Lucas 10.38-42 - 6º Domingo Após Pentecostes - 17/07/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

17/07/2022

17/07/2022 – 6º Domingo Após Pentecostes
Leituras: Salmo 15 – Lucas 10 38-42
Pregação: Lucas 10.38-42
Miss. Elcio Ricardo da Silva – Paróquia de Água Boa - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Seja bem-vindo a este tempo de celebração. É muito bom encontrar com você aqui. Deus nos recebe em sua casa e nos convida a celebrar. Você e eu chegamos aqui trazendo em nosso coração diferentes sentimentos. Mas agora nos reunimos para adorar ao nosso Deus. Queremos erguer as nossas vozes em louvor a Ele, colocar diante do altar o nosso coração e ouvir da sua palavra. Como comunidade nos reunimos. Como comunidade celebramos.
Saúdo-nos com as palavras do profeta Isaías 55.11 que dizem: “Deus diz: a palavra que sair da minha boca não voltará vazia para mim, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo que a designei”. O que nos reúne aqui é a palavra de Deus. Viemos para ouvi-la. Viemos para meditar nela. É a palavra de Deus que de geração em geração tem reunido pessoas. É esta palavra que tem nos mostrado o quando Deus nos ama e o quanto ele se importa conosco. Que nossos ouvidos, mente e coração estejam abertos para a Palavra. Esta palavra que não é vazia, mas eficaz.

Acolhida aos visitantes:
Gostaria de acolher os visitantes. “É muito bom ter você aqui”. Nos alegramos com a sua escolha em celebrar com a nossa comunidade. Tenha liberdade de voltar quando desejar e querendo fazer desta igreja a sua igreja: Seja muito bem-vindo. Receba o nosso abraço ao início deste culto.


CANTO DE ENTRADA
Nº 015 – Livro de canto – Em tuas mãos
Ou: Nº ____________________________________________________


SAUDAÇÃO
Na presença do Trino Deus nos reunimos aqui.
Em nome do Deus que é Pai – Criador de todas as coisas.
Em nome do Filho – Jesus Cristo que por nós se entregou.
Em nome do Espírito Santo – consolador e animador para que continuemos e caminhada.
Envolvidos pelo amor de Deus celebramos. Amém.


CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 581 – Livro de Canto – Deus sempre me ama
Ou: Nº ____________________________________________________


CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus e Pai
Aqui estamos diante de ti para reconhecer que somos pecadores e assim queremos diante da cruz confessar os nossos pecados. Ajude-nos a abrir o nosso coração à tua vontade, fazendo discípulos de Jesus em palavra e ação. Conheces os nossos pensamentos e sabes o quanto temos falhado e pecado contra ti o contra o nosso próximo. Conheces o nosso caminhar e também sabes que em muitos momentos nos desviamos dos teus caminhos e outras vezes optamos em pegar atalhos, que também acabam nos levando para longe da tua vontade e presença. Ajude-nos a ter um coração humilde, sincero disposto a te obedecer. Tu sabes Senhor tudo o que carregamos no nosso coração. Tu sabes que as vezes remoemos ódio e rancor. Perdoa-nos, Senhor, e tem misericórdia de nós. Dá-nos o teu amor e graça para que possamos viver conforme o teu querer. Amém.


ANÚNCIO DO PERDÃO
“Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra eu espero” (Salmo 119.114). Certos da palavra que não volta vazia e certos do amor de Deus recebemos agora o perdão de Deus. Generosamente Deus concede do seu perdão a todos aqueles que se colocam em sua presença e fazem o seu momento de confissão com sinceridade. Que assim nos perdoe e abençoe o Deus todo poderoso. Amém.


KYRIE
Somos acolhidos por Deus. Aqui nos reunimos como pessoas e como comunidade. Ser acolhido por Deus significa que ele se importa conosco. Acolhidos por Deus e sabedores do seu amor cantamos:

Nº 51 – Livro de Canto – Cristo acolhe o pecador
Ou: Nº ____________________________________________________


ORAÇÃO DO DIA
Nós te louvamos Senhor, porque é muito bom saber que somos por ti acolhidos. Que a tua proteção e o teu guardar nos façam andar pelo teu bom caminho e que assim mediante o teu cuidar nada possa nos distrair e assim nos afastar de Ti. Apesar das dificuldades que possamos continuar a caminhada, pois tu és o bom pastor que deseja nos guiar pelo teu bom caminho. Ensina-nos Senhor. Em teu santo nome. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA


LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Salmo 15
O salmista pergunta: “quem poderá morar no teu templo?”. Ele mesmo responde: “aquele que tem uma vida correta e faz o que é verdadeiro”. Vivemos tempos em que a verdade vira notícia quando acontece. É comum ouvirmos que: “é possível dar um jeitinho”. Geralmente este jeitinho implica em suborno. Quem age segundo o Salmista não é digno de morar no Templo de Deus. Consideremos, portanto, como temos vivido a nossa vida.


Aclamemos o Evangelho cantando: Aleluia.

2ª Leitura Bíblica: Lucas 10 38-42


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 619 - Livro de Canto – Meu bom pastor
Ou: Nº ____________________________________________________

PREGAÇÃO


Prezada Comunidade


Há um programa de tv chamado “No Limite”. Neste programa os participantes são privados de toda e qualquer facilidade da vida moderna. Eles são colocados em um local de praia ou floresta totalmente isolados e precisam encontrar um jeito de sobreviver lá. Eles participam de provas e os vencedores ganham coisas básicas, como um saco para dormir, ou uma caixa de fosforo (coisas básicas, mas que fazem toda a diferença naquele contexto em que se encontram). Algumas provas são de resistência, outras de lógica e ainda há aquelas que incluem comer “comidas nojentas”.
Em nosso tempo parece que nós também vivemos sempre “No Limite”. Em nossos dias atuais vive-se a uma velocidade estonteante... Para ganhar uns minutos, arriscamos a vida porque tempo é dinheiro e perder um segundo é ficar para trás ou deixar acumular trabalho que depois não conseguimos digerir.
Nas grandes cidades os motoristas trocam de fila no trânsito incontáveis vezes para ganhar uns metros. Muitos de nós comemos de pé ao lado de pessoas para quem nem olhamos. Ao final do dia chegamos em casa exaustos, irritados, nervosos, vencidos pelo cansaço e pelo stress, sem tempo e sem vontade de brincar com os filhos ou de lhes ler uma história e dormimos algumas horas com a consciência de que amanhã tudo vai ser igual. Temos a sensação de que acabamos de fechar os olhos e o despertador nos avisa que já é chegado o momento de começar tudo novamente.
Estas são as exigências da vida moderna. As vezes nem queremos, mas o ritmo da vida atual é este. E com isso surgem duas perguntas:
Como é possível, neste ritmo, guardar tempo para as coisas essenciais?
Como é possível encontrar espaço para nos sentarmos aos pés de Jesus e escutarmos o que Ele tem para nos propor?

O evangelho de hoje nos é um texto conhecido. Marta e Maria. Uma atribulada com os serviços da casa. Ela está preocupada em receber e servir bem as suas visitas. A outra simplesmente senta-se para ouvir seu visitante.
Marta: Que mulher! Ela abre a sua casa para um grupo de homens famintos. Se levarmos em consideração apenas Jesus e seus discípulos, são 13 homens.
Marta é uma excelente anfitriã. Ela não prepara uma improvisada panela de macarrão semipronto com salsicha ou carne moída. Neste momento podemos dizer que Marta resolveu se tornar a “rainha da cozinha”. Ela resolver fazer um banquete para a aqueles que estavam sem sua casa.
A nossa tendencia é aplaudir e elogiar Marta. E quando lemos esta passagem bíblica somos levados e ver Marta em seu momento de glória. Afinal, ela está preparando um banquete para ninguém mais, ninguém menos do que Jesus. É por este motivo que muito provavelmente Marta tenha abandonado o cardápio do dia que geralmente consistia em uma espécie de sopa com pão.
Vejo Marta perdida na cozinha em meio as tantas tarefas que aquele momento exige. Marta está naquele momento vivendo: “No Limite”. Ela precisa pensar o cardápio, providenciar os ingredientes, pensar na sobremesa. Arrumar a mesa. Tudo, absolutamente tudo precisa estar no seu devido lugar e a refeição deve ser algo delicioso, afinal, Jesus está ali para o banquete.
Mas, de repente, Marta se dá conta de algo e pergunta: “Onde está a Maria?”. Então ao procurar Maria, Marta a encontra sentada na sala com as visitas. É possível ver neste momento a raiva ferver dentro de Marta. Como pode a Maria estar sentado aos pés de Jesus ouvindo suas histórias enquanto eu não consigo fazer tudo o que é preciso fazer?
É fácil imaginar Marta no corredor fazendo gestos para a Maria vir ajudá-la. Quase dá para ouvir Marta tentando fingir uma tosse para chamar a atenção de Maria. É possível perceber o “olhar de raiva” de Marta em direção a Maria. Porém, nada disso surte efeito.
Então Marta chega ao seu “limite”. Ela adentra a sala, interrompe a conversa, e diz: “Senhor! Não te importas”? Marta! No “seu limite” ele expõe o que ninguém está vendo. Ela está carregando o peso do mundo nas suas costas sozinha.
E chegamos ao momento da reação de Jesus. Você e eu esperamos que Jesus diga: “Certo Marta! Eu também acho que você está muito atarefada”. Imaginamos que Jesus vai mandar Maria para a cozinha, ou até quem sabe um discípulo para ajudar, mas acontece algo inacreditável. Jesus repreende Marta e diz: “Maria escolheu a melhor parte”
Maria: Maria é o oposto de Marta! Enquanto Marta é um trovão, Maria é a luz do sol a brilhar. Enquanto Marta é uma locomotiva, Maria está a deslizar pela vida cheirando as flores que encontra a beira do caminho. Maria é o tempero da vida.
É interessante observar que quando Jesus corrige Marta, não disse “Por que você não pode ser mais parecida com sua irmã Maria?” Ele sabia que Marta nunca seria Maria e que Maria nunca seria Marta. Mas quando ambas estavam diante da mesma escolha – trabalhar ou adorar – Jesus disse: “Maria escolheu e melhor parte”.
Não sabemos se esta é a primeira visita de Jesus a casa de Marta e Maria. Diante do rompante de Marta, até podemos entender que talvez houvesse uma certa familiaridade com Jesus. Mas o fato é que neste dia Maria resolve quebrar o protocolo. Ela quebra a etiqueta social, a tradição. Ela resolve se sentar para ouvir Jesus, afinal, não é tudo dia que Deus nos visita em casa. Maria decidi ficar o mais perto possível de Jesus.
Maria não se importa se o seu gesto vai ser mal interpretado. Não se importa com os olhares estranhos dos discípulos. Em algum lugar distante ela o ouve seu nome, mas neste momento ela está atraída pelo chamado do mestre. O chamado para vir. O chamado para ouvir. E é isso que ela faz.
“Marta, agitava-se de um ala para outro, ocupado em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha?” (v.40)
O verso deixa claro o empenho de Marta em servir da melhor maneira possível as suas visitas. Mas em algum lugar entre a cozinha e a sala de visitas uma semente de rancor começa a germinar. Em breve ela se transforma em uma pergunta que ecoa por todo o ambiente da casa:
“Senhor, não te importas?”
O problema é obvio. Marta não acha correto de que ela realize todo o trabalho e ainda precisa ouvir que Maria está certa. Quantas vezes nós agimos como Marta. Buscamos o reconhecimento. Buscamos a compaixão das pessoas.
Conta-se uma história de um sacerdote que servia uma pequena paróquia, em uma zona rural esquecida. Amava a sua gente e era amado por todos. Fazia o trabalho de Deus com muita eficiência.
Ele era tão eficiente que certo dia Satanás designou dois jovens demônios para importuná-lo a arruinar seu ministério. Tentaram todos os métodos de sua sacola de artimanhas, mas não tiveram êxito. O tranquilo sacerdote parecia estar além de tudo. Então os jovens demônios solicitaram uma reunião com o próprio diabo.
“Tentamos de tudo” explicaram os demônios. O diabo então deu o seu conselho final: “É muito fácil. Dê-lhe a notícia de que seu irmão mais novo foi promovido a bispo”
Os jovens demônios olharam um para o outro. Parecia simples demais. Esperavam algo mais diabólico. Mas não custava tentar.
Algumas semanas depois eles retornaram ao inferno jubilosos. O velho sacerdote não recebeu tão bem a feliz notícia da promoção do seu irmão. A alegria anterior do homem se converteu em lamentação. Suas palavras de animo foram substituídas por murmuração e melancolia. Em pouco tempo ele era um homem amargo.
Desde o jardim do Eden até a cozinha de Marta em Betânia e os nossos dias, satanás ainda planeja ataques. A estratégia é bastante simples;
tirar o nosso olhar de Deus e colocar o nosso olhar nas circunstâncias
Há três coisas que são mortais ao coração humano e o diabo sabe muito bem: Distração – Desânimo – Dúvida. São 3 “D” centrais.
Um coração distraído: Quando Jesus encontrou Marta naquele dia em Betânia, ela estava distraída. As atividades de Marta naquele dia estavam longe do trivial. Não era um dia comum. Ela tinha uma agenda a cumprir, mas parece que ninguém se importava com isso. Com isso Marta tirou seu olhar da importância da visita em sua casa. Foi o seu momento de distração. Então ela olhou somente para o trabalho a sua frente e ainda mais para o fato de parecer que ninguém se importa com o seu trabalho.
Um coração desanimado: Quando estamos distraídos, o desanimo está ali bem pertinho. O cansaço se aproxima rapidamente.
Elias sentiu esse desanimo (1 Rs.18). quando ele vence os 450 profetas de Baal ele se ente nas alturas, mas quando ouve a rainha Jesabel o ameaçar de morte ele sentiu um golpe e das alturas foi arremessado ao chão.
A distração o fez temer - O desanimo o fez se esconder
O desanimo nos tira toda a esperança, toda a visão, todos os amanhãs e todos os sonhos.
Um coração duvidoso: ao longo da história o diabo inutilmente tem tentado fazer a humanidade questionar a existência de Deus. Mas o diabo percebeu que não tem dado certo. Como ele não consegue nos fazer duvidar da existência de Deus, ele fara o possível para nos fazer duvidar do amor de Deus.
Depois de ter nos distraído, depois de ter no desanimado, a tática final é a desilusão e a dúvida.

Para finalizar:
“Senhor, não te importas?”
Assim como Marta, temos nossas perguntas. Assim como ela temos nossas dúvidas. É muito bom saber que Deus não diminui diante de nossas dúvidas, temores e questionamentos. Mas ele deseja que confiemos nele, assim como fez o jovem pastor Davi que depois se tornou rei quando ele disse no Salmo 62.8: “Confiai nele ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio”
Naquele dia Marta estava no caminho certo. Em vez de permitir que suas dúvidas aumentassem, pegou suas preocupações e temores e os declarou a Jesus na sua pergunta:
“Senhor, não te importas?”
É claro que ele se importa! Jesus se importa tanto, que ele veio ao mundo para morrer em nosso lugar e assim nos dar a vida eterna.
Deus se tornou um de nós para que, quando perguntarmos: “Senhor não te importas?” não tenhamos dúvidas de que ele se importa.
Quando estamos distraídos e desanimados, cansados e sobrecarregados não há melhor lugar para ir do que para os braços do pai. Somente ele sabe do que precisamos. Quanto fizer isso, você encontrará a cura para seu coração ferido.
Deus se importa. Ele é o Emanuel, Deus conosco.
Deus envia seu filho Jesus para ele nos ajudar a vencer as tempestades da distração, do desanimo e da dúvida. Para que estes não nos afastem de conhecer o amor de Deus.
Quando você chegar “no limite” lembre-se: Deus se importa com você.
Medite sobre isso e que Deus te abençoe. Amém

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a palavra que acabamos de ouvir e movidos pelo Deus de amor queremos agora confessar a nossa fé.

Creio em Deus Pai, ...


CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 582 - Livro de Canto –Há sinais de paz e de graça
Ou: Nº ____________________________________________________
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor Deus, nós te somos gratos por este tempo de celebração. Te agradecemos por cada momento deste culto. Pelos louvores que entoamos e especialmente por tua palavra que ouvimos e refletimos. Graças te damos Senhor, porque tua palavra tem falado a nós. Que esta palavra continue nos animando e fortalecendo.
Amado Senhor, não permita que sejamos distraídos e que assim deixemos de lado a tua palavra. Não permita que duvidemos do teu imenso amor. Amor este que entregou teu filho Jesus Cristo para morrer me nosso lugar. E dá Senhor que não desanimemos, mas que sigamos firmes na certeza do teu cuidado e do teu amor. Encha Senhor o nosso coração da certeza de que Tu te importas conosco.
Senhor! Agora diante de ti queremos colocar os nossos pedidos. Lembramos agora Senhor, de pessoas e acontecimentos os quais queremos deixar diante de ti, na certeza de que em teu amor tudo está guardado. Lembramos bondoso Deus dos doentes, dos enlutados, do que passam por necessidade e especialmente por aqueles que perderam a esperança na vida. Rogamos Senhor que enchas o coração destes da certeza de que tu estás ao lado deles. Que eles possam perceber o teu cuidado. (aqui incluir demais pedidos)
Abençoa Senhor nosso trabalho, para que possamos realizá-lo com zelo e fervor e lembramos daqueles que não tem trabalho. Que tu Senhor possas animá-los e abençoá-los neste tempo de procura.
Abençoa Senhor nossa cidade, ou o local lá onde vivemos. Pedimos por nosso país, bem como pelo mundo. Mundo este carente de paz e de amor. Por nossas famílias pedimos. Cuida de cada um. Que possamos voltar as nossas casas em paz e segurança e dá Senhor que nosso coração seja preenchido de alegria de poder confiar em ti, sabendo que tu sempre nos acompanhas. Que assim bondoso Deus a tua graça, o teu amor e o teu Espírito Santo nos acompanhem hoje e sempre. E tudo mais que estiver em nosso coração e pensamentos neste momento nós colocamos diante de ti quando oramos dizendo:

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor Jesus Cristo:
Esteja ao teu lado para te defender.
Esteja dentro de ti para te conservar
Esteja diante de ti para te conduzir
Esteja atrás de ti para te guardar
Esteja acima de ti para te abençoar
Amém.

ENVIO

Na certeza do evangelho transformador.
Ide em paz e servi ao Senhor com alegria


CANTO FINAL
Nº 301 - Livro de Canto – Bençãos virão
Nº 346 – Livro de Canto – Boa noite meu Pai (se o culto for a noite)

Ou: Nº ____________________________________________________
 


Autor(a): Missionário Elcio Ricardo da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 6º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 38 / Versículo Final: 42
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 67517
REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br