Jubilate - Lucas 10.17-20

Prédica

02/05/1971

JUBILATE

Então regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via a Satanás caindo do céu como um relâmpago. 

Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano. 

Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e, sim, porque os vossos nomes estão arrolados nos céus. 

(Lucas 10.17-20) 

Um túmulo sem honra: quem terá sido? 

Os nomes que nunca aparecem nos jornais: mas as pessoas existem! Se nós perdêssemos nosso nome seria horrível (ex.: quando o nome fica manchado por motivos morais e rivalidades). 

A preocupação de alguns: o nome importante... 

Só essas rápidas referências mostram que nosso nome não é qualquer coisa. Muita coisa gira em torno dele, está ligada a ele. 

Mas existe mais alguém que se interessa por nosso nome e nossa pessoa: e esse alguém é Deus. Há milênios, os homens ameaçados, amedrontados e angustiados têm ouvido a promessa e o convite: Não temas, porque eu te remi; chamei-te peio teu nome — tu és meu. Assim sendo, ninguém está tão só, tão abandonado, tão afastado ou tão esquecido porque Deus, em todo caso, é quem o chama, o acolhe e o aceita. 

De fato, se alguém quisesse saber rapidamente o resumo de tudo o que está contado na Bíblia, poderia receber esta informação: é a história de como Deus escolhe e acolhe os homens. Se alguém quisesse saber para que existe Igreja, bastaria a resposta: para anunciar e contar a todos que Deus chama e busca a todas as suas criaturas. 

Deus se lembra de nós. Para Deus não somos, apenas, os trabalhadores, os operários, a classe média, a massa anônima, os encostados. os aposentados, os terroristas, os ricos ou os pobres. Para Deus somos gente que até recebe um nome, uma identidade permanente — uma presença. 

Parece-me que justamente num tempo em que a pessoa está sendo tão esquecida, tão maltratada, tão facilmente aniquilada — é motivo de alegria saber que, para Deus, cada pessoa, qualquer pessoa, ainda é tão importante como no dia da Criação. A tal ponto — que Deus lembra e guarda o nome de cada um. Justamente por isso, o nome de cada um é mencionado, na hora de seu batismo, no momento de seu festivo ingresso no povo de Deus. E também por isso o nome de cada um é mencionado na hora de seu enterro, no momento em que confiantemente o entregamos às mãos de Deus. 

Podemos e devemos alegrar-nos com isso. Isso pode e deve alegrar-nos ainda mais do que todos os sucessos pessoais e profissionais, mais do que todos os êxitos missionários e evangelísticos. 

Dizendo diferente: essa alegria é capaz de perdurar até mesmo quando a vida se torna um fracasso pessoal e profissional. Essa alegria continua sendo completa, até mesmo quando o cristão só conhece a dor e a decepção. 

É claro que se agora alguém interrompesse para dizer: Duvido! — eu compreenderia o desabafo. 

Do ponto de vista pessoal, existem muitas coisas feitas de encomenda para arrasar com a alegria de qualquer um. 

Do ponto de vista profissional, entre as muitas decepções, tem a de ontem: os operários tiveram licença para olhar, de graça, os tigres e elefantes do zoológico (no Rio de Janeiro). Talvez estivessem esperando alguma coisa menor de que um elefante, mas mais importante para eles, suas mulheres e seus filhos. 

Do ponto de vista cristão, nossa comunidade conhece o sabor amargo de um templo em construção — paralisada. 

E todos aqueles que se empenham, se preocupam e se desdobram na divulgação do Evangelho, devem sentir às vezes um imenso cansaço. Cansaço de descobrir que tantos preferem ainda o medo — e desprezam a alegria. Que tantos preferem colocar amendoim e coco sobre as sepulturas esquecendo a cruz sobre os túmulos. A cruz que aponta para a vida, para o Deus que se lembra da nossa vida, para o Deus que nos aconselha a comer amendoim e coco, em vez de ficar 'alimentando fantasmas... 

_______________


Sim, são muitas as coisas que nos levam a duvidar da alegria. No entanto — por que Jesus insiste nessa alegria maior? Por que Jesus chama a atenção dos discípulos para essa alegria mais completa, no instante em que eles voltavam já tão felizes com o sucesso, com a vitória sobre os demônios? 

________________


A queda de satanás. Como? Por Jesus! Nós, nossa situação — e o diabólico hoje. 

(A injustiça social, a técnica da destruição, a superstição e o medo). 

Também os discípulos de hoje não conseguirão vencer e derrubar todos os demônios. 

A alegria completa é saber que Jesus já fez isso -- de uma vez por todas. 

O que há são restos de gente enganada... 

Os que sabem estão sendo convidados a comemorar a vitória maior. 

Na Ceia — convidados pelo nosso nome! Amém. 

(Juiz de Fora — 2-5-71) 

Voltar para Índice de Textos
 


Autor(a): Breno Arno Schumann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Juiz de Fora (MG)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 4º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 17 / Versículo Final: 20
Título da publicação: Esperança - Centro Ecumênico de Informações / Editora: Tempo e Presença Editora Ltda. / Ano: 1974 / Volume: Suplemento Número 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 22289
REDE DE RECURSOS
+
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br