Filipense 2.5-11 – Domingo de Ramos – Domingo da Paixão - 02/04/2023

14/03/2023

Filipense 2.5-11 – Domingo de Ramos – Domingo da Paixão - 02/04/2023

02/04/2023

02/04/2023 – Domingo de Ramos – Domingo da Paixão
Pregação: Filipense 2.5-11
Leituras: Isaías 50.4-9a; Salmo 31.9-16
Pastor voluntário: Osmar Diesel – Rondonópolis- MT

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
“Jesus respondeu aos discípulos: É chegada a hora de ser glorificado o filho do homem. João 12.23.”

Com essas palavras de nosso Deus, Jesus, eu quero te saudar e acolher neste dia, nele lembramos que o homem Jesus é também o Deus Jesus. Diferente de nós, que passamos a existir apenas no momento da concepção, Jesus já existia desde a eternidade. Mas tornou-se um ser humano com todas as limitações que temos. Chorou, mamou nos seios de Maria. Esfolou os joelhos ao cair quando criança. Mas mesmo assim continuou sendo Deus. Esse é o mais lindo mistério que não podemos explicar. Deus é assim INEXPLICÁVEL, porém totalmente acessível a nós. Na união com Ele queremos nos tornar semelhantes a Ele e louvá-lo pelo seu imenso amor por nós.

CANTO DE ENTRADA
Nº 92 - LCI - Exaltar-te-ei/Levantai, ó portas
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Aqui estamos reunidos em nome e na presença do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 14 - LCI – Deus está presente
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Para termos uma verdadeira união entre nós e com Deus é preciso reconhecer nossos erros, nosso pecado, só assim haverá mudanças em nossa vida e em nossos relacionamentos. Assim, também o apóstolo João nos ensina: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Oremos:
Bondoso e misericordioso Deus, nós estamos aqui diante do teu altar, próximos da lembrança de tua crucificação e ressurreição! Sim, ó Deus, nós pecamos em pensamentos, palavras e ações, mas também pecamos quando nos omitimos diante de situações em que deveríamos intervir e quando descuidamos de tudo o que deveríamos cuidar! De tudo isso nos envergonhamos! Ao invés de sermos um exemplo de pessoas amáveis que olham para os outros querendo ajuda-los nós queremos ser servidos, ser considerados melhores que os outros. Isso até afasta as pessoas de ti. Pecamos Senhor e muitas vezes deixamos de viver e semear o Evangelho em nosso dia a dia! Afastamo-nos de ti e de nossos irmãos e irmãs. Por isso, pedimos, tem misericórdia de nós e perdoa os nossos pecados, ajuda-nos a andar em novidade de vida, isso é o que te pedimos em nome do nosso Senhor Jesus. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Por causa do amor, da fidelidade e da misericórdia do nosso Deus, eu posso anunciar: os teus pecados estão perdoados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
KYRIE
Kyrie
Como comunidade reunida os nossos olhos também se voltam para as dores e o sofrimento do mundo e por isso, nós queremos clamar cantando: Pelas dores deste mundo, ó Senhor.
GLÓRIA IN EXCELSIS
Por tudo o que nós recebemos das mãos de Deus, nós bendiremos ao Senhor em todo o tempo!
139 - LCI – Salmos de louvor
ORAÇÃO DO DIA

Oremos:
Pai amado, graças e louvor te rendemos por podermos estar reunidos em teu nome e em tua presença nessa manhã/noite. Aqui nos reunimos para ouvir a tua Palavra que quer ser lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos passos! Ajuda-nos por meio do teu Santo Espírito para que possamos acolhê-la em nossos corações e mentes, e que possamos também a praticá-la em nosso dia a dia. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 50.4-9a
2ª Leitura Bíblica: Salmo 31.9-16

L Aclamemos a Palavra do Senhor, cantando:
C Aleluia
3ª Leitura Bíblica: Filipenses 2.5-11
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 30 - LCI – Ó querido e bom Jesus
PREGAÇÃO
Filipenses 2.5-11

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês, amém.
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, Filipo era uma cidade na qual a adoração a outros deuses era o que dominava a questão religiosa. Talvez por isso a comunidade judaica tinha seu local de oração fora da cidade. Paulo foi à busca de se reunir com as pessoas que adoravam a Deus. Lá encontrou mulheres que se reuniam, conversou com elas e lhes contou que Deus tinha vindo ao mundo e se tornado um ser humano, um homem chamado Jesus e que a confiança em Jesus nos dá o perdão de Deus e a vida eterna junto a Deus. Uma daquelas mulheres creu em Jesus, pediu para ser batizada, ela e sua família, que incluía até outras mulheres que trabalhavam com ela. Lídia tingia roupas e as vendia, produzia a tinta para tingir, tudo isso dava um trabalho enorme. Ela acolheu Paulo e quem com ele estava. Assim começou a comunidade de Filipo na casa de Lídia. Com isso já aprendemos que acolher o Evangelho pode transformar nossa casa numa comunidade cristã. Você tem compartilhado tua fé em tua casa em teu trabalho?
Essa comunidade enviou pelo menos três vezes auxílio a Paulo para ajudar na sua manutenção quando estava pregando o evangelho em outra cidade. Então uma comunidade ativa no cuidado com os irmãos. Então agora aprendemos que cuidar para que irmãos tenham o suficiente para viver traz bons frutos.
Mas como tudo tem um outro lado, haviam problemas de relacionamento entre esses irmãos e irmãs. Paulo cita que Evódia e Sintique, nomes estranhos para nós, tiveram uma discórdia e isso era algo que causava problemas na comunidade. Paulo fala em partidarismo, provavelmente porque uns ficaram do lado de uma e outros ficaram do lado de outra, mas não podemos afirmar isso, é só uma suposição. Mas então havia dificuldades que precisavam ser vencidas. E Paulo lembra a eles e elas que é preciso ter humildade. Humildade, palavra difícil de entender, principalmente porque, apesar da fé, ainda temos nossa natureza egoísta. Ela costuma atrapalhar nossa convivência com outros, na família, no trabalho, na comunidade cristã. Mais uma pergunta: Você tem deixado o teu egoísmo, a tua vontade de ser superior aos outros prejudica a vida com eles?
Qual é a solução? A solução é lembrar-se de Jesus. Sendo Deus, vivendo desde a eternidade, tendo o poder de participar com o Pai da criação do universo, Ele se fez homem para morar entre nós pobres pecadores.
Estamos na época da Paixão. Essa palavra é usada para se referir a um amor ardente por alguém. Talvez você lembre tantas vezes que esteve apaixonado ou apaixonada. O amor traz dor. Jesus se apaixonou por você, por mim, por toda a humanidade. Não a paixão no sentido sexual do amor. Mas amor ilimitado pelo simples desejo pelo bem da outra pessoa. Paixão, sofrimento. Jesus é aquele que sofre por todos nós. Sofre voluntariamente.
Mas e a culpa dos que a condenaram? Onde fica essa culpa? – Sim eles são culpados, mas você e eu também somos culpados. O nossa recusa de fazermos a vontade de Deus tantas vezes no nosso dia a dia faz com que mereçamos o castigo de Deus. Sei que estou sendo um pouco repetitivo, mas é isso. Por nossa culpa, nosso pecado, merecemos a ira de Deus. Mas gostamos de deixar isso de lado. Isso era coisa de pregações do passado. Cuidado, se você rejeitar que merece a condenação por causa de teu pecado você estará abrindo as portas para a tua condenação.
E então o que nos resta? O que podemos fazer? Não podemos fazer nada. Jesus fez por nós. Ele tomou o teu e o meu lugar. O lugar de cada ser humano desta terra. Sim, os que o condenaram são culpados. Você e eu também somos culpados. Mas ele decidiu tomar o nosso lugar se tornando um ser humano.
Ele deixou de ser Deus? Não. Lembra quando vieram prender Jesus? Pedro sacou o facão e cortou a orelha de um dos que vieram prender Jesus. Jesus disse: Basta. Para Pedro (risos), esse Pedro é uma parada. Pedro andava armado, não era de brincadeira. E Jesus disse um basta. Poderia ter dito um BASTA aos que vieram prendê-lo. Era só um basta para eles e estariam todos mortos, Ele é Deus, tem poder para isso. Mas ao invés de usar esse poder para matar a todos os que vieram prendê-lo ele usou seu poder para curar a orelha do homem a quem Pedro feriu. Jesus teria o poder de fazer todos os seus inimigos morrerem, mas ele usou esse poder para morrer em nosso lugar.
Você já crê nisto? Lembre, a oferta de nova vida esta aí. A confiança em Jesus como Salvador garante isso. Ao aceitar essa oferta de salvação você terá o auxílio do Espírito Santo para lutar contra o egoísmo que vive em nós. E terá forças para amar os outros sem querer ter o poder sobre eles. A fé em Jesus nos capacita a tratar os outros como superiores a si mesmo. Mesmo aqueles que não merecem. Que Deus te guie nessa fé e que ela te dê uma nova vida de servir aos outros. Amém.


HINO
Nº 173 - LCI – Nome sobre todo nome
CONFISSÃO DE FÉ

Como igreja, queremos confessar nossa fé nas palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - LC –
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________

PAI NOSSO

Querido e bondoso Jesus, nós te louvamos e agradecemos, porque mais uma vez viestes ao nosso encontro para nos alimentar com a Tua palavra e renovar a nossa fé. Louvamos-te e agradecemos por ter deixado sua glória para estar entre nós.
Te pedimos: seja nosso companheiro de caminhada! Dá que posamos ser teus imitadores em todas as situações. Que antes de falar ou agir nos perguntemos como o Senhor faria isso. Ò Espírito Santo, também clamamos a ti, ajuda-nos a mudar nosso modo de pensar e agir, guie nossas ações para que possamos ser uma comunidade em que um se preocupa e zela pelo bem estar material e espiritual do outro. Guia os nossos passos para que possamos permanecer na tua luz e assim, ser instrumentos de paz, amor e justiça nesse mundo. Amado Deus, colocamos sob o teu cuidado e proteção as nossas famílias, a nossa igreja, o nosso país, o nosso estado e a nossa cidade. Agradecidos pelo teu amor, teu cuidado e tua misericórdia, nos entregamos confiantes em tuas mãos ao orarmos como Jesus nos ensinou dizendo: Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Bênção
“O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”
ENVIO
Sigamos em paz, e sirvamos ao Senhor com alegria e em gratidão.

CANTO FINAL
Nº 263 - LCI – Paz, paz de Cristo
 


Autor(a): Pastor Osmar Diesel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 69870
REDE DE RECURSOS
+
Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br