Confessando Nossa Fé - Apresentação

Estudos da Confissão de Augsburgo

30/01/1980

FALAREI DOS TEUS TESTEMUNHOS
NA PRESENÇA DOS REIS,
E NÃO ME ENVERGONHAREI.

(Salmo 119.46

APRESENTAÇÃO

Seu estudo é a melhor comemoração que podemos fazer aos 450 anos da Confissão de ,Augsburgo, em 25 de junho de 1980. Trata-se da Confissão de fé básica das igrejas luteranas, assim também da IECLB. 

Mas o estudo deve levar a que nós confessemos hoje autenticamente nossa fé. Com esse objetivo um grupo de pastores, após consulta dentro da IECLB, planejou, organizou e redigiu os presentes estudos à Confissão de Augsburgo. 

Compreende-se a diversidade de enfoques, métodos e estilo dos diferentes estudos. Embora isso possa acarretar algumas dificuldades, cremos que servirá fundamentalmente para o enriquecimento do diálogo e das descobertas. Também há diferenças no grau de dificuldade, mas parece-me que é sensível, de um modo geral, o esforço pela simplicidade. Alguns estudos contêm indicações expressas para os dirigentes de grupo, outros dirigem-se mais diretamente aos grupos de estudo como tais. De modo geral, aconselha-se que o dirigente de grupo se familiarize com o estudo antecipadamente, mas será benéfico que todos os participantes tenham um exemplar para melhor acompanhamento. 

A literatura adicional recomendada no fim dos estudos é, geralmente, um pouco mais difícil do que o próprio estudo, servindo para aprofundamento maior. Todos os livros indicados podem ser obtidos da Editora Sinodal, diretamente ou através de sua comunidade evangélica. Aliás, a Editora Sinodal está lançando neste ano também uma edição bilíngüe, em português e alemão, do texto completo da Confissão de Augsburgo. Ademais, existe, pela mesma editora, um comentário de Kurt Froer, sob o título A Confissão de Augsburgo. Também está sendo editado um livro sob o título de Perspectiva Ecumênica do Luteranismo, contendo trabalhos de teólogos católico, anglicano, metodista, calvinista e batista, sobre a Confissão de Augsburgo, seguidos de relatos sobre debates. Aí pode-se concluir como vêem as outras igrejas nossa confissão básica. 

A Confissão de Augsburgo interpreta o testemunho da Escritura. Pois está proclamando a ação salvífica de Deus na história e, decisivamente, em Jesus Cristo, o que é o fundamental. Por isso foram adicionados, via de regra, textos bíblicos para conferência da confissão. 

Também foram efetuadas sugestões de hinos, do hinário da IECLB. Estes, além de possibilitarem colocar os estudos no contexto de uma comunidade que canta sua confissão e seu louvor a Deus, mostram como a confissão de fé luterana também impregna sua tradição litúrgica.

Agradecemos o apoio da direção da IECLB, bem como da Editora Sinodal e esperamos que o uso destes estudos seja de proveito para cada um e para as comunidades evangélicas de confissão luterana.

São Leopoldo, janeiro de 1980

Walter Altmann

Veja:

Confessando Nossa Fé – Estudos da Confissão de Augsburgo

A Confissão de Augsburgo (sem notas e comentários)


 


Autor(a): Walter Altmann
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Confessando Nossa Fé - Estudos da Confissão de Augsburgo / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1980
Natureza do Texto: Educação
ID: 19754
REDE DE RECURSOS
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br