Lucas 1.26-38- 4º Domingo de Advento - Noite de Natal - 24/12/2023

19/07/2023

24.12.2023 – Noite de Natal

Pregação: Lucas 1.26-38. Leituras: 2Sm 7.1-11,16; Lucas 1.47-55; Salmo 89.1-

4, 24-26; Romanos 16.25-27
P. Volmar A. Saueressig – Paróquia Sinop - MT

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Boa Noite! Sejam muito bem-vindos! Mais uma vez é Natal! Para nós, cristãos, essa é uma data especial,
porque foi numa noite, como essa, que nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor! O profeta Isaías havia
profetizado centenas de anos antes: “Eis que a virgem conceberá e dará luz um filho, e ele será chamado de
Emanuel, que significa Deus conosco” (Mateus 1.23). E Jesus promete estar ao nosso lado todos os dias da
nossa vida. Então, vamos louvar a Deus de todo o nosso coração!
Pergunto se há visitantes em nosso meio. Peço que aqueles que nos visitam levantem uma das mãos, para
podermos conhecê-los. Sejam muito bem vindos. Retornem sempre de novo!
Nosso desejo é, que a final desse culto possamos sair animados, fortalecidos e com mais vontade de louvar
e engrandecer ao nome do nosso Deus.
CANTO DE ENTRADA
Nº 14 LCI – Deus Está Presente
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Sempre que nos reunimos em culto, nós o fazemos em nome do Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 369 LCI – Nasce Jesus
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Como é bom poder chegar a presença de Deus, sabendo que Ele é um pai amoroso, um pai que nos
ama de forma incondicional. Davi pode experimentou esse amor de forma bem concreta. No Salmo
32 ele testemunha dizendo: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos
meus constantes gemidos todo o dia (...) 5  Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais
ocultei. (...) e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado. (...) Muitos são os sofrimentos do ímpio,
mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o cercará”. Nesta certeza, vamos nos dirigir a Deus em
oração.
Convido que cada um coloque a sua vida na presença de Deus em oração. Confesse a Ele tuas falhas,
tuas fraquezas... Peça que Ele te fortaleça e te ajude a fazer a Sua vontade...
Querido Deus e Pai! Tu ouviste a oração da tua Igreja. Colocamos ainda diante de ti, todos pecados
cometidos em pensamentos, palavras, bem como pela nossa omissão. Obrigado pela certeza do
perdão e da ajuda. Oramos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém!
ANÚNCIO DO PERDÃO

Em 2 Crônicas 30.9 nos é dito que: “O Senhor, nosso Deus, é bondoso e misericordioso e os aceitará se
vocês voltarem para ele”. Se você, em oração se voltou ao Senhor, saiba que Ele te perdoou. Amém! +
KYRIE
No Natal Deus veio ao nosso encontro através de seu filho Jesus Cristo. No entanto, são muitas as pessoas
que ainda não aceitaram a mensagem de salvação. Por isso, ainda há tanta dor, tanta maldade no mundo.
Por todos aqueles e aquelas que sofrem, cantemos: Pelas Dores Deste Mundo Ó Senhor – n. 56 LCI.
GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus se inclina ao nosso clamor! Deus ouve nossas orações, ouve nossos pedidos. Em Jesus Cristo, Deus
revela sua glória a toda a humanidade. Louvemos à presença e à glória de Deus cantando: 379 LCI – Gória in
Excelsis Deo.
ORAÇÃO DO DIA
Querido Deus e Pai! Agradecemos pela oportunidade de estarmos reunidos nesta noite de Natal, para
recordarmos de teu grande amor por nós. Acampa com teus anjos ao redor desse templo. Não permita que
nada e ninguém venha a nos distrair e impedir de ouvirmos o que Tu tens preparado para cada um de nós.
Que tua Palavra ache em nossos corações um solo fértil. Que ela nos fortaleça e nos anime na vivência da fé.
Oramos em nome de Jesus Cristo, teu filho amado, nosso Senhor e Salvador. Amém!
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 2 Samuel 7.1-11, 16
2ª Leitura Bíblica: Salmo 89.1-4, 24-26
3ª Leitura Bíblica: Romanos 16.25-27
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 372 LCI – Quero Ir Com Os Pastores
PREGAÇÃO

CHAMADO
Lucas 1.26-38

Amado(a) do Senhor!
Nosso tema hoje é: Chamado!
O que me fascina na vida de fé, é que todo cristão tem um chamado! E o que me preocupa é, que um
número bem pequeno de cristãos, tem ouvido o chamado de Deus para a sua vida.
Vamos ler em conjunto o texto do Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículos 26-38. Nele veremos o
chamado que Deus fez a Maria:
“ 26 Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da
Galiléia chamada Nazaré. 27 O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado
com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. 28 O anjo veio e disse: - Que a
paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
29 Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou
pensando no que ele queria dizer. 30 Então o anjo continuou: - Não tenha medo, Maria! Deus está contente
com você. 31 Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. 32 Ele será um grande

homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado
dele, o rei Davi. 33 Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
34 Então Maria disse para o anjo: - Isso não é possível, pois eu sou virgem!
35 O anjo respondeu: - O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a
sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. 36 Fique sabendo que a sua parenta
Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está
no sexto mês de gravidez. 37 Porque para Deus nada é impossível.
38 Maria respondeu: - Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me
dizer! E o anjo foi embora”.
Que coisa maravilhosa. O Criador de todo o universo, se importa com cada um de nós, pequenas
criaturas. Eu e você somos tão importantes para Ele, que Ele enviou um salvador. E, quando olhamos para a
cruz, nos sentimos amados, valorizados, pois foi por nós que Ele morreu e ressuscitou.
Deus, tem todo poder no céu e na terra. E mesmo assim quer usar a ti e a mim, como instrumentos
para a realização de sua obra. No texto lido há pouco, Deus usou uma jovem, adolescente, inexperiente,
noiva de José, para se tornar a mãe de nosso salvador. Nosso Deus, não é um Deus que se limita a chamar
pessoas experientes e bem-sucedidas. Ele chama pessoas simples, até mesmo sem nenhuma experiencia,
para ser um vaso útil em suas mãos.
- Você, querido irmão, querida irmã, tem se deixado usar por Deus?
- Você tem colocado seus dons e talentos a serviço do Senhor?
- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você (v.30). A partir do instante que o anjo
pronunciou essas palavras para Maria, sua vida mudou para sempre. Seus sonhos, planos, esperanças,
desejos, ... a partir daquele momento, tudo precisava ser revisto.
Amados(as)! Quando colocamos nossa vida nas mãos de Deus e assim como Maria dizemos: Eis-me
aqui”, mudanças podem vir a acontecer na nossa vida, na nossa rotina diária. Mas, se temos em nosso
coração a disposição para fazer a vontade de Deus, assim como Maria teve, isso não será um peso, não será
algo desagradável... Pelo contrário, nosso coração se encherá de alegria, até mesmo se tivermos que abrir
mão de algumas horas de descanso, para podermos dedicarmos à missão; se formos desafiados a
contribuirmos com generosidade, para que a obra do Senhor possa ser realizada em nossa localidade,
município. Se tivermos que...
Queridos! Foi numa noite, lá na cidade de Nazaré da Galileia, que Jesus chamou a jovem Maria. “Não
tenha medo, Maria!”. O que me fascina nessa história, é que Deus não escolheu uma pessoa importante do
clero; também não escolheu uma artista ou escritora famosa; muito menos escolheu uma mãe experiente...
Mas, Ele escolheu Maria! Uma jovem que tinha um grande coração e o desejo de cumprir com a vontade de
Deus para a sua vida.
“Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. 32 Ele será um grande homem e
será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei
Davi. 33 Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará” (v. 31-3). Não
tenha medo, Maria! Apesar dessas palavras, o medo estava presente, pois ela não foi capaz de
compreender por completo o mistério que estava para acontecer. O anjo não estava falando com a Mãe de
Deus, mas estava falando com um ser humano que recebeu uma graça extraordinária, jamais dada a outra
mulher. Muitas dúvidas devem ter surgido em seu coração:
- Como explicar uma gravidez a seus familiares, a seu noivo, a sociedade na qual vivia, uma vez que
ela ainda era virgem?
- Será que seu noivo entenderia? Ou iria abandoná-la achando que havia sido traído?
- Também havia o medo de perder a própria vida, tendo em vista que a pena para traição era a
morte por apedrejamento...
Mas ela superou o medo, e se colocou a disposição do Senhor. Que exemplo de obediência e
dedicação ao Senhor!
Deus havia revelado ao velho Simeão, que antes de sua morte seus olhos ainda iriam contemplar a
Cristo, o Salvador. Certo dia, movido pelo Espírito Santo, Simeão foi até o templo. Quando Maria e José

chegaram com o menino Jesus para que esse fosse circuncidado (prática essa realizado no oitavo dia de

vida), Simeão o tomou em seus braços e disse: “ 29 - Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já
podes deixar este teu servo partir em paz. 30 Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, 31 que
preparaste na presença de todos os povos: 32 uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são
judeus e para dar glória ao teu povo de Israel” (Lc 2.29-32). Fico pensando em como se sentiram José e
Maria ao ouvirem essas palavras...
Quando Maria deu a luz, será que ela sabia, que seu filhinho, um dia iria transformar água em vinho?
Será que ela sabia, que um dia ele iria andar sobre as águas? Que ele faria um cego ver? Um mudo falar? Um
paralítico andar?
Será que ela sabia que seu menino era Senhor de toda a criação? Será que ela sabia que um dia, seu
filhinho irá governar o mundo? Será que ela sabia que através de seu sacrifício, seu filhinho iria conquistar a
salvação de toda humanidade? Que aquela criança que ela carregou por 9 meses em seu ventre era, na
verdade, o Grande Eu Sou?
Não tinha como ela saber. Mas um coisa ela sabia. Seu filho, era filho do Deus altíssimo, enviado a
esse mundo, para trazer perdão e salvação a toda humanidade. Não tenha medo, Maria! – estas foram as
palavras do anjo! E Maria respondeu: - Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor
acabou de me dizer!” (v. 38). Então o anjo a deixou. Agora ela estava sozinha, de volta a sua rotina, mas
com uma diferença: Ela se tornaria a mãe do salvador; estaria carregando em seu ventre o messias há muito
prometido. E, anos depois, teria que ver o seu filho querido percorrer a via dolorosa.
Ninguém mais na face da terra recebeu um chamado com o de Maria. Ela foi única. Mas, Deus
continua chamando... Ele continua chamado pessoas para se tornarem discípulos; Ele continua chamado
pessoas para testificarem a respeito de Cristo com suas vidas, palavras, atitudes; Ele continua chamado
pessoas para praticarem o mandamento do amor, e assim tornar Cristo conhecido no mundo; ele continua
chamando pessoas para se tornarem irmão de seu próximo; ...
“... que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” (Lucas 1.38b). Essa declaração de
Maria traz para nós um ensinamento muito importante: Eu e você podemos basear a nossa fé, a nossa vida
na Palavra de Deus. Nós podemos e devemos crer na Bíblia e em todas as suas promessas, pois Deus é fiel.
Maria não sabia naquele momento tudo o que estava por vir, mas ela decidiu obedecer, crendo na Palavra
de Deus. Se Deus está te chamando, não tenha medo. Lembre-se que Deus não apenas chama, mas também
capacita. Ele não escolheu Maria por ser a mãe mais experiente daquela época. Mas, ao chamá-la, também
a capacitou! E ainda falou em sonho com José, para que ele não a abandonasse, mas assumisse com ela a
tarefa de trazer ao mundo o salvador da humanidade.
Mais uma vez comemoramos o Natal. Mais uma vez somos lembrados de que Deus cumpriu a sua
promessa. Ele enviou a esse mundo o Salvador, Jesus Cristo! Ninguém mais precisa viver sua vida com medo
do futuro, com medo da morte. Pois, quem crê em Jesus como seu Salvador e Senhor, já está salvo; e já
passou da morte para a vida.
Jesus nasceu para todos. Mas, nem todos o conheceram. Jesus nasceu para todos, no entanto muitos
ainda o rejeitam. Há dois mil anos atrás, Maria trouxe a esse mundo o Salvador. Hoje, eu e você somos
desafiados a levar para o mundo o Salvador. Nós cristãos somos a Bíblia que o mundo ainda lê. A pergunta
que temos que nos fazer é: Que mensagem nós temos transmitido?
Não tenha medo, Maria! - essas mesmas palavras são ditas a nós, que somos Igreja de Cristo em
___________ (nome da cidade). Assim como Maria, Deus quer usar a nossa vida como agentes das suas
promessas. Mas, a pergunta que fica é: - Estamos dispostos a dizer: Eis-me aqui, Senhor?
Um feliz e abençoado Natal a todos. Amém!

HINO

Nº 380 LCI – Jesus Nasceu
CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à Palavra que ouvimos, confessemos a nossa fé, com as palavras do Credo Apóstólico.
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 587 LCI – Tal Qual Estou
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido Deus e Pai! Agradecemos por esse culto, pela comunhão, pelo louvor e adoração. Agradecemos
que, embora pequenos, tu nos chamas e nos dás uma missão. Ajuda-nos o ouvir e atender ao teu chamado.
Que nossa vida possa ser bênção para muitas pessoas.
Pai! Colocamos diante de ti nossos pedidos. [Incluir aqui os pedidos listados]. Obrigado por podermos
colocar tudo nas tuas mãos; obrigado por podermos crer e cofiar que nossa oração não voltará vazia., pois
tu, ó pai, ouves e atendes a cada oração, segundo a tua vontade.
Intercedemos por todas as pessoas doentes, hospitalizadas, acamadas... Intercedemos por aqueles que
aguardam na fila para uma cirurgia. Intercedemos também por todos os cuidadores, médicos, enfermeiros.
Intercedemos por todas as famílias enlutadas.
Intercedemos pela direção de nossa Igreja; pelos ministros; por todas as lideranças que não medem esforços
para que o evangelho seja transmitido e vidas possam ser edificadas.
Pai! Como é bom saber que, podemos sempre abrir o nosso coração a ti, e podemos contar com a tua ajuda
e com a tua proteção.
Tudo o mais que teríamos a pedir e agradecer, resumimos através da oração que teu Filho, Jesus Cristo, nos
ensinou a orar, dizendo: Pai Nosso...
PAI NOSSO

LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
BÊNÇÃO
Vamos com a bênçao de Deus: Que o Senhor te abençoe e te guarde ...
ENVIO
Vamos em paz, e na certeza do amor de Deus por nós!


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 70867
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br