Esperança e superação em tempos turbulentos - Devocional Dominical - 29-03-2020

29/03/2020

Esperança e superação em tempos turbulentos

Querido irmão, querida irmã em Cristo Jesus. O texto bíblico indicado para este domingo traz-nos uma mensagem bastante oportuna neste tempo incerto e preocupante pelo qual estamos passando. Dia após dia a situação nos parece mais difícil e preocupante. Estamos angustiados com a pandemia do coronavírus. Mas as nossas inquietações vão além. Também nos preocupamos com a economia, com os empregos, com a necessidade de recuperar o atrasado. Tudo isso nos traz certa ansiedade e incertezas. O isolamento social também nos tem deixado com os nervos à flor da pele. Alguns obedecem às ordens das autoridades. Outros a questionam. Ainda outros, deliberadamente desobedecem a qualquer orientação e não estão nem aí. Em meio a tudo isso, por vezes desanimamos, cansamos e perdemos a esperança. Nos perguntamos: será que haverá solução para tudo isso? Afinal, sinais de morte e de sequidão se espalham por todos os lados.
O povo de Judá também se encontrava numa situação bem difícil. Eles não estavam em quarentena, mas sim no exílio babilônico. Foram deportados da sua terra. Sua tradição, sua fé, seus costumes, tudo foi abalado com a perda de sua pátria. Nesta situação, Deus revela ao profeta Ezequiel, por meio de uma visão, sinais de esperança. Ossos totalmente ressecados são novamente ligados por tendões, carne e pele, formando novamente corpos humanos. Esses corpos recobram a vida. Tudo isso acontece por meio da palavra de Deus que foi preferida e pelo sopro do Espírito de Deus.
Querida irmã, querido irmão. A imagem do texto é maravilhosa e sobremaneira oportuna para o contexto que hora vivenciamos. Deus é capaz de trazer vida até mesmo onde a morte parece ter triunfado de forma derradeira. Assim também, Deus é capaz de trazer esperança e ânimo até em situações que pareçam desoladoras.
O exílio trouxe muita tristeza e sofrimento para o povo de Judá. Porém, é justamente nesse período em que este povo reafirma, e solidifica a sua fé. No momento em que eles se sentiram longe de Deus é que mais se aproximaram dele.
Talvez você também se sinta neste momento “exilado” dentro de sua própria casa. Saiba, porém, que por maior que sejam os motivos de nosso medo, nosso desânimo, nossas incertezas, Deus, que pode tudo, está acima dos infortúnios, por maiores que sejam.
Dentro de alguns dias celebraremos a Páscoa. A festa cristã que justamente nos anuncia que a vida vence a morte. E justamente a cruz e a sepultura, insígnias da morte tornam se arautos da ressurreição e da vida eterna que Cristo por nós alcançou.
Por isso, quero motivar você para que aproveite este tempo para fortalecer, reafirmar e solidificar a sua fé. Busque na Palavra de Deus e na oração a esperança em Deus e a certeza do seu amor, o qual também se manifesta neste momento conturbado. E que o Espírito vivificador de Deus sopre sobre você e te encha de paz e de graça. Amém.

 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Antigo / Livro: Ezequiel / Capitulo: 37 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56266
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br