Liberdade

04/08/2006


Quando somos livres? O que é liberdade? É fazer o que bem entendo? É fazer o que acho certo? Fazer ou deixar de fazer?

Tomemos por exemplo um paraquedista. Ele já saltou do avião e está a uns 2.800 metros do solo. Ele voa, faz piruetas, acrobacias e parece livre até da força da gravidade. Mas logo ele percebe que não está livre, se tentar voltar ao avião. A força da gravidade não permitirá.

Assim é a nossa vida. Quando tentamos mudar nossa vida e dar nova direção – por exemplo, guardar os dez mandamentos – notamos que somos prisioneiros de forças curiosas, estranhas, que nem tem muito poder, mas que dirigem nossa vida.

Na 1ª carta aos Coríntios, no capítulo 6, o apóstolo Paulo explica à Comunidade em Corinto que não existe liberdade sem limites. No versículo 12 ele aconselha, você pode fazer tudo, mas nem tudo lhe convém, ou seja, não é bom para você.

Deste modo, é necessário que descubramos através da mensagem bíblica, os limites da liberdade e para que fins estou livre.

Se pertencemos a Deus, fazemos parte do corpo de Deus. Quem se une com Deus se torna, no sentido espiritual, uma só pessoa com ele. Quem tem comunhão com Deus, com Jesus Cristo, com o Espírito Santo, não pode ter comunhão com o pecado.
Em Corinto muitas pessoas interpretavam a liberdade como: “tudo é permitido”.

Eles achavam que bastava pensar na salvação do espírito e por isso o corpo poderia fazer o que lhe agradasse. Deste modo se envolveram com costumes pagãos que incentivavam a prostituição, a corrupção moral, a libertinagem, roubo, enfim tudo que desagradava a Deus. O apóstolo esclarece os limites da liberdade para o cristão.
Jesus Cristo pagou alto preço para nos libertar dos pecados. Através de Cristo o cristão foi libertado dos desejos imorais e da desobediência a Deus.

Como cristãos somos convidados a usarmos nossos corpos para a glória de Deus, sermos testemunhas da ação divina, e termos comunhão com Deus e com o próximo.
Nosso orar+ação devem estar a serviço de Deus, de sua honra e glória.

E lembre-se: Deus nos ajuda na libertação de qualquer mal. Fale com Deus, ele responde.
 
Pastor Rubens Horst


Autor(a): P. Rubens Horst
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Campinas (SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8087
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br