Ele nos Amou Primeiro

“Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” 1 João 4.19

14/02/2014

Imagem meditação Missionária Elfriede Krause - Deus nos amou primeiro
Elfriede
1 | 1
Ampliar

O amor, tantas vezes, é feito de conquistas. Mesmo sem perceber, as atitudes e o jeito de uma pessoa podem ir conquistando outra.
Mas, e entre nós e Deus, quem conquista quem? Deveríamos nós, tentar conquistar a atenção, o cuidado e o amor de Deus? Deveríamos através das nossas atitudes, buscar nos tornar merecedores de orações respondidas ou do próprio céu? A resposta que a sociedade de hoje parece nos dar é que sim. Mas, e a bíblia, o que ela diz?
A Bíblia nos conta do Deus de amor que nos ama tanto a ponto de cometer o inimaginável, dar o seu único e amado Filho por resgate a toda a humanidade na cruz. Contudo, não foi naqueles tempos que o amor de Deus despertou por nós, como se algo repentino tivesse tocado o coração de Deus e feito enviar Jesus para nossa salvação. Em Efésios 1.4 nos diz que “Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença”. Portanto, antes de Deus nos criar, antes mesmo do mundo existir, Deus já nos escolheu. E, por quê? Porque Ele nos amou, nos amou sem mesmo existirmos. Aliás, foi por nos amar que nos Ele criou.
Aqui me vem à imagem um casal que muito deseja ter um filho. Seja porque há dificuldade para engravidar ou outros motivos que prolongam o fato, porém, esse casal aguarda ansiosamente pelo dia em que finalmente receberão a confirmação de que há um filho seu por vir ao mundo. Eles amam essa criança muito antes dela ser concebida, e, estar com ela nos braços expressará que o tempo em que foi desejada era muito mais longo que os nove meses da gestação. Trata-se de um amor incondicional, que não esperou para ver primeiro se possuía seus traços, se era perfeita, inteligente, se seria querida ou agradecida. Não, o amor nasceu antes mesmo que a criança pudesse fazer qualquer coisa para ser amada.
Assim, Deus nos amou. Ele nos amou primeiro, muito antes que nós pudéssemos fazer qualquer coisa para nos tornar dignos ou merecedores deste amor. Não houve tempo. Há uma frase do escritor Philip Yancey que diz: “Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais. Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar menos. Porque Deus nos ama tanto quanto é possível um Deus com amor infinito amar”.
O fato de Deus ter nos amado primeiro e antes mesmo de existirmos, mostra-nos que Deus não tem limites em sua graça. Pois, mesmo na sua onisciência, conhecendo Deus todo o pecado em que a humanidade iria cair e buscar, Ele não deixou de nos amar, nem de nos criar. Mesmo ainda, sabendo que chegaria o tempo em que enviaria seu precioso Filho para morrer na terrível cruz em favor da nossa salvação.
Assim, quão mesquinhos nós seremos, se tentarmos por meio de boas ações, conquistar o favor de Deus. Se fizermos algo pelo nosso próximo, não por amor a ele, mas porque esperamos que Deus ignore uma ofensa ou então, para que abençoe a nossa vida. Deus é graça infinita. Ele não nos faz nada porque merecemos, senão porque, sem motivo nenhum ele nos ama.
Sei que para nós é difícil compreender um amor e uma graça tão abundantes. Mas cada vez que tentamos conquistar a Deus pelo que fazemos, que achamos que a atenção depositada por Deus a nós é graças ao que somos, enganamo-nos a nós mesmos e desprezamos a Deus com todo o seu amor e sua maravilhosa graça. Deus simplesmente nos ama porque Ele nos ama. Nós não temos nenhuma participação nisso, é pura graça! Estejamos, portanto, abertos para que o Deus verdadeiro se revele a nós e fujamos das armadilhas que querem nos levar a agir como se Deus dependesse dos nossos estímulos para ser com e por nós.

Abaixo compartilho o vídeo com uma canção, cuja letra nos leva a pensar o que seria de nós se não fosse o Senhor tal qual Ele é.

Missionária Elfriede Krause
Paróquia da Paz de Ijuí/RS

 


Autor(a): Missionária Elfriede Krause Paróquia da Paz de Ijuí/RS
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Testamento: Novo / Livro: João I / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 19
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 26840
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br