Dinâmica - Minha história, tua história

Rede de Recursos Educação Cristã Contínua

Materiais necessários: dados, sementes ou botões, papel pardo, canetas hidrocor e/ou giz de cera.
Os participantes sentam em grupos de 4 a 7 pessoas, ao redor de mesas. Cada grupo recebe uma folha de papel pardo e material para desenho.

1º MOMENTO
Em silêncio, cada participante desenha histórias ou símbolos religiosos marcantes, contornando cada desenho com uma figura geométrica na seguinte ordem: uma experiência ligada à educação cristã na sua infância, desenhada dentro de um círculo; uma outra experiência relacionada ao seu tempo de Ensino Confirmatório, desenhada dentro de um quadrado; uma experiência relacionada à atuação como educador ou educadora cristã, desenhada dentro de um triângulo; e uma pessoa de referência na sua vida de fé, desenhada dentro de um retângulo.

2º MOMENTO
Quando todos estão prontos com os seus desenhos, interligá-los todos por meio de caminhos que darão a rota do jogo de dados.

3º MOMENTO
Cada participante recebe uma semente de tipo diferente e a coloca sobre um desenho seu. Combinar em conjunto as regras do jogo. O melhor é cada qual iniciar num desenho seu e já falar sobre ele.

4º momento
Iniciar o jogo. Quando uma parada recair pela primeira vez num desenho, a pessoa que desenhou aquela cena conta esta história. Os outros escutam. Quando uma parada recai pela segunda vez sobre um desenho, aquela que lá chegou pode perguntar algo sobre a referida narrativa ou contar algo semelhante da sua vivência.

O jogo termina quando todas as histórias tiverem sido contadas.
 

Fonte: Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC), Editora Sinodal
- Portal Luteranos
 


Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Dinâmica
ID: 22636
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br