Liturgia para o Culto de Pentecostes e Lançamento da Campanha Vai e Vem

Proposta de liturgia elaborada pela Pastora Vera Regina Waskow

17/05/2023

 

Culto de Pentecostes – 28/05/2023
Lançamento da Campanha de Missão – Vai e Vem

 

Materiais: Cartazes do tema do ano, folhetos da Campanha Vai e vem, envelopes da campanha, corações vermelhos que podem ser imãs de geladeira 5x5; uma mesa, um cesto e uma vela.
Sugestão: iniciar o culto a portas fechadas, luzes apagadas, reproduzindo temor dos discípulos de Jesus.

L = Liturga/Liturgo (pessoa que conduz a liturgia)
C = Comunidade
LCI = Livro de Canto da IECLB

 

LITURGIA DE ENTRADA

Sinos

Prelúdio

Acolhida
L:
“Jesus Cristo diz: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os lugares mais distantes da terra.” (Atos 1.8)
“Onde o Espírito de Deus habita há testemunho, mudanças, compreensão, transformação, alegria e vida plena. Onde Espírito Santo habita há luz, portas são abertas, o medo é dissipado, pois não estamos sozinhos, somos sal da terra e luz do mundo. Por isso invocamos a sua presença entre nós cantando.” (Neste momento, abrem-se as portas, luzes são acesas...)

Hino: LCI 252 – Vem, Espírito Santo

L: Pela força desse Espírito Santo, nos reunimos para celebrar o Pentecostes, o aniversário da Igreja cristã.
Um bom dia (ou: boa tarde, boa noite)!
Hoje, em toda nossa IECLB, acontece o lançamento da Campanha de Missão Vai e Vem.

Pela ação do Espírito Santo, trevas e medo perdem sua força, somos reanimados e reanimadas para diariamente servir e testemunhar nossa fé.
Sejam bem-vindos, bem-vindas!

Saudação trinitária

L: Aqui nos reunimos em nome do Deus criador, em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador e, em nome do Espírito Santo, que nos congrega, anima e motiva a vivermos sendo sal da terra e luz do mundo. Amém.

Confissão de pecados

L: Deus de amor e de bondade, chegamos diante de Ti e confessamos que temos vivido longe do teu querer e tua vontade, nem sempre temos sido sal da terra, nem sempre temos iluminado a nossa vida e a das pessoas ao nosso redor compartilhando do teu amor. Falhamos Senhor! Acolhe-nos em tua graça, abriga-nos em teu amor e restaura-nos pelo teu perdão por isso nos colocamos diante de ti em silencio e te confessamos nossos pecados... (tempo de silêncio)

Senhor acolhe a nossa sincera confissão, por isso pedimos cantando:

Hino: LCI 34 - Concede o teu perdão

Absolvição
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16

Tudo que sinceramente confessamos a Deus é acolhido por Ele em amor e misericórdia, assim sendo temos nossos pecados perdoados, mediante Cristo Jesus.

Comunidade perdoada é comunidade renovada que animada olha para o mundo, dele se compadece e ali partilha o amor recebido. Oramos pelas dores desse mundo cantando:

Kyrie: LCI 56 - Pelas dores deste mundo

Oração do Dia
Amado Deus, tu que enviaste o Espírito Santo aos discípulos, dando-lhes coragem para levar a mensagem de Cristo a todos os lugares, iluminando vidas, criando a primeira comunidade cristã, nós te pedimos: concede constantemente o vigor e o poder desse Espírito, para que possamos ser luz no mundo e anunciar a tua vontade. Ilumina nosso coração e nossa mente com tua Palavra orientadora e transforma-nos para sermos sal na terra, transformando assim o meio em que estamos a partir do teu querer e tua vontade. Isto nós te pedimos por Jesus Cristo, teu Filho, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Hino: LCI 531 - Nas asas do vento

Leituras Bíblicas
Primeira leitura: Números 11.24-30
Segunda Leitura: 1 Coríntios 12.3b-13


Aclamação do Evangelho
L: “Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra” (Sl. 104.30). “... E onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade.” (2 Co 3.17b)

C: Aleluia, aleluia...

Leitura do Evangelho: João 20.19-23

Mensagem

Hino: LCI 460 – Espírito Santo de Deus (Recolher as Ofertas de Gratidão)

Confissão de fé


Lançamento da Campanha Vai e Vem

(Numa mesa, ter o cesto e, debaixo dele, a vela que pode ser acesa nesse momento. Pode estar logo atrás o cartaz Tema do Ano e sobre a mesa folhetos da Campanha de Missão e os corações imã de geladeira, previamente preparados.)

Pela fé e pelo Batismo, o amor do Deus através da ação do Espírito Santo nos envolve, e nos tornamos Comunidade de Jesus Cristo, Igreja, Corpo de Cristo. Este mesmo Espírito nos compromete com a Missão de Deus, nos desafia, nos anima. Diz Jesus: Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.

E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. (Tirar o cesto nesse momento e colocar a vela em lugar mais alto, sobre um castiçal por exemplo.) Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. Mateus 5.14-16


Brilhar no mundo é compartilhar amor, é colocar nosso coração a serviço do Reino. (Nessa hora entregar folheto e coração imã de geladeira). Como gesto de compromisso com esta Missão, abraçamos a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem. Esta Campanha nos motiva a refletir sobre a Missão, a organizar ações missionarias em nossas comunidades e a ofertar.

A metade da oferta da Campanha Vai e Vem tem como objetivo os Projetos Missionários apoiados em âmbito nacional. A outra metade, descontados os investimentos na Campanha, visa aos Projetos Missionários administrados pelos Sínodos.

Que Deus nos acompanhe e nos inspire, pelo Santo Espírito, a desenvolver, com gratidão e alegria a sua Missão neste mundo, compartilhando do amor já recebido de suas bondosas mãos.

“Repartir, partilhar com o coração.”
 

Oração Geral da Igreja
L: Conforme Romanos 8.26-27, o Espírito Santo nos assiste em nossa fraqueza e, segundo a vontade de Deus, intercede por nós. Convido a Comunidade para que:

Ore, em silêncio, pelas Igrejas no mundo e suas lideranças... (15 segundos).
Ore pela IECLB, pela Campanha Vai e Vem de 2023 (15 segundos).
Ore pelas vítimas da guerra e pessoas refugiadas (15 segundos).
Ore pelo nosso país e as necessidades do seu povo (15 segundos).
Ore pelas pessoas que sofrem violência (15 segundos).
Ore pelas pessoas que estão doentes e pelas enlutadas (15 segundos).

A Ti, Deus amado, entregamos as nossas orações, confiando que o Espírito Santo, age incansavelmente em favor de teus filhos e filhas e da Criação inteira, consolando as pessoas em suas dores e tomando canto de cada um, cada uma de nós.


Hino: LCI 254 - Espírito de Deus

Oração Eucarística
L: Deus vêm a nós, de forma bem concreta, na Ceia. Aqui temos o pão e o fruto da videira. Pela ação de Deus, na Ceia, eles são corpo e sangue de Cristo, oferecidos para o nosso benefício, para gerar mais vida e mais comunhão entre nós. Oremos:

L: Ó Deus, bendito sejas por este pão e por este fruto da videira. Bendito sejas, pois em tua graça, eles nos são dados para nossa libertação, libertação do pecado, das amarras da lei e da morte. Somente em Ti e a partir de Ti podemos ser sal da terra e luz no mundo partilhando aqui nosso coração.
L: Se vocês acham importante louvar a Deus por tudo o que Ele fez e ainda faz por nós, vamos dizer todos juntos: Louvado, sejas, Tu, Senhor!

C: Louvado, sejas Tu, Senhor!

L: Sim, Bondoso Deus, é importante e é justo que te louvemos e te demos graças. Por isto, todos juntos bendizemos o teu nome, cantando

C: Santo, santo, santo, santo, Santo, santo é nosso Deus, Senhor de toda a terra, Santo, santo é nosso Deus (2x)
Que acompanha o seu povo, Senhor de toda a terra, Senhor de toda a terra, nosso único Senhor. Bendito é o que vem, em nome do Senhor, para nos libertar, hosana, Salvador!  (LCI - 239)

L: Graças te damos, ó Deus, que vieste a nós em Jesus, Teu Filho. Ele andou no meio do povo. Viveu junto com as pessoas e por proclamar um novo tempo, de vida e de justiça, sofreu a morte na cruz.
Reunidos aqui como tua Igreja, para recebermos a entrega de Jesus por nós, queremos fazê-lo em cumprimento à ordem dada por Ele, pois na noite em que foi traído tomou o pão, rendeu graças o partiu e deu aos seus discípulos dizendo: Tomai e comei isto é o meu corpo dado por vós, fazei isso em memória de mim.
A seguir depois de cear, tomou o cálice, rendeu graças, e o deu aos seus discípulos dizendo: bebei dele todos porque esse cálice é a nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós, para a remissão dos vossos pecados. Fazei isso toda vez que o beberdes em memória de mim.

L: Envia agora óh Deus, o Teu Espírito de vida e de amor. O mesmo Espírito que o teu Filho mandou aos seus discípulos, para que ele crie em nós uma Comunidade que vive a esperança e a comunhão, partilhando teu amor e assim, cumprindo a Missão. Guia-nos para a festa da alegria, a festa da ressurreição, a festa que Tu preparas para todos aqueles que vivem e viveram na tua amizade.

Pai Nosso

Gesto da Paz
L:  Vamos usufruir o mesmo benefício, isto nos faz irmãos e irmãs. Como pessoas agraciadas por este benefício partilhar nosso coração com as pessoas ao nosso redor num gesto de reconciliação e paz, com um abraço, aperto de mão...

Fração
L: O Cálice da Ação de Graças pelo qual agradecemos é a comunhão do sangue de Cristo; o pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo. Repitam comigo:

C: Nós, embora muitos, somos um só corpo.

L: Vinde, pois, tudo já está preparado.

Comunhão

Oração Pós-Comunhão
L: Bondoso Deus, agradecemos-te que neste culto de Pentecostes tu nos acolheste em torno de tua mesa. Permita em tua bondade que esta Ceia nos fortaleça em nossa fé e nos envia como teus discípulos e discípulas para anunciar que teu Santo Espírito habita entre nós. Que alimentados e alimentadas por ti possamos partilhar nosso coração, sendo sal da terra e luz no mundo. Por tua graça te rogamos. Amém.

 

LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos

Hino Final: LCI 287 - Cuida bem

Benção Final
L: Que o Deus nos fez diferentes uns dos outros, mas todos a sua imagem e semelhança nos abençoe e guarde. Que os olhos zelosos do Senhor Jesus nunca se desviem de cada um de nós e que o encontro de uns com os outros seja um sinal de unidade no Espírito Santo, bem como sinal da vinda do Reino de Deus. E assim que vos abençoe o Deus que é Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Envio
L: Vão em paz e, orientados pelo Espírito Santo, sirvam ao Senhor.
C: Demos graças ao Senhor.


Proposta de liturgia elaborada pela Pastora Vera Regina Waskow, Sínodo Paranapanema – Curitiba/PR


 

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br