos dê a sua paz.

ENVIO
Que Deus nos abençoe e que busquemos aprofundar nossa fé em Jesus e em Sua Palavra sendo assim um discípulo radical e vivendo a verdadeira transformação!

CANTO FINAL
CANTO FINAL: do Livro de Canto da IECLB – 287 - Cuida bem, Senhor
 


Autor(a): Missionária Rosimere Maria Ramlow Becker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 3º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 20
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66233
REDE DE RECURSOS
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br