James Gall (1808 - 1895)

Obra e Biografia

29/06/2012

James Gall (1808 - 1895) melodia de HPD 306

Rev. James Gall nasceu 1808 na Escócia.
Faleceu 1894, com 87 anos de idade.

James Gall era cartógrafo escocês que se tornou ministro duma Igreja Independente. Foi educado em Edimburgo. Seu pai James Gall (*1783, casado com Ann Collie na Paróquia de Edimburgo em 25-10-1805) era um editor próspero, que por sua vez tinha definido um sistema de impressão para cegos. James Gall Fº se juntou ao negócio do seu pai em 1838. Porém, ele partiu em 1847 para procurar uma carreira religiosa, estudando inicialmente na Universidade de Edimburgo e mais tarde na Faculdade Nova. Ele serviu como ministro da Igreja de Moray na Cidade Velha de Edimburgo, e foi o fundador da Carrubbers Missão Secreta.

Ele também escreveu vários trabalhos religiosos. Neles revela um ponto de vista geralmente bastante não convencional. Idéias de Gall na área da religião foram detalhados num livro chamado The Stars and the Angels (As Estrelas e os Anjos). Ali ele não só discute a existência de outros planetas habitados, mas também descreve a visão que Gabriel teria tido no seu caminho do céu para terra, quando foi anunciar a Maria que ela seria a mãe de Jesus.

Além disso ele teve interesse em astronomia. Era o seu Guia Fácil às Constelações (1870) e o seu Atlas das Pessoas nas Estrelas que atraíram a atenção das pessoas. Neste contexto ele desenvolveu a Projeção ortográfica de Gall. Ele projetou a esfera celestial sobre papel plano a tal ponto que evitou distorcer as formas das constelações. Ele também aplicou esta mesma técnica ao mapa terrestre, desenhando um mapa plano da terra redonda. Gall apresentou o trabalho dele na reunião da Associação Britânica para o Avanço de Ciência em Glasgow em 1855, e mais completamente na Revista Geográfica Escocesa num artigo intitulado Uso de projeções Cilíndricas para Propósitos Geográficos, Astronômicos e Científicos em 1885.

Re-inventado pelo historiador alemão Arno Peters em 1967, a Projeção Gall-Peters, como foi conhecida, foi adotada amplamente pelas Nações Unidas e outras organizações importantes da Europa e América do Norte.

O filho de James Gall se tornou editor notável e homem de negócios na Jamaica.

Fontes: Wikipedia, the free encyclopedia e http://www.brainyencyclopedia.com/encyclopedia/j/ja/james_gall.html

James Gall consta como autor da melodia de HPD nº 306 , cuja letra A noite termina, a aurora já vem é da autoria de  Richard Holden (1898)
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15727
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br