Lema da semana: João 3.14-15 - P. Marcos Jair Ebeling - 19 de março de 2023

Palavra Pastoral - Boletim Sinodal

16/03/2023

 

“E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.” (João 3.14-15)

Em Números 21 temos contada a história da serpente de bronze: o povo de Israel desobedeceu a Deus. Foi castigado por serpentes e muitas pessoas morreram. Então clamou o povo a Deus e, por ordem deste, Moisés fez uma serpente de bronze, a colocou no alto de uma haste e a levantou. Quando alguém do povo era picado por uma serpente no chão e olhava para a serpente de metal no alto da haste, vivia. A cura vem do alto para quem sofre com o veneno da serpente aqui embaixo.

Jesus, ao conversar com Nicodemos sobre a necessidade de novo nascimento no Espírito Santo, faz memória deste acontecimento. Refere-se agora a si próprio e sua crucificação, pois é da fé nele que renasce o ser humano. É necessário que Cristo seja levantado sobre o madeiro para que quem nele crer tenha a vida eterna. Ou seja, entre as pessoas está o pecado e ninguém pode salvar-se a si mesmo(a). A salvação vem do alto para quem sofre as consequências do pecado aqui embaixo.

O texto bíblico é cristocêntrico, ou seja, aponta para Cristo como o centro da fé. Toda a liturgia e pregação exaltam Cristo como Senhor e Salvador. Eis o motivo da vinda dele e eis a razão de nossa fé.

Cada um e cada uma de nós é chamado a viver a vida. E nos caminhos da vida muitas coisas atraem a atenção. Não poucas vezes encantam e levam-nos por caminhos que afastam de Cristo. Entre as muitas mensagens, há também as falsas. Por isso é sempre de novo importante levantar a cabeça, olhar para o alto e encontrar a cruz de Cristo. Da cruz vem o discernimento necessário. Ela é a referência da fé que nos traz de volta ao caminho da vida.

Este é apenas um dos motivos pelos quais animo você a participar semanalmente do culto luterano, especialmente no tempo da quaresma: voltar os olhos para a cruz de Cristo, ser lembrado(a) de que a salvação vem dela e, em meio à caminhada da vida, não desviar-se dela. Ser fiel à cruz de Cristo nos fará fiéis também na caminhada da vida.

Pastor Sinodal Marcos Jair Ebeling

Leia ainda o Boletim Sinodal na íntegra:
https://mailchi.mp/12c4cf2b025e/boletim-semanal-snodo-sudeste-ieclb-n-856-19-a-25032023


Autor(a): P. Marcos Jair Ebeling
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Boletim
ID: 69904
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br