Histórias de vida e fé

Dia da Igreja - Sínodo Nordeste Gaúcho

01/08/2012

O Pastor Presidente da IECLB prega no culto do Dia da Igreja
O Espaço Criança divertiu e encantou os pequenos
Livro ´Histórias de vida e fé´
1 | 1
Ampliar

   “O Dia da Igreja mexeu conosco de um jeito que não conseguimos explicar”, disse o Pastor Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, P. Altemir Labes, referindo-se ao evento realizado no dia 3 de junho, em Igrejinha/RS, que reuniu quase 8 mil pessoas. Durante todo o dia, diversos grupos da IECLB tiveram espaço para divulgar o seu trabalho realizado nas Comunidades, nas áreas da música, do teatro, do artesanato, da diaconia e da missão, cada um conforme o dom que recebeu de Deus.
   No culto eucarístico realizado pela manhã, o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, saudou a importância do tema do Dia da Igreja, Histórias de vida e fé “Rememorar histórias nos ajuda a olhar para o presente. Relembrar a luta dos nossos antepassados nos inspira a termos fé no futuro. O que vocês fizeram aqui, no Sínodo Nordeste Gaúcho, resgatando 190 anos de história, é muito bonito”.
   Com o mesmo tema, foi lançado, durante o culto, o livro Histórias de vida e fé, organizado pelo Historiador, P. Dr. Martin Dreher. “Quem não se lembra da oração Ich bin klein...?”, perguntou o P. Dreher, quando subiu ao palco para falar sobre a publicação. Praticamente todos os presentes oraram junto. “Isso é história, história das nossas famílias, da nossa Igreja. O livro que está sendo lançado aqui representa a preservação da memória. A fé cristã vive da memória, do testemunho dos que foram antes de nós”, afirmou.
   Além dos Ministros e lideranças do Sínodo, o culto eucarístico foi prestigiado por convidados e autoridades, entre as quais o Secretário Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, representando o Governador Tarso Genro, o Prefeito de Igrejinha, Jackson Schmidt, o Pastor Sinodal do Sínodo Planalto Rio-grandense, P. João Willig, o Pastor Sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense, P. Dietmar Teske, o Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, P. Carlos Eduardo Bock, o Secretário Executivo da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Dr. Carlos Gilberto Bock, entre muitos outros. A 2ª Pastora Vice-Presidente da IECLB, Pa. Sílvia Genz, também participou do culto.
   Na parte da tarde, a programação atendeu todas as idades, com espaços da Criança e da Juventude, além de diversas feiras – Luterana, Economia Solidária e Rede de Comércio Justo e Solidário.Outra atração foi a mostra Nem tão Doce Lar, iniciativa da FLD, que objetiva a superação da violência doméstica. Ao reproduzir o ambiente de uma casa, a exposição denuncia a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens.
   Também chamou atenção a presença de catadores de Porto Alegre/RS, ligados ao Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que demonstraram a tarefa de separar resíduos orgânicos do material reciclável e explicaram aos visitantes a importância do trabalho dos catadores. A atividade esteve ligada ao Cataforte, uma iniciativa do MNCR que é apoiada pela FLD.

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br