Desejamos boas vindas!

21/06/2019

Sim, esta página tem a finalidade de dar boas vindas para quem estiver chegando aqui pela primeira vez ou quem quiser rever o que consideramos importante ser lembrado.

Optamos por estabelecermos critérios claros para atualizar nossos destaques regularmente. Sempre iremos manter esta página inalterado e iremos alterar os demais destaques. Vamos indicar notícias Sinodais, Paroquiais, Nacionais, devoção recente e nossa última edição do jornal O Planalto.

Intencionalidade, desafios e atitudes

Tudo que realizamos no Sínodo está relacionado com melhorar, inovar, ampliar o que ocorre ou deveria ocorrer nas comunidades. Setores organizados no sínodo não vivem em função de si mesmos. De igual modo comunidades e seus grupos não vivem em função de si.

Dito de forma breve e simples: transformar a vida das pessoas, para transformar famílias e a realidade em que estamos inseridos/as. Tudo que ocorre para além das comunidades, seja nas paróquias ou sínodo, precisa considerar este propósito.

Para o Sínodo Planalto Rio-Grandense, a consciência missionária é o maior desafio neste momento. Se membros não se reconhecem como indispensáveis no processo missionário, jamais teremos êxito na tarefa essencial da Igreja de Jesus Cristo. Por isso elaboramos um subsídio sobre Comunidade Missional!

Obviamente, alguns desafios são permanentes e constitutivos da nossa tradição luterana. Neste sentido, a pregação fiel da Palavra é e continuará sendo decisiva. Devemos nos perguntar se a mensagem está chegando ao coração das pessoas. Neste sentido, não podemos nos acomodar e nos contentar somente com quem está presente e tem sido alcançado através dos espaços formais de nossas comunidades.

Temos percebido o quanto o Batismo não tem sido acolhido como início de um relacionamento íntimo e pessoal com Deus. Cabe superar a constatação e definir estratégias claras para modificar esta realidade. Entre as possibilidades existentes, acreditamos que o Missão Criança oferece boas condições tanto para quem recebe o Batismo, quanto para familiares. Além disso, contribui para a reflexão que envolve demais pessoas da comunidade. Acesse os conteúdos do programa clicando aqui.

A integração de jovens e casais jovens não pode ser vista como algo importante para o futuro. É algo necessário para agora. O perfil de grupos e comunidades é influenciado pelas pessoas que participam. Portanto, contar com estas pessoas permitirá que sejamos Igreja de comunidades relevantes de acordo com anseios atuais, de pessoas que vivem e sentem dilemas a serem encarados sob a perspectiva da fé cristã.

Situações de vulnerabilidade afetam as pessoas drasticamente. Por isso, justamente nestes momentos precisamos estar presentes enquanto IECLB. Pouco adianta questionarmos a postura de outras denominações que se aproximam de nossos membros. É fundamental encontrarmos meios e viabilizarmos maneiras de estarmos ao lado. Avaliamos que a constituição da nossa Pastoral do Cuidado é um passo significativo nesta direção.
 

REDE DE RECURSOS
+
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br