João 3.14-21 - 4º Domingo na Quaresma [Laetare] - 10/03/2024

17/02/2024

10 MARÇO / 4º DOMINGO NA QUARESMA [Laetare]

Prédica: João 3.14-21 Leituras bíblicas: Números 21.4-9 * Salmo 107.1-3,17-22 * Efésios 2.10

Pastora Camila Laís Karsten
Cor litúrgica: violeta
LITURGIA DE ENTREDA

ACOLHIDA
Assim como Moisés, no deserto, levantou a serpente numa estaca, assim também o Filho do
Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. João 3.14-15
Bom dia, (boa tarde, boa noite). Que bom podermos nos encontrar neste local de culto. Que bom que
Deus toca o nosso coração para aqui querermos estar, junto da sua presença com irmãos e irmãs na fé.
Que Deus esteja presente nos nossos corações e que Ele nos conduza neste tempo de celebração, amém.
Acolhemos as pessoas que nos visitam (deixar que se manifestem, pedir para as pessoas da
comunidade próximas a elas cumprimentar com um abraço ou aperto de mão). Que todas as pessoas
sejam bem vindas e bem acolhidas!
CANTO DE ENTRADA
Nº 15 – Hinário LCI – Em tuas mãos
SAUDAÇÃO
Hoje aqui nos reunimos não em nosso próprio nome, mas no nome e na certeza da presença do
nosso Deus triúno: Pai, Filho e Espírito Santo, amém!
CANTO DE INVOCAÇÃO
Nº 27 – Hinário LCI – Teu povo
CONFISSÃO DE PECADOS
No tempo de quaresma nos colocamos ao lado da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. E ela nos
remete, nos lembra do nosso pecado. Somos pessoas pecadoras. E muitos são nossos erros, nossas falhas,
gestos, atitudes, enfim... a nós cabe, nos acheguemos diante de Deus com o coração sincero e verdadeiro e
pedir perdão. Em oração silenciosa, confessemos a Deus os nossos pecados. (Deixar um momento para
confissão silenciosa).
Oração: Deus de bondade. Tu que enviaste teu Filho para viver no meio de nós. Tu que nos mostra
diariamente que estás presente em nossa vida. Tu que ama a cada uma e a cada um de nós. Te pedimos,
ouve a confissão de cada pessoa que hoje está aqui. Reconhecemos que somos pessoas pecadoras.
Erramos com palavras, em pensamentos, em ações e omissões. Erramos conosco mesmo, com as pessoas
as quais convivemos no nosso dia a dia e, principalmente erramos contigo, nos afastamos de ti. Por tudo
isso, te pedimos perdão. Em nome de Cristo Jesus oramos, amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Palavra da graça lemos no livro de Salmo previsto como leitura para este nosso domingo: “Deem
graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre. Que aqueles que ele
libertou repitam isso em louvor ao Senhor!” (Salmo 107.1-2). Deus é um Deus de amor e bondade, Ele
nos ama, ele nos liberta e perdoa. Sendo assim, também os seus pecados, confessados de coração humilde
e sincero, são perdoados: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!
KYRIE
Comunidade reconciliada com Deus é chamada a olhar pelas dores do nosso mundo, são muitos.
Enquanto lembramos em nossa mente e coração, cantamos e entramos tudo nas mãos do nosso Senhor:
Nº 56 – Hinário LCI – Kyrie Eleison
GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus ouve o clamor do seu povo reunido. Por isso, sempre a Ele rendemos glórias e louvor. Ele é
digno de toda nossa honra e toda nossa glória, hoje e sempre, amém.

ORAÇÃO DO DIA
Oramos: Deus de amor. Te damos graças por este encontro contigo e com nossos irmãos e irmãs
na fé. Te agradecemos pela tua boa e santa Palavra que é luz para a nossa vida. Queremos agora ler e
ouvir sobre ela, para isso, te pedimos, ajude a aquietar nossos corações e mentes, ajude-nos a de fato
ouvir aquilo que Tu tens a nos dizer. Que ao meditarmos sobre o que aqui vamos vivenciar possamos sair
deste culto diferente de como entramos. Buscamos sempre sermos filhos e filhas tuas melhores para o
nosso mundo. Oramos em nome de Jesus Cristo, ele que vive contigo de eternidade a eternidade, amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Números 21.4-9
Aclamamos o Santo Evangelho, cantando, Aleluia.
2ª Leitura Bíblica: João 3.14-21
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 151 – Hinário LCI – Tua Palavra é lãmpada
PREGAÇÃO – Deus nos escolheu!
Prezada comunidade. Se vocês tivessem que escolher entre uma nota de 50 reais e uma nota de
100 reais, qual vocês escolheriam? Entre um presente num pacote bonito e bem embrulhado e um
presente num pacote amassado, quais vocês escolheriam? Entre um carro Gol e um carro BMW, qual
vocês escolheriam? (Se possível ter figuras em mãos e mostrar as pessoas, ou projetar no slide). Se temos
direito de escolher, sempre vamos querer o melhor, o que é mais valioso, não é mesmo?
Deus também “escolheu”. Ele tinha o direito de escolher! Ninguém o obrigou a nada, afinal,
ninguém manda em Deus! “Deus nos escolheu”! Um dos nossos textos bíblicos de hoje diz: “Deus
escolheu” um povo. Amou esse povo. E esse mesmo povo perdeu a paciência. Literalmente chutou o
balde! Não há pão, nem água! Estamos cansados desta comida horrível!
Ficou pior ainda. O povo começou a falar contra Deus, então Ele mandou serpentes venenosas.
Muitos ali morreram. É o castigo de Deus funcionando. Uma cobra você mata, duas, talvez, mas eram
muitas. Então veio o arrependimento: nós pecamos. Moisés orou, e Deus escolheu dar a solução: a
cobra de bronze. E quem olhava para a cobra de bronze ficava curado.
“Deus nos escolheu”! E mandou seu Filho para a Terra. Mais tarde, o mesmo foi pregado numa
cruz. E todos os que olham para ele serão salvos. Em outras palavras: os que crerem nele, serão salvos.
Para nós Jesus é o Salvador. Nosso pecado, nós lançamos sobre ele. Entrega o teu caminho ao
Senhor. Jesus diz: Vinde a mim. Eu vos aliviarei. Nós procuramos a luz. Nós não queremos permanecer
nas trevas, na escuridão. Erguemos nossos olhos para cima. Elevamos os olhos para os montes. De lá nos
virá o socorro.
“Deus nos escolheu”! Que Deus fabuloso. Que Deus diferente. Ele nos escolhe. Ele nos dá. Ele
não cobra. Ele não multa. Afinal, que Deus é esse? O nosso. O meu Deus e o seu. Não há palavras para
descrever nosso Deus. Não há.
“Deus nos escolheu”! A quem? Quem anda precisando de presentes? Quem anda necessitado?
Quem precisa olhar para a cruz? Nós. Eu e você. Os impacientes. Os incomodados. Os acomodados. No
texto de hoje somos chamados como aqueles que odeiam a luz e fogem dela. Jesus era a Luz. Veio para
os que eram seus, mas os seus não o receberam.
Ao longo da história do povo de Deus, muitos são os relatos das pessoas perdendo a paciência
com Deus, se voltando contra Ele. O povo se contaminava. O povo deixava Deus de lado. A toda hora era
um ídolo novo. E podemos dizer que, ainda nos dias de hoje é assim. Perdemos a paciência com
facilidade, procuramos outros meios de salvação, fogimos da luz. A nós, Deus não mais envia serpentes.
Porém, ela está solta. A velha cobra, como diz Apocalipse, ela é como um leão que ruge, procurando
alguém para devorar. É o diabo procurando nos levar para a escuridão, para as trevas, para o pecado. E há
tantas oportunidades. Há tantos caminhos. Tantas pessoas fora da luz.

“Deus nos escolheu”! Nos deu seu Filho. Este deu a sua vida. Ele é a serpente de bronze. Todos os
que crerem nele, terão a vida eterna. “Deus escolheu” dar a nós o melhor, o mais caro, o mais valioso, o
mais importante: a vida eterna. E nós nem merecemos.
Mas, “Deus nos escolheu por amor”! Nós copiamos dele. Escolhemos acolher e tratar a todas as
pessoas com amor. Ou pelo menos, deveríamos! Dar amor, sem receber em troca. Deus não calculou:
Quanto ganhou nos escolhendo! Não pensou nos juros, nas cobranças, no pagamento. Ele só nos
escolheu!
Ele não poupou, ele não economizou para me salvar. Ainda não o faz. A nós cabe fazer o mesmo,
copiar os gestos de Deus. Jesus nos ensina a estender a mão aos necessitados, aos carentes, aos pequenos,
todos tinham lugar especial no seu coração. Nós devemos copiar. E quando copiamos, somos como Deus
foi e quer que sejamos. Pequenos cristos, como diz Lutero.
“Deus nos escolheu”! A você e a mim. Diz Jesus aos discípulos antes de seu trabalho começar:
Vocês receberam sem pagar, portanto, deem sem cobrar (Mt 10.8). Jesus diz ainda em Lc 6.38: Deem
aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que
vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros
Deus usará para medir vocês”.
Meditemos sobre isto e que Deus nos abençoe hoje e sempre. Amém.
 
CANTO PÓS PREGAÇÃO
Nº 439 – Hinário LCI – Semente de libertação
CONFISSÃO DE FÉ
De pé, vamos juntos confessar nossa fé com as palavras do Credo Apostólico: Creio em Deus
Pai...
CANTO + OFERTAS
Nº 405 - Hinário LCI – Agradecemos-te, Jesus
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Queremos ter nossa oração de intercessão, eu peço se vocês têm motivos que querem nomear em
voz alta, pessoas para interceder, mas também motivos para agradecer. (Esperar as pessoas se
manifestarem).
Deus de bondade. Obrigada que a cada novo dia Tu nos escolheu. Tu escolheste teu povo. Não só
nos escolhe como também anda presente em nossas vidas. E por isso, Tu bem sabes o que cada uma e
cada um de nós passa e enfrenta no seu dia a dia. Nós te pedimos continue sempre nos escolhendo,
caminha ao nosso lado, não desista de nós, mesmo quando tendemos a estar constantemente caminhando
nas trevas, na escuridão. Envia sobre nós Teu Santo Espírito que dá forças, coragem, animo... para que
possamos vencer as cobras que nos tentam diariamente.
A Ti entregamos todos nossos motivos de intercessão. Nosso mundo todo, nossa Igreja, ministros
e ministras, lideranças, pessoas membros do grande corpo de Cristo. Que possamos continuar firmes em
nossa fé, servindo sempre com amor, copiando as ações de Cristo.
A Ti, também entregamos as pessoas doentes, que passam pelo tratamento de sua saúde, famílias
que estão enlutas, pessoas que se sentem sozinhas, entristecidas... (lembrar de motivos levantados pela
comunidade) ... Entregamos tudo nas Tuas mãos, quando a uma só voz oração a oração que o próprio
Cristo nos ensinou dizendo: Pai Nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos:
Próximo culto: ____/___/______ às __:___h.
Oferta último culto: R$______________ - destinada para: ________________________
BENÇÃO

“Que o Senhor te abençoe e te guarde; que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e
tenha misericórdia de vocês; que o Senhor sobre vocês levante o seu rosto e te dê a sua paz. Assim te
abençoe o trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
ENVIO
Vamos na paz do nosso Senhor e sirvamos a Ele com alegria.
CANTO FINAL
Nº 305 – Hinário LCI – Caminhamos pela luz de Deus


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 72325
REDE DE RECURSOS
+
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br