Lowell C. Mason (1792-1872)

Obra e Biografia

29/06/2012

Lowell C. Mason (1792-1872) - Melodias de HPD 133 e 303
 

Nasceu em 8 de Janeiro de 1792 em Medfield, Massachusetts.

Faleceu em 11 de agosto de 1872 em Orange, New Jersey.

Sepultado: Rosedale Cemetery, Orange, New Jersey, próximo da sepulture de Mary A. Lathbury

Mason mostrou um intenso interesse em música desde a infância. Ele viveu em Savana, Geórgia, USA, durante 15 anos, e enquanto trabalhou como balconista de um banco, foi procurando o seu verdadeiro amor - a música. Ele estudou com F. I. Abel, melhorando suas habilidades ao ponto de começar a compor a sua própria música. Numerosos editores na Filadélfia e Boston rejeitaram o seu primeiro trabalho, até que foi aceito finalmente em 1822 pela Sociedade Händel e Haydn de Boston, Massachusetts, o seu Estado natal. Porém, a coleção fez nem leve menção do nome de Lowell C. Mason:

Eu era então um funcionáriol de banco em Savana, e não desejei ser conhecido como um homem de música, como não tive o menor pensamento de já fazer da música uma profissão.

Ele ainda não sabia que aquela coleção rejeitada poderia chegar até 17 edições (algumas fontes dizem 21) e vendendo 50.000 exemplares. Foi adotada nas escolas de canto no New England, até em coros de igreja.

Depois de ver o sucesso do seu trabalho, Mason voltou a Boston em 1826. Ele também se tornou o diretor de música nas igrejas de Hanover e Green e da Rua do Parque, alternando seis meses com cada congregação. Finalmente, ele fez um contrato permanente com a Igreja da Rua Bowdoin, e ainda manteve o seu trabalho como caixa no Banco americano. No entanto, a Música não o deixou em paz; ele até se tornou o presidente da Sociedade Händel e Haydn em 1827.

Foi em Boston que Mason se tornou o primeiro professor de música numa escola pública americana. Em 1833, ele co-fundou o Conservatório de Boston; em 1838, ele se tornou o superintendente de música para todo o sistema escolar de Boston. Lowell C. Mason escreveu mais de 1.600 trabalhos religiosos, e é chamado freqüentemente o pai da música sacra americana.

Algumas obras suas são:

The Choir, or Union Collection of Church Music, 1832
Union Hymns, with Rufus Babcock, Jr. (Boston, Massachusetts: 1834)
Carmina Sacra: or Boston Collection of Church Music (Boston, Massachusetts, 1844)
Cantica Laudis: or The American Book of Church Music (New York: 1850), with George J. Webb
Musical Letters from Abroad (Boston, Massachusetts, 1853)
The New Carmina Sacra (Boston, Massachusetts, 1853)
The Hallelujah: A Book for the Service of Song in the House of the Lord (New York, circa 1854)
The Diapason: A Collection of Church Music, edited by George F. Root (New York, 1860)

E´ da autoria de Lowell C. Mason a melodia para a bênção apostólica de II. Coríntios 13,13 que se encontra em nosso hinário: HPD nº 133 A graça de nosso Senhor.

Lowell C. Mason também é autor (em 1856) da melodia do hino HPD nº 303 Irmã(o), descansa em paz (Stille zur letzten Ruh wirst du gebracht). Ela foi composta originalmente para o hino Mais Perto Quero Estar (letra de Sarah Flower Adams, 1805-1848). Apareceu, pela primeira vez, em Sabbath Hymns and Tune Book (Livro de Canções e Hinos para o Dia do Senhor), em 1859. Mason disse de sua origem: O compasso estava irregular, porém, uma noite depois de permanecer acordado no escuro, com os olhos bem abertos, através do silêncio da casa, a melodia me veio, e na manhã seguinte escrevi as notas do Bethany'. A melodia possui alguma semelhança com Oft in the stilly nigth, e Mason pode ter usado, inconscientemente, alguma melodia já conhecida.

Fontes: www.cyberhymnal.org/
Histórias de Hinos e Autores - CMA - Conservatório Musical Adventista


 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15746
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br