Jesus o Bom Pastor

27/04/2022

O texto do Evangelho de hoje nos fala da porta e do pastor de ovelhas. O rebanho de um pastor geralmente estava constituído de 5 ou 10 ovelhas e cabras. É claro que havia também rebanhos grandes, com 100 ovelhas de um pastor, como nos fala o Ev. Lucas 15. Mas o mais comum eram pequenos rebanhos como base da economia familiar.

Todas as noites, depois de haver alimentado as ovelhas durante o dia, os pastores levavam seus pequenos rebanhos de ovelhas e cabras para o mesmo aprisco, que era um lugar cercado por um muro de pedras com uma porta muito estreita por onde passavam as ovelhas uma a uma e assim eram contadas. Essa entrada não tinha porta, mas tinha um guarda, que ficava ali durante a noite vigiando as ovelhas.
Pela manhã cada pastor vinha recolher suas ovelhas para levá-las a pastar. Isso acontecia por meio de um assobio ou da voz do pastor. Cada ovelha também tinha seu nome. Ainda hoje os pequenos agricultores dão nomes aos seus animais. Quando as ovelhas ouviam o assobio ou a voz do seu pastor elas saiam do aprisco.

As ovelhas que ouviam a voz do seu pastor, reagem porque conhecem essa voz. Essa é uma frase muito importante para a nossa fé. Ouvir a voz de Jesus significa entender e reagir ao que ele nos pede.

No mesmo aprisco havia muitas ovelhas e cabras de muitos pastores. Estavam ali todas misturadas. Mas as ovelhas e cabras somente saem do aprisco quando ouvem a voz do seu pastor. É somente a voz do seu pastor que lhes dá o entusiasmo de saírem do aprisco para a liberdade.

Uma vez que todas saíram do aprisco, o pastor então vai adiante e as ovelhas o seguem. Essa também é uma outra imagem importante para nossa fé. Jesus não está ausente em nossas dificuldades e sofrimentos. Ele sempre está a nossa frente. vai na frente. Ele nos quer mostrar que ele mesmo já percorreu a trajetória da nossa vida. Jesus conhece todas as nossas dificuldades, conhece todo o sofrimento desse mundo. E àqueles que ouvem a sua voz, ele não apenas nos dá conselhos sobre como enfrentar as nossas dificuldades e sofrimentos. Jesus mesmo vai a nossa frente. Ele vai na frente de nossas vidas.

Essa imagem de Jesus como o bom pastor está presente na vida de todos nós. Certamente temos visto pinturas, como essa de Sieger Körder, um padre católico da Alemanha.

O que vemos nessa pintura?

Com tudo isso, o Evangelho de hoje nos quer perguntar quem é Jesus para nós? Ele é a nossa porta de acesso a Deus?

Nas comunidades cristãs precisamos viver uma nova experiência de Jesus, reavivando nossa relação com ele. Colocá-lo resolutamente no centro de nossas vidas. Passar de um Jesus rotineiramente confessado para um Jesus vitalmente bem-vindo. Nesse sentido, o Evangelho de João faz algumas sugestões importantes ao falar sobre a relação das ovelhas com seu pastor.
A primeira coisa é ouvir a sua voz. Mas não nos deixemos distrair ou atordoar por vozes que, embora se façam ouvir dentro da Igreja, não comunicam o Evangelho, mas estão mais interessados em condenar, e destratar ou outros do que em falar do perdão. Jesus tem palavras muito duras para pessoas assim.
Também é importante sentir-se chamado por Jesus “pelo nome”. Deixemo-nos atrair por ele. Descobrir pouco a pouco, e com alegria crescente, que ninguém responde melhor do que ele às nossas questões mais decisivas, os nossos desejos e necessidades mais profundas.
Mas depois de ler o Evangelho e ouvir o chamado de Jesus, é preciso seguir a Jesus. A fé cristã não consiste em crer nas coisas de Jesus, mas em crer nele: viver confiando na sua pessoa; inspirar-se em seu estilo de vida para guiar nossa própria existência com lucidez e responsabilidade.
É vital seguir a Jesus que vai diante de nós. Ele vai nos mostrando o caminho, para uma vida mais tranquila, com atitudes mais humanas, com mais empatia com outras pessoas e com a criação de Deus. Por isso, precisamos criar espaços motivadores e curativos [...] lugares para regenerar a fé em Jesus.3
Que a graça de nosso Senhor…..
 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema / Paróquia: Curitiba - Igreja de Cristo
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 70233
REDE DE RECURSOS
+
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br