Isaías 61.1-4, 8-11- 3º Domingo de Advento- 17/12/2023

19/07/2023

17/12/2023 – 3º Dom. de Advento

Pregação: Isaías 61.1-4,8-11; Leituras: Salmo 126 ou Lucas 1.46-55; 1

Tessalonicenses 5.16-24; João 1.6-8,19-28
Leonardo Trindade – Lages – SC

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Sejam bem vindos a mais um culto ao nosso Senhor. É uma imensa alegria nós podermos estar mais uma
vez reunidos como comunidade por meio de nossa fé no Senhor. Quero saudar a comunidade com o lema
da semana, que se encontra na Palavra de Deus no Evangelho segundo Mateus, cap. 11.10, a qual nos diz:
“João Batista é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: Aqui está o meu mensageiro, disse
Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho”. João Batista foi o profeta enviado por
Deus para preparar o caminho para o cumprimento da grande profecia de salvação prometida por Deus há
séculos, esperança esta a qual rememoramos neste tempo de Advento; esperança esta que diz respeito a
Jesus Cristo, a única verdadeira razão pela qual celebramos o Advento em nosso calendário.
Acolher os/as visitantes
Costura: Em concordância com estas palavras, quero convidar a comunidade para louvarmos ao Senhor
com o hino...
CANTO DE ENTRADA
Nº 365 - LCI – Rejubila, filha de Sião, regozija-te, Jerusalém!
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
E é nesse júbilo que podemos viver por conta da realidade da salvação trazida por Cristo que nos
reunimos neste culto em nome e na presença do nosso Trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 366 - LCI – Cantai, ó piedosos, ao nosso Salvador!
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
A palavra do Senhor declara no livro do profeta Jeremias 17.9 que “Enganoso é o coração, mais do que
todas as coisas e desesperadamente corrupto...”. É uma passagem que expressa muito bem o quanto o
nosso ser é afetado por nossa natureza pecaminosa. Por conta dessa natureza, nós inevitavelmente
cometemos pecados contra Deus, de inúmeras maneiras. E por esse mesmo motivo, precisamos nos
arrepender e confessar nossos pecados, para que alcancemos o perdão, que foi instituído por Cristo em
seu nascimento, vida, morte e ressurreição. Crendo nisso, convido a comunidade para que façamos um
breve momento de silêncio e em seguida, clamemos ao Senhor por perdão.
“Pai amado, só o Senhor sabe o quanto pecamos contra ti, trazendo vergonha a nós mesmos perante a tua
presença. Cometemos pecados em ações, pensamentos, palavras ou em omissões. Rogo a ti, para que

pelo teu infinito amor tu exerças novamente a tua misericórdia sobre a vida de cada um de nós, nos

concedendo o teu perdão, para que continuemos nossa jornada rumo à Salvação que o Senhor nos chama
para viver. Rogo por isso em nome do teu Filho Jesus Cristo. Amém!”.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Assim nos responde o Senhor, mediante a tua Palavra presente na carta de Paulo aos Efésios: Em Jesus
Cristo “temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que
Deus derramou abundantemente sobre nós [...]”. Crendo nesta Palavra, declaro a comunidade aqui
presente que, se confessamos nossos pecados com sincero arrependimento, eles já estão perdoados. Em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
KYRIE
Como comunidade cristã reunida, nossos olhos também se voltam para as dores e o sofrimento do mundo
mau em que estamos vivendo. Por isso, nós queremos clamar cantando: Nº 56 - LCI – Pelas dores deste
mundo.
GLÓRIA IN EXCELSIS
E na certeza de que nosso Deus sempre vem ao nosso encontro, por conta de sua infinita bondade e infinito
amor pela humanidade, dedicamos glória a este Deus cantando: Nº 70 - LCI – Glória, glória, glória a Deus
nas alturas.
ORAÇÃO DO DIA
Oremos:
Pai amado, estamos reunidos em comunidade para ouvir a tua Palavra que quer preparar os nossos
corações nesse tempo de advento. Ajuda-nos por meio do teu Santo Espírito para que possamos recebê-
la em nossos corações e mentes, e que ela possa germinar em nossa vida, para que possamos também a
praticá-la em nosso dia a dia. Isso nós te pedimos em nome de teu filho Jesus Cristo. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 126
2ª Leitura Bíblica: 1 Tessalonicenses 5.16-24
L. Aclamemos ao Evangelho, cantando:
C. Aleluia
3ª Leitura Bíblica: João 1.6-8,19-28
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 81 - LCI – Louvemos todos juntos

PREGAÇÃO
Isaías 61.1-4; 8-11.
SAUDAÇÃO APOSTÓLICA
A graça do Senhor Jesus, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo seja com todos e todas nós,
amém!
INTRODUÇÃO
Como Igreja estamos hoje a celebrar o 3º Domingo de Advento, tempo de Preparação para a chegada do
Natal. Para a Chegada do Deus-Menino, que traz consigo a Salvação que vem de Deus.
Esse é tradicionalmente o tempo de dar aquela faxina geral em nossa casa: arredar os moveis, lavar o chão,
parede e o teto; este também é o tempo de nos reunirmos para prepararmos as guloseimas – penso de um
modo especial nas bolachas. Mas também é um tempo que tiramos para refletir sobre o ano que passou, no
qual e do qual fazemos um balanço. E se formos honestos conosco, teremos que admitir que não fomos os
seres humanos que gostaríamos de ter sido. De que, em diversas ocasiões pecamos contra Deus e contra
nosso próximo. E por vezes, contra aquele que está mais próximo. Teremos de admitir, de que não fomos os
melhores maridos para nossas esposas; ou de que não fomos – em diversas situações – as esposas que
nossos maridos esperavam; de que não fomos os filhos que nossos pais esperavam. Enfim, a lista é enorme.
Poderíamos ainda adicionar a ela o fato de sermos maus vizinhos, ou muitas vezes acabarmos por ser umas
decepções ambulantes também na vida em comunidade. Ou seja: de um ponto de vista puramente humano,
se formos realmente honestos, a conta está para lá de negativa. É justamente para cada um de nós, que está
de coração dilacerado que o texto do profeta Isaías quer falar neste culto.
DESENVOLVIMENTO
Convém notar que o recorte reservado à nossa reflexão esta posto dentro de um bloco maior do livro do
profeta Isaías, que compreende a última parte desta obra (Cap. 56-66). Esta parte foi composta cerca de 500
anos antes de Jesus nascer, e tem o objetivo de dar consolo aos israelitas que haviam passado 70 anos no
Exílio da Babilônia. 70 anos cativos em uma terra estranha, sem ter acesso a seu Templo, sem sua liturgia –
enfim, sem poder cultuar o seu Deus. Este povo que volta e precisa achar esperança em meio aos
escombros – literais e metafóricos – de um mundo que para eles não existe mais. É para este povo que o
profeta Isaías grita a plenos pulmões o texto que lemos hoje. E este texto está repleto de um sentimento
consolador, repleto da certeza de que Deus não abandonou o seu povo. E de que, a partir da Comunhão
deste povo com este Deus, tudo vai ser restaurado: a Cidade, o Templo, a Liturgia, o Culto como um todo.
Enfim, haveria ali a restauração da identidade daquele povo enquanto tal.
O evangelho segundo Lucas por sua vez, nos relata que ao ir Jesus numa sinagoga em Nazaré sua cidade,
num dia de sábado, deram-lhe para ler justamente o livro de Isaías e seu olhar pousou justamente na
passagem de Isaías 61.1-4, ao passo que Jesus sendo um exímio interprete dos Profetas 1 , após ler o trecho,
diz aos seus concidadãos que aquela passagem havia se cumprido Nele, bem diante daqueles que o
observavam (Cf. Lc 4.18-21). O relato segue, e é sabido que a interpretação de Jesus sobre essa passagem
causa escândalo e alvoroço junto aos nazarenos.
Mas fato é, que esse relato de Lucas nos deixa claro que a mensagem de Salvação, Esperança, Consolo, de
um Deus que vem ao encontro do ser humano perdido e pecador que os israelitas ouviram de Deus pela
boca de Isaías há 500 anos, agora em Jesus esta mensagem se tornou carne, corpo, pessoa, para usar as
palavras do evangelho segundo João (Cf. Jo 1.14). E mais que isso: na pessoa, na obra e no destino – morte e
ressurreição – de Jesus de Nazaré, esta Salvação, Esperança e Consolo não se restringem somente ao povo
de Israel, mas são ofertados pela fé (Cf. Rm 1.17) a todos os seres humanos “Até os confins da Terra” (Cf. At

1 Para o historiador austríaco de origem judaica, David Flusser, não resta dúvida de que o Jesus histórico, além de ser a força motriz
por trás do nascente cristianismo, também era um rabino excepcional, expositor da Torá e dos Profetas. Cf. FLUSSER, David.
Jesus. São Paulo: Perspectiva, 2010, p. 55ss.

1.8). Ou ainda como vai dizer um influente autor católico do início do século XX: “Na pessoa de Jesus de

Nazaré, o próprio Deus se volta ao homem de modo irrevogável 2 .
CONCLUSÃO
Essa é literalmente a Graça escandalosa deste tempo de Advento/ Natal: de que mesmo nós sem
merecimento algum, sendo pecadores e inimigos de Deus (Cf. Rm 5.10), recebemos o presente de quem em
Cristo o próprio Deus torna-se ser humano e, mesmo não tento pecado, assume o nosso pecado e morre a
morte que estava preparada para nós (2 Co 5.21). Por isso, este tempo de espera pelo Natal, É sem dúvida
um tempo de Reflexão pessoal, mas essa reflexão não deve nos levar ao desespero. Não em absoluto! Pois
neste tempo, lembramos e confessamos que Jesus Cristo, O Deus encarnado é aquele que vem ao nosso
encontro, para nos perdoar e nos salvar. Que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarde
nossos corações e mentes. Amém.
HINO
Nº 373 - LCI – Noite feliz, noite feliz!
CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 379 - LCI – Surgem anjos proclamando
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
PAI NOSSO
Pai amado, nós nos achegamos mais uma vez diante de ti, para louvar e agradecer, pela nossa vida, pela
nossa família, pelo trabalho e pelo pão de cada dia. A ti louvamos e agradecemos pelo teu perdão e pela
oportunidade de ouvir a tua palavra e deixar que ela germine em nossa vida! Permite que o teu Santo
Espírito nos ajude para que nesse tempo de advento, possamos experimentar e compartilhar do teu amor
de forma mais intensa e verdadeira ao nosso próximo. Que possamos espalhar sinais da tua paz por todos
os cantos e lugares, assim como fazemos com as luzes e piscas- piscas que os enfeitam. Usa-nos conforme
a tua boa, perfeita e agradável vontade. Amado Deus, agradecidos, colocamos sob o teu cuidado e
proteção as nossas vidas, nossas famílias, a nossa igreja, o nosso país, o nosso estado e a nossa cidade.
Tudo mais que carregamos em pensamentos e corações, e que nem conseguimos expressar com palavras,
entregamos aos teus cuidados por intermédio de Jesus, o teu Filho amado, através de oração que Ele nos
ensinou: Pai nosso...

2 RAHNER, Karl. O desafio de ser cristão: textos espirituais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1978, p. 35.

LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
BÊNÇÃO
“O Senhor te abençoe e te guarde; Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha
misericórdia de ti; Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Que assim te abençoe o Trino
Deus: Pai+Filho+Espírito Santo. Amém”.
ENVIO
Vão na paz de Cristo e sirvam ao Senhor com alegria. Tenham uma abençoada semana!
CANTO FINAL
Nº 286 - LCI – Deus te abençoe, Deus te proteja


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 70866
REDE DE RECURSOS
+
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br