Isaías 40.1-11 - 2º Domingo de Advento - 06/12/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

30/11/2020

06/12/2020 - 2º Domingo de Advento
Prédica: Isaías 40.1-11 - Leituras bíblicas: Salmo 85.1-2,8-13 * 2 Pedro 3.8-15a * Marcos 1.1-8 Cor litúrgica: violeta ou azul
Pastor Osmar Diesel – Rondonópolis MT
Caderno de Cultos 2020 – Sínodo Mato Grosso

ACOLHIDA
O profeta Isaías diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. E toda a humanidade verá a salvação de Deus. Lucas 3.4,6 (

Acolher os/as visitantes
Com as Palavras bíblicas do Lema da Semana iniciamos o segundo domingo do tempo de Advento. Sejam todos/as bem vindos/as! A Palavra, lembrada por João Batista no Evangelho, nos convida à reflexão e ao preparo de nossas vidas para recebermos aquele que veio e que virá novamente, Jesus Cristo! (Convite para acender a 2º vela da coroa de Advento se assim não fora anteriormente).

CANTO DE ENTRADA
Nº 6 - LCI – Aqui você tem lugar
Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos/as em nome e na presença do Trino Deus: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 2 - LCI – Bênção
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Pai amado nos alegramos em estar na tua presença, na comunhão com irmãos e irmãs na fé. Mas também reconhecemos a tristeza de não realizarmos a Tua vontade, nós pecamos contra ti, pecamos contra a tua Palavra, pecamos e prejudicamos a nós mesmos e ao nosso próximo. Pecamos com palavras, com gestos, com pensamentos que prejudicam as pessoas ao nosso redor, não levamos em consideração a tua vontade que é justa. Deus de amor, neste tempo de Advento, onde queremos nos preparar para a vinda de teu Filho, reconhecemos o quão falha e pequena é a nossa fé, não somos merecedores do teu amor, mas te louvamos pois por meio de Cristo podemos pedir: tem piedade de todos nós! Purifica-nos de toda a maldade e olha para nós com compaixão e ternura. Olha para nós como o Bom Pastor que pega os cordeirinhos no colo. Concede-nos a certeza do teu perdão e da possibilidade de trilharmos um novo caminho, uma nova vida, transformados pelo agir do teu Espírito. Assim oramos e confessamos. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
A todos/as que de forma sincera reconhecem os seus pecados e deles se arrependem, eu anuncio a palavra da graça: Falem carinhosamente aos moradores de Jerusalém e digam-lhes que já terminou a sua escravidão e que seus pecados foram perdoados (Isaías 40.2). Quem crer nisto, que assim seja. Amém.

KYRIE
Somos agraciados/as por Deus com o seu perdão. No entanto, este mundo continua experimentando o poder da corrupção, da morte, das injustiças, da violência. Assim como no tempo de Isaías órfãos e viúvas eram prejudicadas, ainda hoje a injustiça cerca os necessitados. Por isso Pai não podemos calar diante do sofrimento. Queremos levar tudo isto na Tua presença quando cantamos:
Pelas dores deste mundo...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Em Jesus Cristo, Deus perdoa os nossos pecados, ouve o nosso clamor e vem ao nosso encontro. Isto é motivo de alegria e esperança. Por isto nós podemos cantar:
Nº 68 – LCI – Glória in excelsis
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, precisamos que o Senhor fale a nós. Console quem precisa ser consolado, repreende quem precisa ser repreendido. Conceda que nossos ouvidos e nosso coração não se fechem perante tua vontade. Assim como guiaste o teu povo no passado guia-nos neste momento. Revela a nós a tua santa e eterna vontade. Ilumina a nossa compreensão para que a Tua Palavra não volte vazia, mas que encontre em nós espaço. Isto nós te pedimos por Jesus Cristo, teu Filho amado, Ele que contigo e o Espírito Santo vive e reina por toda a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 85.1-2,8-13
Aclamação do Evangelho: Lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho é a tua Palavra. Aclamemos a Palavra do Evangelho: Aleluia!
2ª Leitura Bíblica: 2 Pedro 3.8-15a

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 588 – LCI – Cantar do amor

PREGAÇÃO
Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com todos vocês! Amém.
Estimada comunidade, irmãos e irmãs em Cristo Jesus.
Convidar para a leitura bíblica de Isaías 40.1-11

O texto do profeta Isaías que ouvimos começa com uma dupla ordem de consolo. A partir deste capítulo Deus inverte sua ação. Até o capitulo 39 havia anúncio do castigo de Deus, chegando a igualá-los com o povo de Sodoma e Gomorra. (Isaías 1.10-13). Povo, incoerente, que invoca a Deus, mas deixa os órfãos e viúvas desemparados e sofrendo. Esse povo é convidado a converter-se. É convidado a sair de uma fé aparente para uma fé verdadeira onde o amor a quem sofre está presente.
A partir do capítulo 40 Deus anuncia seu perdão. Essa é a nova ênfase: Deus oferta seu perdão. Console, console é a ordem de Deus. Quando lemos “recebeu da mão do Senhor em dobro por todos os seus pecados.” (Verso 2), nossa tendência é entender que o povo foi castigado além do que devia. Entender que eles foram castigados em dobro está errado, o Deus de amor jamais faria isso. Deus quer que eles entendam que não precisam ter medo de que ainda há algo a pagar, ou algo a sofrer. Não há mais dívida, ela foi totalmente paga, como se tivesse sido paga em dobro. Em Isaías 53 isso é reafirmado. O servo sofredor, Jesus, pagou a dívida.
Os versos 3 a 5 falam de preparar a vinda do Senhor. Naquela época rei ou imperadores iam a locais que estavam sob seus domínios. Antes dessa visita, emissários iam antes anunciando a vinda desse governante. Então os caminhos eram preparados, eram melhorados, para o governante passar. Isaías usa essa experiência para dizer: - Seu governante está chegando, vocês verão a sua glória, preparem-se. O soberano não vem para cobrar, ele vem para recompensar. Esse soberano é como um pastor que com amor cuida do seu rebanho. Cuida das ovelhas, referência a mães e viúvas. Cuida das crias das ovelhas, referência aos órfãos.
Até aqui vimos o entendimento daquela época sobre texto lido. Agora queremos ver o que Deus quer nos dizer através desta Palavra. Vou destacar 3 coisas que podemos aprender. 1) O pecado traz o juízo de Deus;
2) Deus oferta graça e perdão;
3) Perdão leva ao abandono do pecado.

Primeiro. Nem todo sofrimento é consequência de pecado. Porém quem desobedecer a Deus, viver contra a sua vontade e prejudicando os outros vai ter que encarar o juízo de Deus. Aquele povo, por ter sido injusto com os órfãos e viúvas, foi julgado por Deus. Desse povo, quem não morreu, foi levado como escravo para uma terra distante.
Nós também se nos afastamos de Deus, da sua vontade, se fizermos o mal ao nosso próximo vamos enfrentar consequências. Por isso se pergunte: Há em minha vida sofrimento que veio em consequência de meu pecado? Como eu disse antes, nem todo sofrimento é devido a um pecado, mas há aqueles que são e esses precisam ser confessados a Deus pedindo seu perdão.
Segundo. Deus oferta graça e perdão para quem quiser ser perdoado. Essa graça e perdão nos são dadas através de Jesus. Ele pagou em dobro nossa dívida com Deus. Aquele que crê que Jesus lá na cruz pagou sua dívida com Deus pode ter paz em seu coração. Não precisa ficar com medo do juízo de Deus.

Terceiro: Uma vez perdoado há o abandono do pecado. Agora inicia a libertação da escravidão que o pecado impõe. Ficar desprezando o amor de Deus, ficar vivendo como se não precisasse prestar conta de sua vida a Deus, ou como se não precisasse de seu perdão, é viver na escravidão do pecado.
Só quem busca perdão em Jesus e por isso abandona o pecado está liberto, está livre. Esse será abençoado, protegido e cuidado por Deus. Esse será o cordeiro nos braços do Bom Pastor.
Recapitulando. O pecado vai trazer tristeza e dor, Deus oferece perdão ao pecador através da confiança em Jesus. Ser perdoado produz um coração que não quer mais pecar. Por isso creia em Cristo, abandone o pecado e verá as bênçãos de Deus sendo derramadas em tua vida. Amém.
HINO
Nº 355 – Já vem perto o natal

CONFISSÃO DE FÉ
A nossa esperança está firmada em Deus. Assim, unidos com toda a cristandade confessamos a fé no Trino Deus declarando:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 11 – HPD 2 – Rejubila, filha de Sião

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido e eterno Deus. Agradecemos pela oportunidade deste culto. Que a tua Palavra que ouvimos nos conduza e vivermos uma vida justa cheia de amor aos que sofrem. Pedimos pelos doentes…(mencionar nomes, se houver). Pedimos pelos desempregados (mencionar nomes...) Pedimos por nosso país, pelos nossos governantes. Pedimos que em nosso mundo países e governos busquem tua vontade para que a vida das pessoas possa melhorar. E tudo mais confiamos aos teus cuidados quando oramos como o próprio Jesus nos ensinou:
PAI NOSSO
Pai nosso ...


LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós. O Senhor sobre vós levante o seu rosto, e vos dê a paz.
Que assim vos abençoe o Trino Deus, o Pai, e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Ide em paz e servi ao Senhor com alegria e gratidão, confiantes em seu cuidado, anunciando a sua salvação.

CANTO FINAL
Nº 307 – LCI - Ide em paz a vossa via
 


Autor(a): Pastor Osmar Diesel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 2º Domingo de Advento
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 40 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 59208
REDE DE RECURSOS
+
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br