Como a palmeira florescerá o justo

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD 390 - Como a palmeira florescerá o justo”

Letra: Salmo 92,12-14
Música: Asaph Borba

Reflexão:

Salmo 92,12+14: O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro do Líbano.... Na velhice darão ainda frutos... [Almeida]

As pessoas corretas florescerão como a palmeira e crescerão como o cedro do Líbano... Na velhice essas pessoas ainda produzirão frutos... [ BLH]

Palmeira e cedro do Líbano são usados no Salmo 92 para ilustrar as pessoas tementes a Deus. Que lição podemos tirar destas duas árvores? Ambas são plantas de longa duração de vida, durante muitíssimos anos crescem, florescem e produzem frutos. Essa longevidade das árvores serve para dirigir nossos pensamentos à eternidade e ao Senhor Deus, que governa eternamente. O Deus eterno é reto, misericordioso e fiel (V.2+15). Por isso os que nele confiam podem render graças cantar louvores ao seu nome (V.1+2) para sempre.

Palmeira: Phoenix dactilifera L. = a tamareira é característica para a Fenícia, país vizinho da Palestina. Porém, encontra-se praticamente em todo o mundo, principalmente em regiões de clima tropical. O nome hebraico Thamar costumava ser usado como nome feminino (Genesis 38,6; 2.Samuel 13,1).
Desde a antiguidade a palmeira é cantada em prosa e verso como rei das árvores, é formosa e graciosa (Cantares 7,6 e 7: Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias. Esse teu porte é semelhante à palmeira...), com porte imponente, sem ser orgulhosa. Alcança 20 m de altura, e pode chegar a 200 anos de vida. Produz frutos somente após 15 anos. Palmeiras maduras chegam a formar 20 a 30 cachos com cerca de 1000 tâmaras cada. – Ramos de palmeira também serviram para expressar alegria e júbilo e para homenagear heróis e vencedores (cf. João 12,13; Mateus 21,8). (Veja também http://pt.wikipedia.org/wiki/Palmeira )

Cedro (do Líbano) = Pinus cedrus L.: considerado o mais importante e majestoso entre todas as variedades de pinheiros. Existe grande variedade de cedros. Eles são úteis para construções de templos (I.Reis 6,9+10), edifícios (II.Samuel 5,11), navios (Ezequiel 27,5), e móveis; servem para adornar o santuário (Isaías 60,13) e até para fazer fogo e para produzir esculturas (Isaías 44,14+15). Portanto – multiuso.

E´ interessante comparar os versos 12-14 do Salmo 92 com o verso 7: ...os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniqüidade, nada obstante, serão destruídos para sempre. Pessoas que não vivem com Deus igualmente crescem e florescem (veja Salmo 73), porém, eles são comparados com ervas ou capim, que florece e dentro em breve definharão como a relva, e murcharão como a erva verde (Salmo 37,2).

Veja também Salmo 1,3: Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha e do hino HPD nº 382 Feliz aquele que tem seu prazer na lei de Deus o Eterno Senhor... a 2ª estrofe: Ele é como árvore que se plantou bem junto ao riacho de águas sem par. No tempo devido seus frutos produz. As folhas bem verdes não podem murchar.

L.C.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 19459
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br