Ezequiel 37.1-14 - - 5º Domingo na Quaresma [Judica] - 26/03/2023

14/03/2023

26/03/2023 - 5º Domingo na Quaresma [Judica]
Prédica: Ezequiel 37.1-14
Leituras bíblicas: Salmo 130 * Romanos 8.6-11 * João 11.1-45
Miss. Sérgio Rocha – Comunidade Chapadão do Céu- GO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia queridos irmãos e irmãs! Sejam todos bem vindos neste dia de culto! O Senhor nosso Deus nos trouxe aqui para celebrarmos em comunidade reunimos em torno da palavra de Deus que viva e eficaz. Que bom que chegamos neste lugar, para adorar e exaltar ao Santo nome do Senhor nosso Deus.
ACOLHIDA AO VISITANTES: Queremos acolher, com alegria e uma grande satisfação as pessoas que nos visitam, desejamos que todos se sintam bem e possam expressar a sua fé no Senhor Jesus conosco neste culto.
Canto de entrada
Nº 8 - livro de Canto da IECLB- Estamos aqui Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Reunidos em culto em Nome e na presença do Deus Pai criador e sustentador de tudo, Deus Filho nosso Senhor e Salvador e Deus Espirito Santo aquele que nos congrega em comunidade neste dia.
Quero saudar a comunidade que se reúne com o texto do Evangelho de Marcos 10.45. Jesus Cristo diz: O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.

CANTO DE INVOCAÇÃO
Nº. 2– livro de Canto da IECLB- Que a Graça do Senhor Jesus
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Amado e bondoso Deus como é bom estarmos na sua presença! Somos gratos a ti por nós acolher, como seus filhos amados. Mesmo não merecendo tamanho acolhimento perdão e graça. O Senhor nos acolhe quando nós cometemos o delito de pecados e nós sabemos muito bem que nosso pecado separa-nos da presença do Senhor. Pedimos perdão pela nossa desobediência, quando não levamos a Tua Palavra Senhor a sério, perdão Senhor se sofrimento te causei. Que o sangue do Senhor Jesus possa nos limpar e purificar de todo os nossos pecados que aqui confessamos ouça Senhor nosso Deus a nossa oração que por seu amor possamos receber o Perdão e graça.
ANUNCIO DO PERDÃO
No momento que confessamos os nossos pecados com sinceridade de coração. Deus em sua infinita misericórdia nos perdoa e nos reconcilia consigo pois Deus estava na Pessoa de Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo (2 Coríntios 5.18-19) Deus nos concedeu seu perdão.

Oração do dia
Bondoso Senhor agradecemos por este dia tão especial onde nos reunimos em sua casa expressando o nosso louvor e nossa gratidão exaltamos seu Santo nome o Deus. Te agradecemos pelo teu imenso Amor por tua fidelidade e compaixão. Graças te damos Senhor Jesus porque tu vieste ao mundo por amor a nós.
Amado Deus te peço Guie a caminhada do teu povo para que estes não se esqueçam do teu agir em seu favor. Fortalece-nos o Deus a nossa fé e com tua presença ajuda nós a ouvir a tua Palavra e ás coloca-las em prática. Dá nós o Deus o seu amor e nos oriente. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Leituras bíblicas: Texto da prédica: Ezequiel 37.1-14
1ª Leitura Bíblica: Salmo 130
2ª Leitura Bíblica: Romanos 8.6-11
3α Leitura Bíblica: João 11.1-45
CANTICO INTERMEDIÁRIO
Hino –150- livro de Canto da IECLB- – Buscai primeiro o Reino de Deus

 

Prédica: Ezequiel 37.1-14
Queridos irmãos e irmãs, a visão do vale de ossos secos talvez seja a cena o relato mais conhecida de todo o livro do profeta Ezequiel.
O capítulo 37 de Ezequiel aborda um assunto urgente e de grande necessidade para a vida da igreja na atualidade.
Deus em uma visão leva o profeta Ezequiel para um vale. E neste vale havia muitos ossos secos, uma espécie de um grande cemitério; Talvez pessoas que ali foram mortas e/ou jogadas. Então o Senhor Deus perguntou para o profeta: filho do homem, poderão reviver esses ossos? E o profeta responde: Senhor Deus, tu sabes. Então Deus ordenou ao profeta: profetiza a esses ossos.
E quando o profeta profetizou àqueles ossos secos, ouve um grande ruído, osso se juntando a osso. Começou a crescer tendões, carne, e a pele sobre essa carne. Ali havia, agora, uma grande multidão de corpos, mas não havia vida neles ainda. Então o senhor Deus disse ao profeta: profetiza ao espírito.
E quando se profetizou ao espírito, o espírito de Deus entrou naqueles corpos sem vida, e eles se levantaram como um grande exército.
Irmãos queridos Deus disse ao profeta: este vale de ossos secos é a casa de Israel. Israel estava vivendo um tempo de crise espiritual, de abandono da verdade, tapando os ouvidos aos profetas de Deus. O coração do povo estava endurecido seus ouvidos ensurdecidos. E Deus precisou tratar com aquela nação de maneira dura firmes, permitindo que este povo fosse levado para um amargo cativeiro.
A situação da restauração parecia impossível, improvável ao olhos humanos de acontecer. Só um milagre de Deus poderia mudar aquela situação. Então Deus levanta o profeta para visualizar esse cenário, para mostrar algo a ele: ainda que o povo de Deus estivesse como um vale de ossos secos, mas o Senhor Deus é poderoso para levanta-lo, restaurá-lo, e para trazer vida, e vida em abundância que é descrito no Ev Jo.10.11.
Porém, essa cena do vale de ossos secos é um retrato muitas vezes de nossas igrejas e comunidades. É possível que uma igreja entre num processo, de apostasia, de abandono do verdadeiro Evangelho, aonde desencadeiam a frieza espiritual, sequidão, e morte espiritual, indiferença com as coisas de Deus.
Pessoas que desviaram, que abandonaram o evangelho de Cristo, que se perderam do caminho. Jesus Cristo no sermão da montanha alertou que muitas pessoas ainda estavam mantendo em seus lábios uma confissão e no coração uma espécie de fervor, mas já haviam abandonado o evangelho que transforma vidas e traz esperança ao desesperançado.
Muitos tem abandonado o primeiro amor, deixando de lado o compromisso, a fidelidade tem vivido uma espiritualidade superficial e sem vida, sem mudança.

Quero destacar aqui alguns ensinamentos importante para nossos dias.

1 - A necessidade de uma intervenção de Deus para mudar a história.

Um vale de ossos secos não pode por si mesmo se restaurar revitalizar. Isso significa que a morte está presente em todos os âmbitos. Morto não sente, não ouve, não reage, não tem fome nem sede.
Só Deus pode trazer o despertamento, o reavivamento, revitalização espiritual para a igreja. Essa é uma necessidade vital e urgente para a igreja de nossos dias.

 

2- Deus pode dar vida nova à igreja.

Olhem e vejam a pergunta feita ao profeta: filho do homem, poderão reviver estes ossos? O profeta poderia dizer: Deus, humanamente é impossível. Deus isso é um caso perdido, é uma causa que não tem solução. Mas o profeta num fio de esperança e fé, respondeu: Senhor Deus, tu sabes. Se Deus quiser, pode haver a cura para a igreja, a restauração para a igreja, a vida nova para a igreja, o avivamento para a igreja uma revitalização para Igreja.
Estamos vivendo um cristianismo apático, sem vida, sem compromisso e sem esperança. Igrejas que seguem que estritamente as normas ou regras estabelecidas por uma religião, mas que estão secas, áridas, parecendo um vale de ossos secos. Nós precisamos crer como o profeta Ezequiel: Filho do homem, poderão reviver esses ossos? E a resposta é: se tu quiseres, tu podes trazer vida novamente para a tua igreja Senhor!

 


3- A palavra de Deus deve ser o único instrumento para revitalização.


Profetiza. E profetizar é proclamar a palavra de Deus, é anunciar o evangelho de Cristo. Precisamos entender isso: o que a igreja precisa não é de autoajuda, de métodos usados na psicologia, não é de palavra positiva (tipo: creia e o milagre vai acontecer, ou, fale e a tua palavra tem poder para transformar as coisas – não, a palavra humana não tem poder!), a igreja precisa é a palavra do Deus vivo, é a bíblia a igreja precisa ter sede de Deus de estar na presença de Deus.
Deus tem compromisso é com a sua palavra quando ela é proclamada com fidelidade, e aí os ossos secos são despertados e então há vida! Porque o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê cf Rm 1.14. Precisamos desesperadamente voltarmos à Palavra de Deus que ela seja autoridade máxima em nossas igreja! sola escritura, isso foi defendido na reforma protestante por Lutero.


Se nós queremos avivamento, se nós queremos restauração espiritual é preciso proclamar a palavra do Deus vivo, porque esta palavra é viva, ela tem vida em si mesmo, e a palavra que sai da boca de Deus não volta para ele vazia sem cumprir o propósito a Ela designada (Isaias 55.11).

 


4- O Espírito Santo é o agente para revitalização.


Profetiza ao espírito. E diz a bíblia que quando o espírito entrou naqueles corpos sem vida, eles se levantaram com vida como um exército. É muito importante entendermos que nós precisamos do Espírito Santo! A igreja não pode caminhar sem o poder do Espírito Santo. Não adianta mudarmos técnicas, métodos, recursos humanos, ou termos os templos mais bonitos e aconchegantes. O poder do Espírito Santo de Deus”. É ele quem convence do pecado, da justiça e do juízo, é ele quem tem o poder de abrir os olhos da alma e tocar os nossos corações gerando uma mudança de vida.


O resultado dessa ação da palavra e do espírito é que aquele vale de ossos secos se levantou como um exército, poderoso e cheio de vida. Irmãos a maior necessidade da igreja evangélica atual é de um avivamento espiritual que passa primeiro por uma reforma, por uma redescoberta da palavra de Deus. No século XVI a igreja havia perdido a direção, perdido sua fidelidade às Escrituras, muitas novidades e inovações e doutrinas estranhas entraram para dentro da igreja e se perdeu o puro evangelho, o evangelho de Jesus Cristo. E a reforma foi um movimento que trouxe a igreja de volta para os trilhos da verdade.
Deus tem chamado seu povo para um tempo de oração de arrependimento, tempo de conversão, é tempo te retornarmos para Deus com sinceridade de coração. E Deus pela sua graça, misericórdia e poder há de intervir na igreja e na nossa vida trazendo restauração e vida nesse vale de ossos secos.
Amém comunidade.

 


Em resposta a esta palavra convido a Comunidade reunida a confessar publicamente a nossa fé com as palavra do credo apostólico.

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a palavra que acabamos de ouvir e movidos pelo Deus de amor queremos agora confessar a nossa fé.
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 84 – livro de Canto da IECLB- Por Tudo que tens feito

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
Querido Deus te agradecemos pelo culto que tivemos te damos graça pela sua manifestação do teu cuidado para com cada um de nós, pelo teu Santo Espírito. Agradecemos por tua palavra que é uma palavra viva e transforma todo nosso ser.
Senhor Deus que possamos aquietar-nos diante do Senhor Jesus para continuarmos a ouvir a tua voz e assim obedecer os teus mandamentos em nosso cotidiano.
Que sejamos lembrados constantemente do teu imenso amor e através Jesus de Cristo nos trouxe vida nova e salvação para que tenhamos vida abundante. Que tenhamos um coração grato pela benção que recebemos por meio da tua graça.
Assim também Senhor ouve os nossos pedidos: e nos assista com sua misericórdia. Deus obrigado por ser tão fiel para com seus filhos obrigado Senhor Jesus. E os demais pedidos que tenhamos colocamos na oração que teu Filho Jesus nos ensinou.
Pai nosso.
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja a tua frente para mostrar o caminho certo.
Que o Senhor esteja atrás de ti, para te livrar da falsidade das pessoas má.
Que o Senhor esteja ao teu lado para te abraçar enquanto estiveres triste.
Que o Senhor esteja abaixo de ti para te levantar quando caíres.
Que o Senhor esteja sobre ti para de abençoar. Assim abençoa o Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém
ENVIO
uma semana abençoada vão na Paz do Nosso Deus e o sirva com alegria nesta nova semana.
CANTO FINAL
Hino: 288 livro de Canto da IECLB- Vem derrama a paz.
 


Autor(a): Missionário Sérgio Rocha
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 69869
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br