Jesus encontra Saulo no caminho para Damasco

Prédica em Atos 9.1-20 autoria P. Me. Alexander Busch

08/08/2021

Estimada comunidade, minhas irmãs e irmãos em Cristo,
Quem é pai sabe que acolher uma criança implica em abrir mão de certas coisas e assumir o compromisso de cuidar de seu filho ou sua filha. Pois gerar uma criança é fácil, mas cuidar, prover o que é necessário, estar ao lado de sua criança é outra história. Certamente isto vale também para a mãe – e para toda a família - mas como estamos (próximos da) na data em que se comemora o dia dos Pais, damos o devido destaque aos papais.

Na leitura bíblica de hoje nós também encontramos três pessoas que abrem mão de alguma atitude ou posição para atenderem a um objetivo maior. São três pessoas que ganham destaque na história de Atos 9, que renunciam algo para seguir o chamado divino.
Uma delas se chama Saulo. Nós normalmente conhecemos esta pessoa pelo nome Paulo. Aqui vale uma explicação. Paulo e Saulo são a mesma pessoa. O nome Paulo é a pronúncia romana (latina) do nome grego Saulo. Estamos, portanto, falando da mesma pessoa, o conhecido apóstolo Paulo que escreveu a maioria das cartas que temos no NT. Saulo/Paulo também é um dos personagens principais neste livro de Atos.

E o que sabemos sobre Saulo? Sabemos muito. Saulo pertencia ao grupo dos fariseus- um dos vários grupos que existiam entre o povo judeu daquele tempo. Os fariseus são o mesmo grupo que encontramos nos evangelhos, que muitas vezes questionavam Jesus. Saulo foi educado dentro desta tradição, inclusive, conforme o livro de Atos, foi aluno de Gamaliel, um mestre e rabino famoso entre os fariseus. Saulo conhecia muito bem os costumes e leis de seu povo e era um homem bastante dedicado a Deus. Era também alguém que tinha certo prestígio, que desfrutava de uma posição privilegiada. Assim sendo, Saulo recebeu em Jerusalém autorização para impedir a expansão das comunidades de Jesus. Naqueles tempos, o Cristianismo ainda não tinha se separado do Judaísmo e o grupo de Jesus era considerado por muitos como uma seita que estava incomodando. Por isso Saulo tinha em mãos um documento que lhe possibilitava prender outros judeus que estavam seguindo no Caminho do Senhor, no caminho de Jesus. Saulo entendia que o grupo de Jesus estava propagando o ensino errado de um falso Messias.

No caminho para a cidade de Damasco, porém algo não esperado aconteceu. Uma forte luz brilhou, derrubando Saulo no chão, cegando-lhe a vista, e uma voz perguntou, “Saulo, Saulo, porque você me persegue?” (v. 4). Era a voz de Jesus ressuscitado intervindo na vida de Saulo e chamando Saulo para seguir no caminho do Senhor. Ao ouvir o chamado de Jesus Saulo percebeu que ele estava errado. Apesar de conhecer bem os costumes e leis de seu povo, apesar de achar que o messias prometido por Deus não poderia ser Jesus, apesar de ter perseguido pessoas do caminho do Senhor, este mesmo Senhor chamou Saulo para seguir um novo caminho.

Mais importante que perceber seu erro, foi Saulo encontrar Jesus. Ou dizendo melhor, foi Jesus quem encontrou Saulo. E ao invés de se vingar, Jesus concede a Saulo seu perdão e comunhão, chamando Saulo para colocar seus dons à serviço nas comunidades e no mundo. Saulo recebe de Jesus um chamado bem específico de anunciar a sua mensagem entre os povos não-judeus. Assim sendo, dias depois, Saulo, abrindo mão do prestígio e posição privilegiada que ele tinha, se deixa batizar. Ele não pertence mais ao grupo dos fariseus. Saulo agora é um seguidor no Caminho do Senhor. Por causa de Jesus, Saulo assume um novo compromisso de cuidar das comunidades e das pessoas que antes ele perseguia.

A segunda pessoa a destacar é Ananias. O que sabemos sobre Ananias? Muito pouco, mas o suficiente para perceber que ele também teve de renunciar algo para atender ao chamado de Jesus. Ananias já era um seguidor do caminho do Senhor. Ele morava em Damasco e conhecia a fama da Saulo. Ananias sabia que seu objetivo era prender os seguidores e seguidoras de Jesus. Porém, algo não esperado aconteceu. Jesus apareceu numa visão e chamou Ananias para ir ao encontro de Saulo.

Ananias ouviu a voz de Jesus, mas seus pés vacilaram em seguir o caminho que Jesus pedia para ele seguir. A reação natural de Ananias, e certamente a reação natural de qualquer um de nós, foi sentir medo. “Senhor,” respondeu Ananias, “muita gente me tem falado a respeito deste homem, Saulo, e das maldades que ele fez em Jerusalém com as pessoas que creem no Senhor” (v. 13). Ananias não podia imaginar Jesus transformando a vida de Paulo. Ananias não podia tampouco imaginar Jesus transformando seu medo em coragem. Mas, dito e feito. Obediente ao chamado de Jesus, renunciando seu medo, Ananias vai ao homem que antes perseguia as pessoas do caminho, para se juntar a Saulo no mesmo caminho com Jesus. Ananias então assume o compromisso de cuidar de Saulo, batizando Saulo, antes perseguidor, agora seguidor de Jesus. Saulo então é acolhido na comunidade de Jesus. Este é Jesus transformando a vida das pessoas e gerando nova comunhão entre as pessoas.

Jesus é justamente a terceira pessoa a destacar nesta história em Atos 9. Jesus é este quem abre mão de sua posição privilegiada junto a Deus para corajosamente conviver com pessoas pecadoras como Saulo, Ananias, você e eu. Jesus assume o compromisso de cuidar, mesmo que isto custe sua própria vida na cruz, para prover o que é necessário, estar ao lado das pessoas, restaurando entre elas a comunhão com Deus e umas com as outras.

Sinal desta ação de Jesus em nosso favor é o batismo. É Jesus quem dá a ordem para batizar e sua palavra promete nos acolher na sua comunidade. Esta ordem e promessa de Jesus são válidas tanto para pessoas batizadas quando adultas ou quando bebês. Isto porque o batismo é, em primeiro lugar, obra de Jesus. Pelo batismo Jesus está chamando e integrando pessoas à sua comunidade, independente da idade na qual foram batizadas. A nós, comunidade de Jesus, cabe o compromisso de viver o batismo, renunciar os valores contrários à palavra de Jesus, e obedecer a tudo o que ele nos tem ordenado.

Lembramos aqui palavras do pastor luterano Dietrich Bonhoeffer, que, a partir de fé em Jesus, renunciou a segurança nos Estado Unidos para retornar à Alemanha, sabendo que a guerra na Europa poderia eclodir a qualquer momento. “O batismo significa uma ruptura. Cristo intervém no reino de Satanás, põe a mão sobre os seus e cria a igreja ... As coisas antigas se passaram e tudo se tornou novo ... quem é batizado já não pertence ao mundo ... Pertence unicamente a Cristo e se relaciona com o mundo somente através de Cristo” (Discipulado p. 144-5).

No caso de Saulo, ele abriu mão de seu prestígio e posição privilegiada para ser um seguidor de Jesus. No caso de Ananias, abandonou seu medo para cuidar de Saulo. E nós, o que cada um, cada uma de nós precisa renunciar para seguir no caminho do Senhor? A resposta para esta pergunta é bem pessoal. Cada um, cada uma de nós, dependendo de onde estamos no caminho, tem questões diferentes para resolver. Saulo e Ananias tiveram questões diferentes para resolver em suas vidas, mas ambos se encontram no mesmo caminho com Jesus. Queira Deus continuar abrindo nossos ouvidos para ouvir a Palavra de Jesus nos chamando, Queira Deus fortalecer em nós a fé para confiar no cuidado e compromisso de Jesus para com sua comunidade. Amém.
 


Autor(a): P. Me. Alexander Busch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná / Paróquia: Maripá (PR)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 20
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 65097
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br