Deus está perto!

Senhas diárias

13/07/2018

O profeta Isaías exorta o povo que está sob o domínio do Império Babilônico a perceber a libertação que se aproxima. O Senhor está preparando um libertador para tirar Israel do domínio babilônico e voltar para sua terra. Porém, há um detalhe na palavra de Isaías que não é aceita e nem aprovada pelas lideranças do povo, seus sacerdotes e príncipes que governam apesar do domínio estrangeiro. O profeta traz a mensagem de Javé e diz que o rei Ciro, rei medo, que é rei do império persa, será o instrumento do Deus de Israel para trazer a libertação. Essa profecia de Isaías não é bem vinda, pois um rei não israelita, um rei impuro, seria usado por Deus para libertar seu povo. Diante desta resistência em aceitar a palavra do profeta, Javé traz outra palavra e pergunta o que é o barro para contestar quem lhe dá forma? Ou então quem pode contestar a mulher por dar à luz? O Senhor fez tudo isso e ninguém pode contestá-lo ou determinar suas obras. Ele é Deus, o criador, e decidiu que usará Ciro para libertar, mesmo que este rei não o reconheça como Deus e Senhor. Assim, somos ensinados que o Senhor é sobre tudo e todos e sua palavra e sua decisão não são passíveis de contestação e reforma. Antes de duvidar do profeta e não querer aceitar a vontade de Javé, o povo deveria ficar feliz e grato porque o Senhor está perto e vai fazer o bem para seu povo. Não importa o jeito ou o instrumento que será usado, mas a libertação e a redenção são o mais importante. É necessário agradecer pela presença de Deus junto ao seu povo e seu cuidado por ele.
É o que Paulo diz aos atenienses, em seu discuso no Areópago: O verdadeiro Deus, o Deus desconhecido dos atenienses, é Deus que está perto deles e tudo possibilita para que a vida aconteça, mesmo que não o conheçam. A este Deus, e ao seu cuidado e misericórdia, é que deveriam prestar culto, louvar e servir. Ele não está longe de cada um de nós, diz Paulo. Pelo contrário, em tudo o que vivemos esta sua mão e sua graça sobre os seres humanos. Ele pode usar quem quiser, ou o que tiver vontade, para que sua determinação em salvar e cuidar do ser humano se realize. Antes de buscar por contradições religiosas e preconceituosas na ação de Deus, deveriam enxergar todo o bem e o cuidado do Senhor para com eles. Assim como o povo de Israel experimentou a libertação e a graça de Deus através de um rei impuro, indo contra sua visão religiosa, assim nós podemos confiar que o Senhor conduz a vida, apesar de tudo o que acontece, para que tenhamos paz e bem. Podemos confiar.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47957
REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br