Dia de Finados

05/11/2007



No dia 2 lembramos o feriado de finados. Em todo país pessoas foram ao cemitério e, com uma flor ou de outra maneira, lembraram com carinho a pessoa querida que não mais com elas está. A morte é uma experiência universal, mas isso não faz ela ser algo “fácil” em nada. É a mais profunda crise que uma pessoa pode enfrentar. Para a falta de dinheiro para pagar as contas é possível dar um jeito, mas que jeito dar diante da morte de alguém amado?

Vamos olhar para a Palavra de Deus. Temos um relato muito rico em Mateus 8.23-27. Vemos ali um punhado de gente, os discípulos de Jesus, num barco em meio a uma violenta tempestade. As ondas vinham com toda violência sobre o barco, e naquela hora parecia-lhes que sua morte havia chegado. Um grito dos desesperados discípulos ecoa fortemente: “Senhor, salva-nos! Perecemos!” É uma situação que espelha a situação humana: a fúria dos ventos e das águas simboliza a ameaça que o ser humano vive exposto. A vida humana é frágil. Sofre sob a finitude. É vulnerável. É imperfeita. E vemos isso com todas as “provas” no dia de finados. No grito dos discípulos por socorro, vemos a luta do ser humano pela sua vida. Sim, os discípulos queriam viver!

Será que o Senhor ouve o brado a ele dirigido: “salva-nos”? A situação dos discípulos no barco era desesperadora. A fúria do vento era muito maior que sua força e coragem. Assim como os discípulos, também nós precisamos de alguém que é mais poderoso para acalmar as tempestades. O ser humano tem a necessidade de ser colocado a salvo. É um anseio profundo. Enquanto existir no mundo angústia, desespero, dor e morte, também haverá clamor por salvação. Por isso quero afirmar para você: Jesus está presente no barco! Sim! E isso faz toda a diferença! Quem confia em Deus tem a salvação; não precisa temer, nem no presente e nem no futuro. Em outro momento Jesus disse: “Quem crê em mim, ainda que morra viverá” (João 11.25). Agarre-se a esta promessa de Jesus. Apega-te a ela! E ele estará contigo no teu barco para acalmar a tempestade!

O Senhor Jesus esteja com você e abençoe na rica medida de sua graça!

P. Astor Albrecht - Pastor em Indaiatuba/SP


Autor(a): Sínodo Sudeste
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8340
REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br