Liturgia | Culto das Velas | 3º Domingo de Advento 2023 - João 1.6-8,19-28

ANO B - Ciclo do Natal

15/12/2023

 

Pré-Culto

 

Sino:

Procissão de Entrada do Pastor e Oração no Altar:

Jesus Cristo, tu que és a maravilhosa luz que, vinda ao mundo, ilumina a todas as pessoas. Obrigado por esse maravilhoso chamado a aqui estarmos reunidos como Paróquia para recebermos graciosamente do teu serviço. Ilumina-nos com tua luz e dissipa toda a escuridão. Em nome de Jesus, amém.

 

Liturgia de Entrada

 

Introito:

L: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Saudação:

L: “Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz e nele não há treva nenhuma.” 1 João 1.5

 

L: O dia está findando. O sol está se pondo. Nestas janelas atrás do altar, veremos belos vitrais pintados pela boa Criação de Deus. E quando vier a noite e a escuridão, que a luz de Deus venha sobre a terra. E que, neste culto, a luz de Deus resplandeça sobre todas e todos nós. Em meio à noite que se aproxima, vamos caminhar pela luz de Deus:

C: |: Caminhamos pela luz de Deus,

caminhamos pela luz de Deus. :|

 

Caminhamos, caminhamos, ô!

Caminhamos pela luz de Deus! :|

(L e M: Zulú, África do Sul. LCI nº 305).

 

Acolhida:

 

Avisos:

 

Cântico de Entrada:

(Ascendimento das velas do altar e de três velas de Advento).

C: Vim para adorar-te

Adoração & Adoradores

 

 

Luz do mundo viestes à terra

pra que eu pudesse te ver.

Tua beleza me leva a adorar-te,

quero contigo viver.

 

Vim para adorar-te,

vim para prostrar-me,

vim para dizer

que és meu Deus.

És totalmente amável,

totalmente digno,

tão maravilhoso para mim.

 

Eterno Rei,

exaltado nas alturas,

glorioso nos céus.

Humilde vieste

à terra que criaste

e por amor pobre se fez.

 

|: Eu nunca saberei o preço

dos meus pecados lá na cruz. :|

 

 

Confissão de Pecados:

Oração:

L: Nós te rendemos graças, ó Senhor Onipotente, ó gloriosa Luz do Mundo, quando o dia já está em declínio, por tu nos concederes da tua claridade em meio às trevas noturnas. E pedimos conforme tua infinita bondade que a tua luz continue nos envolvendo em nosso interior – mesmo quando as trevas se tornam densas ao nosso exterior. O sol por ti criado no início de tudo já declina; tua graça, porém, só aumenta. As estrelas que criaste já aparecem no céu; e o brilho da tua luz já é por nos percebido. A lua minguante aos poucos cresce; e cresce também o nosso amor por ti. Em Cristo, teu Filho Unigênito, trouxesse da tua maravilhosa luz para habitar entre nós cheia de graça e de verdade. E vimos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai. Em meio às trevas da nossa vida e do nosso mundo, dai-nos do teu perdão e da tua misericórdia. Por Jesus Cristo, nosso único Senhor,

C: Amém.

 

Kyrie:

L: Jesus Cristo, o Filho Unigênito, gerado, não criado, é a verdadeira luz vinda da luz verdadeira e nele está o esplendor da luz eterna. Ele, é a própria Sabedoria de Deus que decidiu vir morar entre os seres humanos. “Reflexo da luz eterna, espelho nítido da atividade de Deus e a imagem da sua bondade”. (Sabedoria de Salomão, 7.26). Jesus disse: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14.9). A luz, além de iluminar o caminho, também faz aparecer a verdade e desaparecer a mentira. Neste mundo tão envolto pela escuridão da mentira, das guerras, da fome, do status e poder, oremos para que a luz de Jesus dissipe as trevas que ainda procuram ter voz em nossas vidas e corações.

 

C: Cristo Jesus

L e M: Jacques Berthier (1923-1994), Taizé

 

 

Cristo Jesus, a luz que ilumina,

faz que as trevas em mim

não tenham voz.

Cristo Jesus, a luz que ilumina

e que em mim resplandeça o amor.

 

 

Anúncio da Graça:

L: “Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça”. Isaías 61.10a.

A luz de Cristo está conosco! E isso é motivo de alegria e de júbilo. Portanto, recebam a certeza do perdão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Leitura do Salmo:

Salmo 126 NTLH

 

 

Leitor/a: Quando o Senhor Deus

nos trouxe de volta para Jerusalém,

parecia que estávamos sonhando.

Como rimos e cantamos de alegria!

Então as outras nações disseram:

“O Senhor fez grandes coisas

por eles!”

De fato, o Senhor fez grandes coisas

por nós,

e por isso estamos alegres.

Ó Senhor, faze com que prosperemos

de novo,

assim como a chuva enche de novo

o leito seco dos rios.

Que aqueles que semeiam chorando

façam a colheita com alegria!

Aqueles que saíram chorando,

levando a semente para semear,

voltarão cantando, cheios de alegria,

trazendo nos braços os feixes

da colheita.

 

 

Jogral com Caixas:

Pessoas são presentes

(OASE Bom Pastor

Marilu, Veraci, Noeli e Edi).

Autoria: Desconhecida;

Adaptação: P. Jaime Jung.

Roteiro da OASE 2023, p. 133-134.

 

Apresentação da OASE Bom Pastor:

Natal é tempo de alegria – LCI 392

 

Liturgia da Palavra

 

Oração do Dia:

L: Ó Jesus Cristo, nosso único Senhor e Salvador, Verbo de Deus, Deus de Deus, luz da luz, vida da vida, Filho Unigênito, primogênito de todas as criaturas, tu que foste gerado antes de todos os séculos pelo Pai; e por meio do qual tudo veio a existir. Gratos somos que te encarnastes pela nossa Salvação, vivendo como cidadão entre os seres humanos, padecendo e ressuscitando.[1] Por tua graça, pedimos humildemente que fale conosco através da leitura da Bíblia, tua Santa e amada Palavra. Isso, ó Pai, te pedimos em nome de teu amado Filho Jesus Cristo que, contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, hoje e para sempre, amém.

 

Leitura do Evangelho – Ano B:

João 1.6-9, 19-28 NAA

 

L: Houve um homem enviado por Deus, e o nome dele era João. Este veio como testemunha para testificar a respeito da luz, para que todos viessem a crer por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade. Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem é você?” Ele confessou e não negou; confessou: — Eu não sou o Cristo. Diante disso, lhe perguntaram: — Quem é você, então? Você é Elias? Ele disse: — Não sou. Então perguntaram: — Você é o profeta? Ele respondeu: — Não, não sou. Disseram-lhe, então: — Diga quem é você, para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de si mesmo? Então ele respondeu: — Eu sou “a voz do que clama no deserto: Endireitem o caminho do Senhor”, como disse o profeta Isaías. Ora, os que haviam sido enviados eram do grupo dos fariseus. E perguntaram a João: — Então por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o profeta? João respondeu: — Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas não sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias. Essas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

 

(Nesse culto em específico, a mensagem ficará ao final do culto).

LEIA A PREGAÇÃO CLICANDO AQUI!

 

Apresentação dos Homens Luteranos

Abre a porta do teu rancho

L: Pequenos Cantores de Cristo, Pelotas/RS

M: José Acácio Santana

 

Liturgia do Sacramento do Santo Batismo

 

Alocução:

L: Igreja de Jesus Cristo, através do batismo, recebemos da luz de Cristo em nossas vidas. Nós batizamos as pessoas que Deus chamou para serem seus filhos e suas filhas porque obedecemos às palavras de Cristo conforme Mateus 28.18-10 onde está escrito: “— Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” Assim, a partir da promessa do batismo, a criança poderá crescer e aprender sobre as Escrituras para que a promessa de Deus seja acompanhada da fé em Jesus Cristo como Filho Unigênito de Deus, nosso único e suficiente Senhor e Salvador.

 

Compromisso:

L: Prezados pais! Cabe a vocês conduzir NOME DA CRIANÇA à fé em Jesus Cristo e ensiná-lo/a a orar. Se vocês estão sinceramente dispostos a esse compromisso, respondam “Sim, com a ajuda de Deus”:

 

Pais: Sim, com a ajuda de Deus!

 

L: Prezados padrinhos e prezadas madrinhas! Vocês prometem através do seu exemplo e das suas orações, ajudar e encorajar NOME DA CRIANÇA a viver sua fé com toda a fidelidade? Se vocês estão sinceramente dispostos a assumir esse compromisso, respondam “Sim, com a ajuda de Deus”.

 

Madrinhas/Padrinhos: Sim, com a ajuda de Deus!

 

L: Prezada comunidade cristã, membros da Igreja de Jesus Cristo, vocês prometem orar, orientar e sustentar na fé NOME DA CRIANÇA através de suas palavras e dos seus atos, para que siga a Jesus Cristo e se torne um membro fiel de sua Santa Igreja? Se vocês estão dispostos e dispostas a assumir esse compromisso, então respondam “Sim, com a ajuda de Deus”.

 

C: Sim, com a ajuda de Deus!

 

Anamnese Batismal:

L: Pelo batismo, recebemos a libertação do pecado e da morte eterna. Pelo batismo, fomos acolhidos no amor de Deus. Pelo batismo, Jesus Cristo nos faz seus. E o mesmo acontecerá pelo venerabilíssimo e santo Sacramento do Batismo com NOME DA CRIANÇA que será batizado. Ao batizá-lo, recordamos o nosso batismo com gratidão e alegria – quando fomos aceitos/as por Deus.

 

Oração das Águas:

L: Deus eterno e misericordioso, escuta a oração do teu povo, que recorda tuas grandes obras. Tu nos criaste e nos salvaste maravilhosamente. Tu criaste a água para a fertilidade da terra e para nos proporcionar bebida refrescante e banho revigorante. Tu te serviste da água para realizar a obra da tua misericórdia: através das águas do Mar Vermelho libertaste teu povo da escravidão; com a água que brotou na rocha, saciaste a sua sede no deserto; Jesus Cristo, teu Filho, veio a nós como fonte de água viva; pela água, que Cristo santificou no Jordão, tu, no banho batismal, nos purificaste do pecado e nos concedeste nova vida, como tuas filhas e teus filhos. Nós te pedimos: derrama o teu Espírito Santo e, através desta água, concede o lavar regenerador a NOME DA CRIANÇA para fazer dele um herdeiro do teu Reino. Por todo o teu amor, rendemos-te graças. Amém.

 

Confissão de Fé:

Credo Apostólico

 

C: Creio em Deus, Pai todo-poderoso,

Criador do céu e da terra.

 

E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor,

o qual foi concebido pelo Espírito Santo,

nasceu da virgem Maria,

padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos,

foi crucificado, morto e sepultado,

desceu ao mundo dos mortos,

ressuscitou no terceiro dia,

subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso,

de onde virá para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo,

na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos,

na remissão dos pecados,

na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

 

Ato do Batismo:

L: NOME DA CRIANÇA, como Jesus ordenou, eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. A paz de Deus esteja contigo e te acompanhe em todos os teus caminhos.

 

Rito da luz:

 

Canto:

C: Eu fui batizado em nome de Jesus,

em nome de Deus Pai e do Espírito Santo.

A água me lavou e da Igreja agora sou.

 

Bênção à família, entrega dos certificados e palmas:

 

Liturgia de Saída

 

Canto das Ofertas:

C: Jubiloso, Venturoso – LCI 365

L: Johannes Daniel Falk, 1768-1826 e Heinrich Holzschuher, 1798-1847.

M: da Sicília, séc. XVIII, “O Sanctíssima

 

1. Jubiloso, venturoso tempo santo de Natal!

Mundo perdido: Cristo é nascido!

Rejubila, cristandade, no Senhor!

 

2. Jubiloso, venturoso tempo santo de Natal!

Cristo bendito salva o aflito!

Rejubila, cristandade, no Senhor!

 

3. Jubiloso, venturoso tempo santo de Natal!

Coros divinos cantam seus hinos!

Rejubila, cristandade, no Senhor!

 

 

Pregação e Dinâmica das Velas:

 

Canto:

C: Que a luz de Cristo brilhe – LCI 285

L e M: Tom Fettke

 

Que a luz de Cristo brilhe, nos envolva em amor,

e que o seu poder nos venha proteger.

Que a luz de Cristo brilhe nos envolva em amor

e que o seu poder nos venha proteger

prá sempre e sempre e sempre. Amém.

 

Oração de Intercessão:

L: Ó Jesus Cristo, luz do mundo e Emanuel – Deus Conosco – obrigado que quando estamos em ti, nunca estamos na escuridão. Sim, Cristo maravilhoso, põe em nós o amor uns pelos outros, tal qual tu estás cheio de amor por nós. E assim como compartilhamos a luz das nossas velas, ajude-nos a compartilharmos esse amor livremente, amplamente e com alegria, sem expectativas de recompensa, sabendo que, ao fazer isso, refletiremos a tua luz, agindo como espelhos do divino em meio à escuridão deste mundo.

 

(Orar pelos motivos levantados para a intercessão e pelos aniversariantes da última semana).

 

E tudo mais que permanece em nossas mentes e corações, agora deixamos em tua amável presença na oração que teu Filho Unigênito nos ensinou, dizendo:

 

C: Pai nosso que estás nos céus,

santificado seja o teu nome.

Venha o teu reino.

Seja feita a tua vontade,

assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje.

E perdoa-nos as nossas dívidas,

assim como nós também perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação,

mas livra-nos do mal.

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

 

 

Bênção:

L: Que Cristo ilumine nossas ruas com sua Palavra;

que Deus, o Pai, oriente nosso retorno ao lar para refletirmos a luz do seu amor;

que o Espírito Santo nos dê coragem para caminharmos com coragem.

E assim, vos abençoe o Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

 

Envio:

L: Em nossa escuridão, Deus acendeu uma luz que não pode ser apagada. Assim, brilhe a luz de Cristo em tua vida e para quem está contigo. Amém.

 

Sino:

 

 

Elaboração: P. William Felipe Zacarias

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Ferrabraz – Sapiranga/RS.

 


[1] Oração inspirada no Símbolo de Eusébio de Cesaréia em carta à sua diocese em 325. Alguns elementos do seu símbolo foram usados para a confecção do Credo Niceno-Constantinopolitano. Cf. DENZINGER, Heinrich. Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral. 3. ed. São Paulo: Paulinas; Loyola, 2015. p. 28-29.


Autor(a): P. William Felipe Zacarias
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos / Paróquia: Sapiranga - Ferrabraz
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 28
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 71978
REDE DE RECURSOS
+
Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br