Liturgia batismal - Cultos de recordação do batismo: anamnese batismal

Quando ocorre uma recordação do batismo, seja num culto especial destinado a este fim, seja como parte de outra liturgia, a liturgia de recordação do batismo sempre inicia, forçosamente, com uma recitação daquilo que Deus fez por nós no batismo. Neste livro, optamos por dar a essa parte uma designação especial: “anamnese batismal”.

Esta anamnese batismal rememora conteúdos centrais do batismo, tais como: os dons recebidos nesse sacramento; o ter sido batizados e batizadas na morte e ressurreição de Cristo; o ter sido aceitos e aceitas no corpo de Cristo; o ter sido chamados e chamadas a ser testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo no mundo.

Quanto à forma, a anamnese batismal pode ser realizada através de recursos como: a leitura de sentenças bíblicas, uma brevíssima alocução, uma oração de gratidão e de súplica, cantos batismais ou uma combinação (de alguns) desses elementos.
 

Fonte: Livro de Batismo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Portal Luteranos
 

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br