João 14.1-14 - 5º Domingo após a Páscoa - 10/05/2020

Caderno de Celebrações 2020 - Sínodo da Amazônia

04/05/2020

10/05/2020 – 5º Doming10/05/2020 – 5º DOMINGO DA PÁSCOA - DIA DAS MÃES
Pregação: João 14. 1-14; Leituras: Atos 7. 55-60; Salmo 31. 1-5, 15-16; 1 Pedro 2. 2-10
Pa. Lorraine de Araujo – I CAM P. de Espigão do Oeste

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Bom dia/ Boa Noite!!
Como é bom nos reunirmos novamente como família de fé, em especial neste dia em que queremos agradecer a Deus pelas mães. Aquelas que nos deram a luz, aquelas que nos acolheram em seus corações, aquelas que assumiram a responsabilidade por cuidar de nós. A palavra mãe tem significados diferentes para cada pessoa. Que possamos colocar todos esses significados na presença de Deus hoje e pedir que ele conduza a todas as pessoas que assumiram essa bela responsabilidade.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
LCI 11 – Chegou o dia do Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Nos unimos, não em presença física, mas em oração e esperança de dias melhores. Em nome e na presença do Trino Deus que é Pai e Mãe, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
LCI 03 – Deus Trino
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DO DIA E CONFISSÃO DE PECADOS
Misericordioso Deus. Te damos graças pela oportunidade de ouvir tua palavra e para falar contigo. Falar aquilo que nos alegra, o que nos aflige e o que nos incomoda. Falar o que pesa em nossos corações. O Senhor nos alcança aonde quer que estivermos, por isso, te pedimos ouça a cada pessoa que coloca diante de ti suas emoções, aflições e pecados.
Nesse sentido, confessamos a ti que temos errado constantemente. Enquanto o Senhor nos agracia com tua bondade, nós nos sentimos autossuficientes. Enquanto o Senhor nos ensina a agir com misericórdia, nós agimos com egoísmo e truculência. Enquanto o Senhor espera de nós fé, respeito e amor, nós agimos com descrença, desrespeito e ódio. Perdoa-nos Deus, por sermos tão desobedientes, “pirracentos” e ambiciosos. Perdoa-nos, pois não sabemos o que estamos perdendo com tudo isso: A companhia de um irmão/ã, o aconchego de um amigo/a e a tua santa presença ao nosso lado. Ensina-nos a dar novos passos na fé, a caminhar ao teu lado e a dar saltos confiantes de que és tu, ó Senhor quem nos guarda e guia. Segure em nossas mãos e nos leve para junto de ti, para que renovemos nosso compromisso contigo e com o próximo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1João. 1-9.

KYRIE
Diante do perdão de Deus nos sentimos animados e animadas para viver uma nova vida, de acordo com a sua vontade. Deus espera que cuidemos uns dos outros e nos dá ferramentas para isso. Nos dá o nosso corpo, que mesmo que tenha limitações, pode amparar alguém. Nos dá a nossa espiritualidade, que mesmo que falha, nos preserva a vontade de interceder por quem sofre. Nos dá nosso louvor, que ao entoarmos, clamam pelas dores do mundo. Vamos, pois, estender nosso corpo, espiritualidade e vozes clamando a Deus pelas dores do mundo por meio do hino:
LCI 56 – Pelas dores deste mundo

ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus, te damos graças pelo perdão e por nos confiar a responsabilidade de cuidar de nosso próximo. Esperamos que o Senhor fale conosco a partir da tua Santa Palavra e da pregação. Que estejamos de olhos abertos para ver tua ação em nossas vidas, de ouvidos abertos para ouvir tua voz por meio do Evangelho, com a as vozes preparadas para dar testemunho da tua Palavra e de braços abertos para agir em favor de quem necessita. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 1 Pedro 2. 2-10
2ª Leitura Bíblica: Atos 7. 55-60

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
LCI 152 – Pela Palavra de Deus
Ou: Nº ______________________________________
3ª Leitura Bíblica: Salmo 31. 1-5, 15-16

PREGAÇÃO
João 14. 1-14
Oração: “Amado Deus, que a tua Palavra transforme a nossa vida para que caminhemos em direção a tua luz”. Amém.

Quando conhecemos a família de uma criança, temos a tendência de compara-la aos seus pais e demais familiares. Encontramos nelas traços de semelhança que nos levam as seguintes conclusões:
- é a cara do pai
- igualzinha a mãe
- tem todo o jeito da família
- é a cópia do irmão
- é paciente/genioso igual a ...
Ao comparar filhos/as com seus pais ou outros familiares, estamos constatando que os laços que os unem são físicos e/ou comportamentais. Alguns desses traços são adquiridos ao nascer, outros vão sendo aderidos com tempo e convivência, como maneira de falar, trejeitos, gostos. Como diz o ditado: a fruta não cai longe do pé.
Essas características que acompanham as gerações nem sempre são as mais agradáveis. Podem ser atitudes rudes, comportamentos inadequados, doenças genéticas, entre outras coisas.
O texto do evangelho acabamos de ouvir é um diálogo entre Jesus e seus discípulos, onde ele explica algumas coisas sobre sua morte, ressurreição e o reino dos céus. O versículo 6 é uma fala bastante conhecida onde Jesus Diz que para chegar ao Pai só é possível por meio dele. A partir daí vem alguns questionamentos dos discípulos a respeito do Pai. Querem saber como ele é. Querem vê-lo, saber suas características, seus trejeitos e como se comporta. Como é esse Pai de quem Jesus fala tanto, esse Deus que Jesus conhece intimamente, esse Deus de quem sempre ouvem falar? É quando Jesus os lembra dessa comparação comum que se faz entre pais e filhos. Para conhecer Deus, é só prestar atenção nas ações de Jesus. Jesus herdou suas características, pois o Filho e o Pai são um.
O Pai é aquele que cuida da casa, que prepara lugar especial para seus filhos e filhas. É quem cuida das feridas, quem provê o alimento e dá conselhos. É quem faz de tudo para atender as necessidades e está atento a cada pedido.
A tarefa de ser pai e mãe é essa: Ser exemplo para os filhos/as. Através de suas atitudes mostrar o que é bom, correto e agradável. É inspirar a ser um bom cidadão, uma boa amiga, um bom cônjuge, uma boa profissional... Essa é a herança que importa.
Você pai e mãe. Como agem diante de seus filhos? Vocês são espelhos para as atitudes deles.
Avô, madrinha, tio, que exercem esse papel, sua vida é exemplo para seus pequenos. O que vocês estão deixando de herança para eles/as?
Deus, por meio de Jesus, nos deixa de herança o reino do céu, como o próprio Cristo descreve.
Que Deus nos ensine como agir como pais, mães e responsáveis. Que sejamos bons exemplos. Que a herança que deixaremos não seja apenas genética ou financeira, mas especialmente de exemplos a serem seguidos.
Que os filhos sejam idênticos aos pais em boas ações, carinho, misericórdia, assim como Jesus é idêntico ao Pai. Que sejamos aqueles e aquelas que incentivam os filhos/as a seguirem um exemplo que é, sem dúvida, o melhor. O exemplo de Cristo.

HINO
LCI 29 – Senhor, Tu nos chamaste
Ou: Nº ______________________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Canto Nº ______________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Amado Deus, graças por tua Palavra que vem ao nosso encontro, graças por podermos ofertar em favor de quem necessita. Graças por teu imenso amor por nós.
Pedimos que ouça nossa oração quando intercedemos por tantas famílias no mundo inteiro que estão desestruturadas. Vivem em brigas e não conseguem ver nada em comum entre si. Ofensas e golpes são desferidos entre si e nenhum carinho é ofertado. Cuida Senhor para que as famílias tenham ânimo e alegria para buscar a reconciliação, para aceitar as diferenças, para ensinar o que é certo e cuidar uns dos outros.
Cuida também das famílias que estão isoladas em suas casas. Que esse seja um tempo oportuno para o ensino e demonstração de afeto.
Pedimos também por toda a Igreja. Que ela seja um ambiente familiar agradável, onde se reúnem para te louvar, para aprender, para conviver. Que a família de fé também possa se alegrar em se reunir e conviver no espaço comunitário e social. Que possam perceber-se parte de um só corpo.
Que nesse tempo de pandemia, onde os templos estão fechados, para o cuidado com o próximo, cada lar se transforme em um templo para o louvor do Seu nome.
Pelas mães que deram a luz, as que receberam crianças em suas vidas e corações, as avós e tias que assumiram essa bela responsabilidade, aos pais que se esforçam para amar em dobro quando na há a mãe presente. Colocamos todas essas pessoas sob seus cuidados amorosos e te pedimos que conserve nelas o ânimo e paciência e a coragem para amparar e educar seus filhos e filhas na fé.
Pedidos da comunidade.
Em tuas mãos entregamos nossas intercessões e tudo mais incluímos na oração que teu filho e nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou a orar:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde
O Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti
E tenha misericórdia de ti
Que o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê a paz.

ENVIO
Vamos em Paz e sirvamos a Deus com grande alegria.
CANTO FINAL
LCI 95 – Salmo 27 Ou: Nº ______________________________________

 


Autor(a): Pa. Lorraine de Araujo
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 5º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2020 - Sínodo da Amazônia / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 56416
REDE DE RECURSOS
+
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br