Jeremias 20. 7-13 - 4º Domingo após Pentecostes - 25/06/2023

15/03/2023

25/06/2023 - 4º Domingo após Pentecostes
Prédica: Jeremias 20. 7-13; Leituras: Rm 6.1b-11; Mt 10.24-39
P. Deolindo Feltz – Cuiabá - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom Dia/Boa Noite!
Sejam todos e todas bem vindos e bem vindas a esse culto. Que bom que vocês vieram. Estar na presença de Deus e dos irmãos e irmãs na fé é uma grande oportunidade de comunhão, de orientação, de confissão, de conforto, de esperança e de fé. Certamente, cada um e cada uma de vocês está aqui para trazer e deixar algo, bem como para encontrar e levar algo. Que Deus permita que isso, de fato, aconteça!
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 05 – Livro de Canto – Aqui chegando, Senhor!

SAUDAÇÃO E INVOCAÇÃO TRINITÁRIA
Em Joel 2. 32 está escrito: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. É nesta esperança que invocamos a presença do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 – Livro de Canto – Em nome do Pai!

CONFISSÃO DE PECADOS
Em provérbios 28. 13 está escrito: “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona”.
Assim, os convido para confessarmos os nossos pecados a Deus, buscando a sua misericórdia e o seu perdão. Uma vez que Deus nos conhece e sabe o que aflige e pesa o nosso coração, podemos colocar em silêncio diante Dele tudo aquilo que tira a nossa paz ...(Dar alguns segundos e depois siga proferindo estas palavras)
Deus! Ouça e atenda a confissão de pecados que cada pessoa aqui te fez em silêncio. Nós estamos diante da tua face com as mãos cheias de tropeços e fragilidades. Cometemos erros no nosso relacionamento contigo, com as pessoas e com todo o meio que nos cerca. Senhor, nas nossas crises esquecemos de ti, não confiamos na sua presença e pensamos até mesmo em desistir de ter servir. Nós pecamos em palavras, em ações, em pensamentos. Esses pecados pesam sobre nós, causam a tua tristeza e o sofrimento em quem está à nossa volta. Confiamos na tua graça e misericórdia. Perdoa-nos, renova-nos e devolva a alegria de vivermos em paz contigo, com o próximo e conosco mesmos. Por Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Para quem confessa os seus pecados, se arrepende deles e está disposto a não mais cometê-los, ouve de Deus uma boa notícia. No livro dos Salmos, capítulo 32, está escrito: “Feliz é aquele cujas maldades Deus perdoa, e cujos pecados ele apaga! Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados”.

KYRIE
A nossa mente, o nosso coração, as nossas palavras, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos devem estar voltados para além daquilo e daqueles que estão à nossa volta. O mundo distante também geme e sofre por causa das suas dores. Estando distantes, muitas dessas dores, nós, com as nossas próprias mãos, não podemos aliviar... mas, Deus pode. À nós cabe clamar a Deus para que Ele mesmo olhe por estas dores e as alivie. Assim, como comunidade cristã, clamamos a Deus cantando:

Nº 56 – Livro de Canto – Pelas dores deste mundo, ó Senhor!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Mesmo diante de um mundo que passa por muitas dores, ele não deixa de ser um mundo onde momentos, ações e situações boas também acontecem. Acima de tudo Deus é um Deus de amor, de compaixão, de ajuda. Por mais que às vezes O sentimos distante, Deus não se esqueceu deste mundo e continua mandando os seus bons sinais na terra e na nossa vida. É bem por isso que podemos e devemos, além de clamar, dar glórias a Deus. Façamos isso cantando:

Nº 73 – Livro de Canto – Ontem, hoje e para sempre!

ORAÇÃO DO DIA
Deus do amor e da compaixão! Tu estás conosco em todos os tempos, momentos e lugares. Gratidão por isso. Reunimo-nos na tua presença aqui porque cremos que tu podes nos cuidar e dar um rumo à nossa vida. Tu és a nossa verdadeira luz que brilha e nos mostra o caminho certo. Tu ajuda a sermos e pertencermos ao corpo de Cristo. Estamos diante da tua face porque cremos que tu nos enxerga, nos carrega, nos reúne, nos perdoa, nos ilumina, enxuga as nossas lágrimas, e nos convida a sermos seus discípulos/as. Dá-nos o Espírito Santo, para acolhermos com fé e devoção a tua Palavra neste culto. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Romanos 6. 1b-11

2ª Leitura Bíblica: Mateus 10. 24-39

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 322– Livro de Canto – Antes que te formasses!

PREGAÇÃO
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos e todas vocês. Amém!
Crise! Quem de nós nunca passou por um momento de crise? Crise financeira, crise no casamento, crise na profissão, crise na fé?
Há quem diga que, ao longo de toda a nossa vida e ao longo de todo o tempo, sempre estamos lidando/vivenciando algum tipo de crise. Ou nós estamos entrando numa crise, ou estamos no meio de uma crise, ou estamos saindo de uma crise para entrar em outra. Somos crisioneiros, essa é a verdade!
Do grego krisis, crise indica uma situação crítica, um momento perigoso, uma alteração de curso que pode evoluir para a ordem ou para o caos, dependendo dos recursos internos e externos, e do caminho escolhido pelo crisioneiro. Estudiosos dizem que existem três tipos de crise: crises de desenvolvimento, crises acidentais e crises existenciais.
As crises de desenvolvimento fazem parte da vida de qualquer pessoa. Elas surgem já nos primeiros meses de vida e acompanham o ser humano enquanto ele cresce, escolhe, decide, envelhece, adoece, necessita e morre. Entre muitos exemplos de situações que podem desencadear uma crise de desenvolvimento está o desmame, o nascimento de mais um bebê na casa, o primeiro dia na escola, a escolha da profissão, a mudança de cidade, a escolha da pessoa amada, o plano de previdência, e assim por diante!
As crises acidentais também fazem parte da vida humana, mas é possível que nem todas as pessoas acabem tendo que lidar com algumas delas. Em geral, elas estão relacionadas a situações ruins, não esperadas, não planejadas, trazendo desequilíbrio emocional, físico, social e espiritual. Entre as situações que desencadeiam uma crise acidental está uma gravidez não planejada, a separação entre um casal, uma demissão repentina, a falência nos negócios, um acidente grave, ou ainda a morte de alguém próximo.
As crises existenciais também fazem parte da vida humana, acometendo um número significativo de pessoas. Sua origem está em perguntas e questionamentos sobre o sentido da vida…(De onde eu vim? Para onde eu vou? Por que estou aqui?). São consideradas crises mais intensas, prolongadas, complexas e difíceis de lidar ou atravessar. O diagnóstico de uma doença incurável, uma tetraplegia, uma amputação, uma sequência de fracasso profissional, a perda trágica de pessoas da família, a viuvez, a própria velhice são apenas alguns itens de uma lista enorme de situações que podem desencadear uma crise existencial.
Enfim, seja de desenvolvimento, seja acidental, seja existencial, fato é que crises são inevitáveis, fazem parte da vida humana, em geral, não são opcionais, e boa parte delas podem bater na nossa porta. A pergunta que fica é: O que fazer ou não fazer quando elas conseguirem entrar?
O texto bíblico previsto para pregação neste final de semana fala do profeta Jeremias, um homem que passou por muitas crises - desenvolvimento, acidental, existencial.
Agora a pouco cantamos no hino 322 que Jeremias foi consagrado e escolhido por Deus para ser seu profeta antes mesmo de ter sido formado no ventre de sua mãe. Ou seja, já escolheram por ele antes dele mesmo. Quando ele foi chamado para atuar, então, como profeta, perto dos 20 anos, ele argumentou que era muito jovem, que não sabia nem mesmo falar direito. Sua vontade não contou.
Depois disso, se passaram mais 45 anos de ministério como profeta de Deus numa época, num contexto e num lugar muito complicado. Além de questões políticas e econômicas, as pessoas haviam abandonado a fé em Deus e estavam se abrindo para diversas outras divindades estrangeiras. Seus discursos duros impactavam as pessoas e não as atraíam para perto de si. Também não constituiu família. Sua vida e seu ministério eram marcados pela solidão. Foi preso por diversas vezes e correu risco de morte em várias outras. E estima-se que ele tenha morrido aos 65 anos, possivelmente apedrejado. Certamente, passou por várias crises.
Uma delas está descrita em Jeremias 20. 7 - 13. Ouçamos! Ler o texto.
No texto, Jeremias estava chateado porque as pessoas estavam desprezando e zombando dele por anunciar a mensagem de Deus. Como antes mencionado, não era uma época, contexto e lugar tranquilo para anunciar e tudo que ele falava gerava desconforto. E isso gerou crise, ao ponto dele pensar em se calar e não anunciar mais nada. Inclusive, chegou até mesmo a pensar em desistir de ser profeta. O problema é que ele não conseguia segurar, ou deixar preso dentro dele aquilo que ele deveria anunciar, porque queimava como fogo.
Ao mesmo tempo em que esse texto relata um momento de crise de Jeremias, ele também dá indicativos do que ele fez para lidar com ela. E esse assunto nos interessa para responder a nossa pergunta de antes: O que fazer ou não fazer quando as crises baterem e entrarem na nossa porta?
Pelo menos quatro coisas o Jeremias nos ensina:
1ª – Reconhecer que as crises fazem parte da vida. Nós somos crisioneiros. Com justiça tu nos pões à prova (v.12). Não há um ser humano sequer neste mundo que não terá que lidar em sua vida com momentos de crise, seja de desenvolvimento, acidental, ou mesmo existencial. E o primeiro passo para administrá-la e se reorganizar diante dela é reconhecê-la, acolhê-la e aceitá-la com algo que faz parte e “prova” a sua vida.
2ª – Colocar para fora aquilo que arde no peito. Estou cansado de guardá-la e não posso mais aguentar (v. 9) Todas as crises geram múltiplas sensações - angústia, medo, insegurança, dúvida, vazio. Não guarde isso dentro de você, porque só fará com que você se canse. Escolha alguém em quem você confia e deixe sair o que te machuca.
3ª – Lembrar de que Deus está sempre contigo. Mas tu, ó Senhor, estás comigo e és forte e poderoso (v.11). Não importa qual é a nossa crise, o impacto que ele esteja causando, ou o motivo que a tenha despertado. Lembre-se: Deus sempre está com você.
4ª – Continue cantando. Cantem ao Senhor! Louvem o Senhor (v. 13). Parte de uma canção gospel lançada nos anos 90 diz assim: Nunca vi um justo sem resposta, ou ficar no sofrimento. Basta somente esperar o que Deus irá fazer. Então louve, simplesmente louve. Tá chorando louve, precisando louve, tá sofrendo louve, não importa louve. Seu louvor invade o céu!
Reconhecer que a crise faz parte, não guardar o que faz doer, se lembrar que Deus está sempre presente e continuar cantando foi o caminho escolhido por Jeremias para lidar com sua crise. Quem sabe seja esse também o nosso caminho! Que assim seja!

HINO
Nº 121 - Livro de Canto – Cantai ao Senhor!

CONFISSÃO DE FÉ

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Enquanto cantamos um hino, serão recolhidas as ofertas. Elas estão destinadas à/ao....... Que Deus abençoe as dádivas e também os doadores e doadoras, e que cada um e cada uma se sinta livre para ofertar.

Nº 477 – Livro de Canto – Obrigado Pai Celeste!

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Obs: Deixar as pessoas falarem de suas necessidades, de seus agradecimentos, enfim, dos motivos que elas querem mencionar na oração de intercessão. É importante isso ser feito em voz alta para que as pessoas saibam do que e de quem se trata. Entende-se que o fato de mencionarem isto em culto já é oração diante de Deus e uma forma de informar os demais membros sobre a situação que experimenta aquela pessoa ou família. Após falarem, disponha de 30 segundos de silêncio na perspectiva de que nesse tempo as pessoas coloquem diante de Deus aquilo que não foi mencionado. Depois deste tempo, segue com a oração:

Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor nosso Deus! Em voz alta e também em silêncio ouviste de cada um/a de nós aqui presentes aquilo que está em nosso coração. Não temos dúvidas de que ouviste a cada um/a, pois Tu estás em tudo e em todos. Além disso, sabes da nossa vida, do que temos em nossa mente, em nosso coração, antes mesmo de falarmos. É isso que esperamos de ti Deus: olhe por cada situação que foi lembrada, falada, pensada, olhe para cada um de nós em nossa vida, olhe nossas famílias, nossos líderes, nossa Igreja, nosso país. Olhe não com olhar de julgo, mas de amor, de carinho, de atenção, de ajuda. Obrigado por estar presente nas nossas crises. Obrigado por colocar pessoas na nossa vida para dividirmos aquilo que arde dentro de nós. Nos ajude a nunca deixar de cantar e te louvar., mesmo em meio ao sofrimento. Pai amado! Estamos chegando ao final deste encontro contigo. Da mesma forma que nos trouxe até aqui nos leves de volta para nossa casa. É o que está em nosso coração. Por fim, oremos como teu filho nos ensinou...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja à vossa frente para vos guiar;
Que o Senhor esteja atrás de vós para vos proteger;
Que o Senhor esteja ao vosso lado para caminhar convosco;
Que o Senhor esteja embaixo de vós para não vos deixar cair;
Que o Senhor esteja dentro de vós para vos consolar;
Que o Senhor esteja acima de vós para com tua poderosa mão vos abençoar.
Portanto, que o Senhor vos abençoe! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Que a paz de Deus que excede todo o nosso conhecimento e entendimento nos guarde para uma viva esperança. Ide na paz do Senhor.

CANTO FINAL
Nº 293 – Livro de Canto – Dá-nos esperança e paz!

 


Autor(a): Pastor Deolindo Feltz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 69890
REDE DE RECURSOS
+
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br