Cantai, ó piedosos, ao nosso Salvador

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD nº 07 – Cantai, ó piedosos, ao nosso Salvador

O tema principal deste hino é o Advento de Cristo. O autor (Michael Schirmer), desenvolve esse tema em três dimensões. No início (1ª e 2ª estrofes) relembra a primeira vinda de Jesus e nos convida a cantarmos hinos jubilosos. Pois Jesus não pretendeu cetro e coroa (= sinais de poder de reis), nem honrarias e glória. Aos que nele confiavam, ele revelou seu poder, mas ao mundo descrente “escondeu” sua majestade. Seu objetivo foi: cumprir a vontade de Deus Pai. Ele assumiu o sofrimento na cruz, para derrubar o governo de Satanás (cf. Filipenses 2,6-8).

As 3ª e 4ª estrofes falam da vinda de Jesus a nós que vivemos atualmente. Ele está disposto a construir seu Reino tanto nos corações dos fortes e orgulhosos, quanto nos dos pobres, aflitos e angustiados. Somos convidados a seguir os passos de Jesus, permanecer firmes na fé e cantar louvores ao eterno Rei.

A última estrofe põe a mira sobre o “terceiro Advento” de Jesus, quando ele voltar em sua glória como Rei que transforma a dor em alegria (Apocalipse 21,4+5). Isto não acontecerá num futuro distante, mas está previsto em breve. Jesus bem perto está. Por isso devemos estar sempre preparados, assim como as cinco virgens prudentes da parábola (Mateus 25,1-13).

Michael Schirmer (1606-1673) era professor no Ginásio “Zum Grauen Kloster” em Berlim e, como tal, foi responsável pela música litúrgica na igreja São Nicolau. Na mesma época Paul Gerhardt (1607-1676) vivia em Berlim e se sustentava como educador e professor particular, enquanto esperava uma vaga de pastorado. Ambos os poetas eram amigos. Ambos sofreram os horrores da Guerra dos 30 Anos (1618-1648). Mas apesar disso não deixaram de cantar louvores ao todo-poderoso Deus. No ano de 1640 Schirmer editou sua primeira coleção de hinos “Neues herkömmliches Gesangbuch augsburgischer Konfession” (Novo hinário tradicional de Confissão de Augsburgo). Nela se encontra este singelo hino de Advento, ao lado de vários outros.

Um outro hino de Michael Schirmer em nosso hinário é para Pentecostes HPD nº 77 Espírito Sagrado, vem, e habita em nós... (=EG nº 77) O heilger Geist kehr bei uns ein..

Fonte: Wolfgang Heiner “Bekannt Lieder – wie sie entstanden”, Neuhausen-Stuttgart, 1989, pág 146



 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Hino: 7. Cantai, ó piedosos
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15407
REDE DE RECURSOS
+
Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br