Cremos na ressurreição do corpo

19/10/2009

Leia At 23.6-10

O apóstolo Paulo havia voltado para Jerusalém sabendo que poderia sofrer perseguição e prisão. Mas para ele o mais importante era o cumprimento de sua missão e não a sua segurança pessoal. Paulo se sabia salvo por graça por meio da fé, portanto sua salvação estava garantida, não importava o que lhe poderia acontecer. O único medo que Paulo tinha era ser infiel a Jesus e que não pudesse mais pregar o evangelho da graça de Deus. Ele havia colocado a sua vida nas mãos de Deus, portanto prisão e morte não lhe tirariam a salvação e a vida eterna.

Esta certeza acompanhou Paulo quando foi para Jerusalém mesmo sabendo que lá poderia ser preso e morto. Quem confia plenamente em Jesus Cristo e não precisa ter medo e nem vergonha de anunciar o Evangelho do reino de Deus, não precisa ter medo de pôr em prática este Evangelho. Quem crê em Jesus Cristo pode enfrentar os poderes deste mundo injusto. A única coisa que o cristão teme é não ser fiel ao Evangelho.

Mas como Jesus mesmo diz em Mt 10.16: “sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. Paulo vendo a situação dentro do Sinédrio foi esperto e se aproveitou da rivalidade entre fariseus e saduceus, levantando a discussão sobre a ressurreição dos mortos.

Parece que esta questão da ressurreição dos mortos ainda hoje provoca dúvidas e discussões. Pergunte uma vez às pessoas se elas crêem na ressurreição do corpo ou na ressurreição da alma. A maioria irá responder que a alma ressuscita. Mas a Sagrada Escritura é clara em dizer que nós cremos na ressurreição do corpo. Jesus Cristo ressuscitou com o corpo para mostrar que este é o propósito de Deus para conosco. O Credo Apostólico é muito claro em falar da ressurreição do corpo e na vida eterna. Nós cristãos cremos na ressurreição do corpo e não na ressurreição da alma. Está na hora de nós deixarmos isto muito claro para todos. Esta falsa doutrina da ressurreição da alma tem que ser extirpada do meio da comunidade.

A dúvida sobre esta questão central de nossa fé acaba fortalecendo o espiritismo que fala em reencarnação. A teologia do espiritismo legitima o sofrimento, pois a salvação segundo ele se dá pelo sofrimento e pela realização de boas obras. Além disto, Jesus é apenas, para o espiritismo, um espírito superior e não o filho do Deus vivo que age na história e transforma a vida das pessoas e de toda a sociedade pelo projeto do Reino de Deus. Para nós a salvação é de graça pela fé em Jesus Cristo, para eles é obra própria pelo sofrimento e pelas boas ações; por isso eles não precisam de Jesus Cristo para conseguir a salvação.

A essência da pregação do Evangelho de Jesus Cristo é a fé na ressurreição do corpo e na vida eterna. É isto que gerou a igreja e ainda a mantém de pé. Precisamos sempre mais estudar a Sagrada Escritura para termos sempre mais clareza sobre os fundamentos de nossa fé. Precisamos nos reunir sempre mais ao redor da Palavra de Deus para nos animar mutuamente nesta tarefa de nos anunciar o Evangelho da graça de Deus.


 

P. Günter Adolf Wolf
Condor - RS


Autor(a): Günter Adolf Wolf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 23 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 10
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8542
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br