Crianças e Ceia do Senhor

Relatos e notícias

02/02/2002

Eis o relato de Marli D. Reisner:

O grupo de liturgia da Comunidade de Horizontina é grande. Há na comunidade 30 pessoas que fizeram o curso para equipes de liturgia. Atualmente, em média, 12 pessoas reúnem-se a cada dois meses para fazer o planejamento e organizar pequenas equipes que dirigirão os cultos da comunidade e dos bairros. Depois, cada grupo de duas ou três pessoas reúne-se com o pastor ou a pastora para planejar o culto. Este é pensado e trabalhado em conjunto. Assim se vê qual o tema, os hinos, os textos bíblicos, a simbologia e a mensagem. Depois desse trabalho conjunto e do distribuição dos panes litúrgicas, cada um elabora a sua, de acordo com o planejado.

Há também uma equipe de músicos que anima os cultos, são jovens com teclado, violão, gaita, gaita de boca, guitarra, contrabaixo e, também, três violinistas.

No último curso de liturgia, que está se encerrando, estão participando 10 novas liturgas que já estão ajudando a preparar os cultos.

Algumas pessoas desistem da equipe, porque mudam de paróquia, porque começam a estudar, por motivos de saúde, por problemas familiares e outros. As vezes, o grupo diminui, mas no comunidade não faham pessoas com vontade de participar dessa tarefa maravilhosa. É gratificante poder anunciar a palavra de Deus e estor nesta caminhada junto com pastores e pastoras.

As comunidades de nossa paróquia nunca ficam sem o culto, pois, mesmo na ausência dos pastores, a equipe de liturgia tem celebrado os cultos com responsabilidade e muita dedicação.

Marli D. Reisner formou-se num curso para equipes de liturgia e participa da equipe da Comunidade Evangélica Martinho Lutero, de Horizontina/RS


Notícias do Sínodo Nordeste Gaúcho


Eucaristia com crianças

Na última assembleia do Sínodo Nordeste Gaúcho, da IECLB, ocorrida no dia 29/09/01, na cidade de Parobé/RS, foi aprovada a recomendação de que, durante o próximo ano, o tema Eucaristia com crianças seja amplamente discutido e divulgado. A partir dessa decisão, o P. Sinodal, Homero Severo Pinto, decidiu, em conjunto com o Conselho Sinodal de Liturgia, que este tema será tratado de múltiplas maneiras: em seminários de presbíteros, através de textos e entrevistas no jornal sinodal, pela elaboração de material de estudos para as comunidades; além disso, os obreiros e obreiras do Sínodo serão motivados a elaborarem pregações a respeito desse assunto. Adicionalmente, as comunidades que já realizam a Eucaristia com as crianças compartilharão como chegaram a introduzir essa prática e quais as experiências que fizeram até aqui. Todo esse empenho tem por objetivo não apenas motivar a discussão, mas também estimular as comunidades a incluírem, o quanto antes, as crianças na celebração da Eucaristia.


Seminário de liturgia para lideranças das comunidades

O Sínodo Nordeste Gaúcho, da IECLB, promoveu um seminário de liturgia para lideranças de comunidades no Núcleo Taquara. O seminário realizou-se, ao longo deste ano, em três encontros, sempre nas tardes de sábado, na Comunidade de Taquara. Participaram 40 pessoas, todas engajadas nos trabalhos das comunidades. O conteúdo tratado foi o culto eucarístico e a estrutura de culto aprovada pela IECLB em seu último Concílio Geral (ver Tear 3, pp. 12-14). O objetivo do seminário foi esclarecer a origem da estrutura de culto que está sendo implantada na IECLB, bem como familiarizar os participantes com essa estrutura. Assessoraram este seminário, além dos coordenadores do Conselho de Liturgia do Sínodo, o pastor Dr. Romeu R. Martini e a diácona Ms. Sissi Georg. O seminário foi também um espaço no qual os participantes puderam expor suas dúvidas e opiniões e celebrar em conjunto, colocando em prática o que estavam aprendendo. Para o próximo ano, já estão programados mais dois seminários nesses moldes, os quais acontecerão nos Núcleos Estância da Serra e Imigrantes.
 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Tear 6 - p15.pdf


Âmbito: IECLB
Título da publicação: Crianças na Ceia do Senhor / Ano: 2008
Natureza do Texto: Vários
ID: 14007
REDE DE RECURSOS
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br