Foi Cristo quem nos deu

23/02/2012

Foi Cristo quem nos deu, por meio da fé, esta vida na graça de Deus”  (Romanos 5.1)
Estimada comunidade, o Apóstolo Paulo se dirige com esta palavra à comunidade de Roma. Este versículo quer nos ajudar também a refletir o tempo de quaresma.
Paulo nos lembra que Deus nos fez seus amigos, através de Jesus Cristo. Por intermédio de Jesus Cristo somos justificados e reconciliados com Deus. Quaresma nos lembra que Jesus Cristo nos reconciliou com Deus na cruz. Que na cruz Cristo tomou sobre si os pecados da humanidade. Que em Cristo ressurge nova vida.
Se Cristo venceu dor, sofrimento e morte na cruz, por que então ainda tantas tribulações, angústias, medos e sofrimentos fazem parte da nossa vida? Paulo diz em Romanos 5.3 e 4: “E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança.” Paulo fala que os sofrimentos na caminhada produzem a perseverança. Que nos ensinam a ter paciência.
Um menino reclamava para sua mãe, dizendo o quanto tudo estava péssimo na sua vida. Na escola achava que as professoras o perseguiam, em casa brigava constantemente com os irmãos, com os amigos também tinha vários atritos... Enquanto o menino falava, a mãe preparava um bolo. Então a mãe perguntou se ele gostaria de comer um pedaço de bolo. – Claro! Respondeu. Então a mãe lhe ofereceu um pouco de óleo. – Que horrível! Disse ele. Logo lhe ofereceu dois ovos batidos. – Não, mãe! Disse o menino. – Bom, talvez você deseja um pouco de farinha? Perguntou a mãe. – Mãe, tudo isso é horrível!
Queixou-se o filho. A mãe contestou: – Sim, todas essas coisas separadas parecem horríveis. Mas quando se mistura tudo de forma correta, viram um bolo delicioso e apetitoso!
É isso que representa a vida na graça de Deus, da qual o apóstolo Paulo nos fala. O seu sofrimento na cruz e a sua ressurreição por nós só faz sentido, se olharmos o todo da sua vida: a cruz e a glória. A vida de Jesus Cristo é permeada por alegrias, triunfos, amizades, amor, mas também por abandono, sofrimento, angústia extrema e morte.
A vida na graça de Deus é um todo. Diariamente o Espírito Santo de Deus alimenta nossa esperança com amor, com alegria, com triunfos, com amizades, com novos sonhos... Porém, também nas tribulações da vida, nas quaresmas, lá está o Espírito Santo, nos encorajando a seguir com paciência e perseverança a caminhada da vida.
Que este tempo da quaresma nos ajude a ver que estar na graça de Deus não é só quando estamos vivendo tempos gloriosos na vida. Celebrar a quaresma é saber que estamos nas mãos de um Deus também nos momentos em que a dor, o sofrimento, a angústia e a morte desejam nos sufocar. Cristo Jesus caminha em direção a cruz para que saibamos que Deus também está conosco em nossas tribulações, que nelas quer alimentar a nossa paciência e perseverança.
Obrigado Senhor, pois em Cristo tu nos lembras que estás conosco em todos os momentos da vida. Estar na tua graça, na fé em Cristo, é saber que nas quaresmas da vida teus braços carinhosos nos carregam e nos guiam em direção aos teus sinais de ressurreição. Amém.
 


Autor(a): Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 12755
REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br