Colossenses 3.1-11

Caderno de Celebrações 2014/2015 - Diac. Dério Milke

01/08/2014

CULTO PARA AGOSTO 2014
Departamento de Música e Liturgia do Sínodo da Amazônia
Leitura Bíblica: Eclesiastes 1.2,12-14; 2.18-23; Lucas 12.13-21; Pregação: Colossenses 3.1-11;
Diac. Dério Milke – Ji-paraná/RO

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Jesus Cristo diz: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14.23). Com estas palavras do Evangelho de João quero saudar a comunidade e (também as pessoas que nos visitam no dia de hoje...). Esperamos que vocês sintam-se acolhidos em nosso meio e que possamos juntos celebrar este culto com alegria, na certeza de que Deus nos ama e estará conosco, como ele mesmo prometeu. Bom dia a todos e todas! Sejam bem vindos.

CANTO DE ENTRADA (SENTAR)
Queremos cantar no hino Nº 81- ENE – Tal qual estou

SAUDAÇÃO
Aqueles que podem, que se coloquem em pé.
Estamos reunidos em nome e na presença do trino Deus, Pai, que nos converte a seus filhos e filhas; em nome do Filho, Jesus Cristo, que nos reveste com uma nova criatura; e em nome do Espírito Santo, força que nos auxilia na busca das coisas do alto. Amém!

CONFISSÃO DE PECADOS
As Sagradas Escrituras dizem: “Se confessarmos os nossos pecados a Deus ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda a maldade.” (1 Jo 1.9).
Como filhos e filhas de Deus, queremos neste momento, confessar nossos pecados a Deus e rogar pelo seu perdão. Façamos isto na certeza de que seremos atendidos e de que receberemos forças para viver uma nova vida, sem culpa ou ressentimento.
Oremos: Deus de misericórdia. Achegamo-nos à tua presença para colocarmos diante de ti tudo aquilo que faz pesar e atormenta a nossa consciência. Sabemos que não temos sido bons filhos e filhas. Vivemos parte do nosso tempo buscando as coisas do mundo, aquilo que nos traz satisfação pessoal. Por causa disso, caímos em pecado e merecemos o teu castigo. Confessamos que essa não é a nossa vontade, mas somos fracos na fé, não confiamos plenamente em ti e, por isso, acabamos desiludidos e decepcionados com as consequências dos nossos erros. Vivemos correndo atrás do vendo. Por isso tudo, queremos rogar pelo teu perdão, para que tu nos concedas uma nova vida e nos purifique e contagie com o teu amor para que possamos viver na verdade e em harmonia contigo, conosco mesmos, com nossos familiares e semelhantes. Estamos arrependidos por abandonar o teu caminho. Dá-nos a chance de recomeçar a cada dia e indica-nos o caminho certo. Essa é a nossa sincera confissão. Agora queremos em conjunto rogar pelo teu perdão cantando: Perdão, Senhor, perdão!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Certo dia Jesus estava na cidade de Cafarnaum ensinando a palavra de Deus e realizando curas quando algumas pessoas trouxeram um paralítico deitado numa cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: - Meu amigo, os teus pecados estão perdoados!
Deus viu a fé daquele homem e também vê a nossa quando nos arrependemos de nossos pecados e rogamos pelo seu perdão. Por isso, eu posso anunciar-lhes: - Os vossos pecados estão perdoados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (+). Amém!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é aquele que nos conhece desde o ventre da nossa mãe e nos dá o privilégio de sermos chamado seus filhos e filha. É aquele que perdoa e que ouve o clamor do seu povo. Esse é o nosso Deus e o seu santo nome nós queremos glorificar, cantando: Glória, glória, glória a Deus nas alturas...

ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus, sabemos que tu tens poder para transformar a nossa vida e que tu queres ser amado acima de tudo e de todos. Por isso pedimos, não deixes que nos apeguemos ao dinheiro, aos bens materiais, as coisas deste mundo que nos afastam de ti. Orienta-nos através da tua palavra para que não andemos sozinhos, mas seguros de tua companhia. Dá-nos um coração semelhante ao de Cristo, para que estejamos presos a ti, ó Deus eterno, e assim, busquemos somente as coisas do céu e nos tornemos instrumentos de apoio às pessoas que se perderam, que não creem em ti e que têm dificuldades para conseguir o pão de cada dia. Isso é o que te pedimos em nome de Jesus Cristo, o nosso Senhor, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

Podemos nos sentar.
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Em preparação para ouvirmos o que as palavras das Escrituras nos têm a dizer, convido a cantarmos o hino Nº 190 - ENE – Palavra não foi feita.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Eclesiastes 1.2,12-14; 2.18-23

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Cantemos o hino Nº195 - ENE – A tua palavra é semente
2ª Leitura Bíblica: Colossenses 3.1-11

Aclamação do Evangelho:
Aqueles que podem, se coloquem em pé e aclamemos o Evangelho cantando Aleluia...
Leitura do Evangelho: Lucas 12.13-21

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Cantemos o hino Nº 63 - ENE – Em nada ponho a minha fé.

PREGAÇÃO
“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo esteja com cada um e cada uma de vocês”. Amém.
Estimada Comunidade!
O texto da pregação de hoje é muito importante para todos os cristãos e cristãs. O trecho da carta de Paulo à Comunidade de Colossenses fala de um assunto que todos nós deveríamos saber de cor e salteado. Paulo fala de um assunto muito atual, pois muitas vezes nós ouvimos sobre ele quando ligamos o rádio, a televisão ou vamos ao mercado, à farmácia ou à padaria. É um assunto que nós ouvimos muito nos últimos tempos. E certamente vocês já ouviram falar ou já falaram sobre ele também.
O mesmo assunto da carta de Paulo aos Colossenses é retomado pelo reformador Martin Lutero, na Primeira das suas 95 teses, pregadas no Castelo de Wittenberg, na Alemanha. O assunto que trata a carta é a conversão.
Agora quero perguntar à vocês: Quem de vocês é convertido? (pausa)
Para podermos dar uma resposta mais convicta, precisamos saber o que significa a palavra conversão. No dicionário Aurélio, converter significa mudar, transformar. Por exemplo, converter água em vinho; ou mudar-se, transformar-se: p.ex: converteu-se num homem mau.
A partir do significado da palavra converter, uma pessoa convertida é aquela que mudou ou se transformou: Era um homem bom e agora é mau; Era água, agora é vinho.
Agora que sabemos o que é conversão, eu pergunto: Existe a conversão na Igreja Evangélica de Confissão Luterana? (pausa) A resposta é sim. Mas, a conversão que acontece na nossa Igreja não é a mesma que vemos e ouvimos em outras igrejas evangélicas.
Enquanto que em algumas Igrejas Evangélicas a pessoa é que se converte a Jesus Cristo, neste caso, a ação primeira é da pessoa, na nossa igreja, não somos nós que nos convertemos, mas é Deus que nos converte. É Deus que dá o primeiro passado em nossa direção e diz: “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome e você é meu.” Is43.1b. Não somos nós que fazemos a conversão, mas é Deus. É Ele que vem e nos converte a seus filhos e filhas.
E qual é o momento em que Deus nos converte a seus filhos e filhas? (pausa) É no Batismo.
No Batismo, Deus nos converte. É no Batismo que Deus diz: “eu o chamei pelo seu nome e você é meu”. Deus nos torna seus filhos e filhas, pois nos conhece desde a barriga da nossa mãe, antes mesmo de nascermos (Jr1.5).
A partir do Batismo é que somos convertidos e recebemos uma nova vida, a nova vida em Cristo. No batismo somos revestidos de Cristo (Gl3.27) e somos convertidos a uma nova criatura (2Co5.17).
E por isso a Igreja realiza o Batismo, como está escrito no guia de vida comunitária da nossa igreja, Nossa Fé, nossa vida: “Batizamos porque Deus quer dar nova vida a todos.”
Mas, podemos no perguntar: se todos os batizados se tornam uma nova criatura, por que ainda há tanto ódio, ganância, cobiça e outros desejos maus? A nova criatura não deveria ter só amor, compaixão e misericórdia, como Cristo?
Como escreve Martin Lutero, o mundo e a vida da Igreja seria muito melhor se não existisse em nós, seres humanos, a chamda concupiscência. O que significa concupiscência? Significa Inclinação a gozar os bens terrestres, particularmente os prazeres sensuais; Ganância por propriedades materiais; Aspiração por satisfações sexuais; Lutero chama de pecado original.
Conforme Lutero, no Batismo o pecado original (a concupiscência) não é destruído. Assim, todos nós, seres humanos, continuamos tendo o desejo de fazer as coisas deste mundo, fazer aquilo que nos traz prazer e satisfação pessoal.
Mas o prazer pessoal não é agradável aos olhos de Deus. E Paulo alerta que “por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem.”(v.6)
Assim, para que o castigo de Deus não cai sobre nós, nos oriente Paulo, assim como orientou os colossenses: “Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra”. Viver pensando nas coisas do alto, como escreve Paulo, é matar os desejos deste mundo que agem em nós, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça. Cobiça que é um tipo de idolatria, pois no momento que buscamos as coisas do nosso próximo, esquecemo-nos de buscar as coisas do alto, as coisas de Deus. A pessoa que busca as coisas do alto é sábio, pois quem busca as coisas do mundo só tem desgostos e preocupações, conforme Eclesiastes(Ec2.23);
Lutero escreve em sua primeira tese “Ao dizer: Arrependam-se (dos seus pecados por que o Reino de Deus está perto), etc. Mt 4.17, o nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo quis que toda a vida dos fiéis fosse de arrependimento.” Como fiéis, cristãos e cristãs, pessoas batizadas, convertidas por Deus, devemos viver no arrependimento. Pois, no Batismo não conseguimos matar o pecado original.
Aos que se convertem diariamente e buscam as coisas do alto diariamente, tem sentido na vida e não vivem “correndo atrás do vento” (Ec1.14b).
No Batismo nós começamos a nossa conversão que só se completará com a nossa morte e a nossa ressurreição dentre os mortos. Ser convertido é ser batizado, confiando em Deus e viver descentemente: sem imoralidades sexuais, indecência, as paixões, os maus desejos e a cobiça. Viver como convertido é buscar diariamente as coisas do alto.
Estimada comunidade, vivamos como batizados, como convertidos, como pessoas que vivem conforme as coisas do alto e não conforme as coisas da terra.
Que Deus aguarde o nosso coração e a nossa mente. Amém.

HINO
Cantemos o hino Nº80 - ENE – Vem a Cristo, vem agora

CONFISSÃO DE FÉ
Aqueles que podem que se coloquem em pé, para que juntos confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico. Oremos: Creio em Deus Pai...

CANTO PÓS-CONFISSÃO (PROCEDER MOTIVAÇÃO E O RECOLHIMENTO DAS OFERTAS)
Hoje as nossas ofertas são destinadas ______________________________________. Enquanto as ofertas são recolhidas cantemos o hino Nº 218 - ENE – Vamos nós trabalhar.

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Senhor, intercedemos pelas nações do mundo inteiro, pelo fim da distribuição injusta dos bens da terra e para que os povos se convertam à paz e haja reconciliação. Também intercedemos pelas autoridades, para que se convertam às causas da Justiça e da paz e tenham discernimento nas decisões que tomam;
Intercedemos pela Igreja, para que seus líderes se orientem constantemente pelo Evangelho, que vivam buscando as cosias do alto;
Intercedemos pelas famílias, grupos, comunidades, para que consigam se unir na oração e na ação redescubram a força da amizade e se organizem para atividades que promovem a vida no ceio da comunidade. Senhor, esteja com as doentes, com as famílias enlutadas e desesperadas. Em especial esteja com................................................................................................................................................
E te agradecemos pela vida de...................................................................................................................
Deus de amor e misericórdia, que te voltas a nós concretamente em Jesus Cristo, que nos converte a teus filhos e filhas, por tua graça, atende a nossa súplica, quando juntos oramos a oração que Jesus nos deixou dizendo:

PAI NOSSO: Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___h___ min.
Oferta do último Culto: R$ _________ - destinada para __________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

CANTO FINAL
Cantemos o hino Nº 224 - ENE – Abençoa, Senhor, a nossa vida

BÊNÇÃO
O Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós. O Senhor sobre vós levante o seu rosto, e vos dê a paz (†). Amém.

ENVIO
Vão e arrependam-se diariamente. Vivam como pessoas convertidas por Deus. Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria, buscando as coisas do alto. Amém.
 


Autor(a): Diac. Dério Milke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Testamento: Novo / Livro: Colossenses / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Celebrações - Sínodo da Amazônia / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26476
REDE DE RECURSOS
+
Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br