Lucas 2.8-20 - Dia de Natal - 25/12/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

25/12/2020

25/12/2020 – Dia de Natal
Isaías 52.7-10; Hebreus 1.1-4 (5-12); Salmo 97
Pregação: Lucas 2.8-20
Missª Tatiane F. Ertmann Stele – Nova Mutum/MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia (ou boa noite) a todos. Que bom reunirmo-nos para celebrar o nascimento do grande Rei. Sejam todos bem vindos para juntos festejarmos com alegria e agradecer pelo grande presente preparado por Deus à todas as pessoas. Hoje é Dia de Natal, Dia do Nascimento de Jesus, nosso Salvador. Saúdo-vos com as palavras do profeta Isaías que diz: “Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Por causa de Jesus, há esperança para todas as pessoas. Ele é a boa nova, que nos faz exultar de alegria. Nele tudo se fez novo! Glórias ao nosso Rei! Amém.

Agradecemos a todos e a todas que nos visitam. Sejam também muito bem-vindos/as. É uma alegria tê-los/as conosco. O nosso desejo é que vocês sintam, por meio da nossa comunidade, o amor do próprio Deus. E que desejem estar conosco muitas outras vezes.

CANTO DE ENTRADA
19 – HPD1 – Vinde à Cristo, ó vinde unidos.

SAUDAÇÃO
No reunimos em nome do nosso Deus, Pai de Amor infinito, em nome do Filho, nosso Salvador Jesus, o grande presente enviado ao mundo, e em nome do Espírito Santo, que nos faz experimentar e viver o verdadeiro sentido do Natal. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
14 – HPD1 – Cantai cristãos, a Deus louvai.

CONFISSÃO DE PECADOS

Amado e benigno Senhor, Tu Te fizeste pobre, para que nós nos tornássemos ricos. Sendo Filho de Deus, a Ti mesmo Te humilhaste assumindo a forma de servo, para que fossemos renovados segundo a imagem de Deus e elevados para o céu. Estando nas trevas e vivendo à sombra da morte, Tu vieste ser o nosso Sol da Justiça. Oferece-nos paz e alegria, graça sobre graça.
Ajuda-nos Senhor a não desperdiçar todo este Teu amor manifestado, visando as falsas alegrias, a felicidade passageira. Perdoa-nos Senhor por não ter firmeza diante da Tua Boa Nova. Perdoa-nos, que sempre de novo, o pecado parece ser mais atraente, nos afastando de Ti. Perdoa-nos Senhor, por diversas vezes não corresponder esse Teu grande amor. Imerecidamente Tu nos olhou, se inclinou a nós e nos amou. Estamos envergonhados, e pedimos, neste dia tão especial, dá-nos a chance de recomeçar, perdoando-nos os pecados. Corrige-nos e faze de nós vasos de honra. Governa-nos por Teu Espírito Santo e cura-nos da miséria do pecado. Aceitamos tua correção, e anunciamos que tu és Deus, também sobre as nossas vidas, te aceitando como Senhor e Salvador nosso. Tem misericórdia de nós Senhor! Que sob a tua graça, tua paz e teu perdão possamos seguir. Faz-nos pessoas melhores Senhor, abre os nossos olhos e coração, para que saibamos olhar para a ti e para o próximo com um amor verdadeiro, assim como o de Cristo demonstrado por nós. Que tua luz nos guie e nela possamos caminhar todos os dias da nossa vida, redimidos e salvos por ti. Em nome do Salvador. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Com amor incondicional Deus nos perdoa quando o buscamos de todo coração. Assim nos diz a Palavra do Senhor: “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29.13). De fato, aquele que se aproxima de Deus, não será desprezado. Quem reconhece e confessa sua natureza pecaminosa e sua necessidade de Deus não vive na escuridão, mas tem seus passos guiados pela luz de Cristo. Quem assim se coloca diante de Cristo, recebe perdão, vida e salvação. Assim, sai também daqui em paz e com ânimo para permanecer firme na fé e celebrar com alegria o Natal de Jesus. Amém.
KYRIE
Como filhos e filhas de Deus não queremos ser indiferentes aos sofrimentos deste mundo. Também neste período de reflexão, de contemplação do amor que Deus em Jesus revelou a nós, somos convidados a também olhar para o nosso meio e a transmitir o amor de Cristo às pessoas. Certamente há neste dia pessoas em situação de miséria. Seja material ou espiritual. Oremos para que cada uma possa experimentar a alegria que vem de Deus e que onde pudermos fazer mais do que orar, que o façamos, sem reservas, nos dispondo como instrumentos da salvação e compaixão de Deus.

30 – HPD1 – Ó exulta, cristandade.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glórias a Deus pelo seu amor que veio até nós, pelo seu perdão, pela sua salvação, e também porque podemos ser instrumentos do seu amor. Por isso, e por tudo mais que Deus sempre de novo nos acrescenta, cantemos alegremente, dando glórias a Deus:
22– HPD1 – Este é o dia do Senhor.

ORAÇÃO DO DIA
Todo Poderoso Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Louvado seja o Teu santo nome, agora e para sempre. Grandes coisas Tu fizeste por nós, por isso estamos alegres: porque hoje podemos celebrar o nascimento do maior tesouro que podemos ter em nossa vida.
Agradecemos-Te de coração por nos teres mostrado tal amor, dando-nos Teu filho Unigênito, a fim de que não perecêssemos, mas tivéssemos a vida eterna.
Honra e louvor a Ti, que Te tornaste filho de homem para que nós fossemos filhos de Deus.
Ajuda-nos neste momento a ouvir alegremente e com corações gratos a Tua Palavra. Que Teu Espírito Santo fale aos nossos corações, e toque a nossa vida. Em Teu santo nome. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 52.7-10
2ª Leitura Bíblica: Hebreus 1.1-4 (5-12)
3ª Leitura Bíblica: Salmo 97


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
29 – HPD1 – Jubiloso, venturoso

PREGAÇÃO: Lucas 2.8-20

(Para a pregação, buscar com antecedência imagens na internet para serem projetadas conforme vai-se desenvolvendo a mensagem).

IMAGEM 01 - HOSPEDARIA

Quando José e Maria chegaram à região de Belém, não conseguiram pousada em nenhum lugar. As hospedarias estavam lotadas. Imagino que o casal tenha ficado triste por um momento e preocupados sem saber onde passariam a noite e para agravar mais a situação, as dores começaram a anunciar que a hora do parto estava cada vez mais perto.

Naquele tempo não havia maternidade ou hospital. Os partos eram realizados em casa mesmo. Mas no caso de Maria, não tinha nem uma casa para ter seu primeiro filho. Mesmo sendo inexperientes com a chegada de um filho, José e Maria ficaram confiantes em Deus – criam nos propósitos de desígnios de Deus que os tinha dado aquela tarefa.

Fico imaginando as respostas dos recepcionistas das hospedarias de Belém: ‘desculpe, mas a casa está cheia’, ‘hum, vocês reservaram vaga?’, ‘infelizmente devido ao recenseamento, todos os quartos estão ocupados’. Em outros casos podem ter visto uma plaquinha na porta escrito ‘lotado’ ou ‘não há vagas’. Mesmo assim José continuou procurando até anoitecer.

IMAGEM 02 - ESTREBARIA

Possivelmente já era noite e não restava alternativa quando José contemplou um curral e diante do cansaço, o lugar lhe pareceu aconchegante. Maria de tão exausta e sentindo dores, não deve nem ter percebido os detalhes, entregando seu corpo ao deitar sobre um forro de palha. Chegou a sua hora. Foi ali que Jesus nasceu! Aquele foi o lugar preparado por Deus para o nascimento do rei do universo.

IMAGEM 03 – LUZES DE FESTA – ARVORES COM PISCA-PISCA

Hoje mais uma vez celebramos o Natal. Cores e luzes por todo o lugar. Pessoas e mais pessoas celebram o Natal, e muitas o celebram sem experimentar seu verdadeiro significado.

Que Natal as pessoas tem celebrado?

IMAGEM 04 – CEIA DE NATAL – MESA FARTA

É dia de fazer comida gostosa?

IMAGEM 05 – BRINDANDO O NATAL – PESSOAS BRINDANDO COM BEBIDAS

Oportunidade de beber até não aguentar mais, afinal é dia de festa.

IMAGEM 06 – ROUPAS E SAPATOS NOVOS

Estrear a roupa e o sapato comprados para a ocasião?

Não há problema em celebrar com o que temos de melhor, no entanto, isso é supérfluo quando olhamos para a humildade em que Jesus nasceu. Na festa de Natal acontece que muitas vezes o verdadeiro significado do Natal é sufocado por todas essas coisas.

IMAGEM 07 – SLIDE COM A FRASE “ONDE ESTÁ JESUS?”

Às vezes Jesus nem é lembrado no Natal. Em Belém, a maioria das pessoas também nem se deram conta de que quem estava para nascer era o Salvador. Não havia vagas para o Salvador! Talvez ninguém tenha dito que era o Salvador. Porque se soubessem certamente arrumariam lugar.
Quando celebramos o Natal nos dias atuais somos chamados a refletir sobre isso. Será que hoje as pessoas receberiam a Jesus? Sabemos que Jesus nasceu em Belém a mais de 2000 anos. Não irá nascer de novo em Belém, mas quer nascer na vida das pessoas, preparando-as para quando Ele voltar em glória e majestade. E observando esse preparo, será que existe vaga para Jesus nascer no coração das pessoas hoje? As pessoas buscam por Jesus? Querem saber dele? Ou também tem fechado-lhe as portas, como aconteceu lá em Belém?

IMAGEM 08 – HOSPEDARIA (PODE REPETIR A IMAGEM Nº 01)

As hospedarias assim como as pousadas ou hotéis que nós conhecemos, eram lugares onde as pessoas alugavam quartos e faziam refeições. Talvez também tivesse que fazer reserva para se hospedar para garantir um lugar. Naquela ocasião a cidade de Belém estava muito movimentada devido ao recenseamento decretado pelo imperador. Logo, José, talvez por não ter reservado lugar, ficou com sua esposa a ver navios. Não tinha lugar para eles! Como as hospedarias de Belém, os corações das pessoas estão ocupados demais com preocupações, vaidades e paixões oferecidas em cada esquina. São corações que se iludem com as alegrias passageiras e acabam ocupados demais para abrir seu coração.

Às vezes, lá adiante, tem uma data reservada para Jesus, mas ainda está longe de acontecer.... pode ser que nunca aconteça.... pois quanto mais espaço criamos para as coisas deste mundo, mais elas ocupam e sufocam a nossa vida.

IMAGEM 09 – ESTREBARIA COM JOSÉ E MARIA E O BEBE

Já uma estrebaria, um curral é um lugar rude e simples onde ficam os animais e quase sempre não é um lugar que cheira bem. Foi para um lugar assim que foram José e Maria para que Jesus pudesse nascer. Sem luxo, sem conforto, sem comida farta, sem roupas bonitas, sapatos da moda, sem ao menos um colchãozinho...um lugar assim foi reservado para que o Rei do universo pudesse nascer. Mas este lugar, essa simples estrebaria disponível representa o coração que está aberto para receber Jesus. Este coração embora às vezes temeroso em se entregar totalmente por já ter se decepcionado com as lidas desta vida, ao conhecer o Senhor Jesus não teme a promessa de “buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13). O ‘coração estrebaria’, muitas vezes é de alguém que foi abandonado ou pensa que está sozinho. Foi para estes que Jesus veio, para todos que reconhecem que necessitam de algo que faça sentido e que lhes preencha esse vazio da solidão, da desesperança, do desamor que não se consegue preencher com as coisas do mundo.

IMAGEM 10 – VAZIO DA ALMA (SUGIRO USAR A IMAGEM: “Melancholy escultura” – só pesquisar no Google)

Uma frase de um autor desconhecido diz “dentro do coração humano há um vazio tão grande que cabe Deus dentro” e nada neste mundo pode satisfazer este coração a não ser a presença do Senhor Jesus. Não foi em vão que Jesus nasceu. Ele ama a cada pessoa e quer preencher os corações com alegria, paz e esperança que faz sentido.

IMAGEM 11 – DOIS CAMINHOS – UMA PESSOA EM DUVIDA DIANTE DE UMA BIFURCAÇÃO.

As pessoas vivem em meio à oferta de amor de Deus e sua situação de miséria e pecado. Cabe a cada um receber ou não a oferta de amor de Deus e mudar sua história. Jesus se contenta até mesmo com uma estrebaria simples e abandonada para transformar em um palácio para o Rei do universo.

IMAGEM 12 – VAGA PARA JESUS – SLIDE COM FRASE: “HÁ VAGA PARA JESUS?”
Deus começou o Natal no seu próprio coração, mas o Natal só será completo quando alcançar o coração do ser humano.

IMAGEM 13 – FELIZ NATAL

Que a alegria pela boa nova dada aos pastores, também contagie os nossos corações. Que nossa alegria seja pelo real sentido desta celebração – o nosso Salvador veio! Deus enviou sua Luz ao mundo para que não nos apoiemos em alegrias passageiras! Que neste Natal as pessoas se deixem alcançar pelo coração de Deus e que nossa celebração de Natal seja significativa, verdadeiramente alegre e abençoada pelo Cristo Salvador que se manifestou entre nós. Amém.

HINO
31 – HPD1 – Quero ir com os pastores.

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra ouvida e com a intenção de celebrar de forma significativa o Natal, juntos, confessemos a nossa fé com as palavras do

1ª opção:
Credo Apostólico. Creio em Deus Pai, ...

2º opção:
Credo de Natal:
Cremos em Deus, que se tornou gente para chegar mais perto da humanidade. Cremos em Jesus Cristo, Deus feito gente, e no poder do evangelho, que começou em Belém. Cremos naquele para quem não havia lugar para hospedar-se e teve pastores de ovelhas como primeiras testemunhas do seu nascimento. Cremos naquele, cuja vida transformou o curso da história e a quem os reis da terra desprezaram e a humanidade orgulhosa não conseguiu compreender. Cremos naquele a quem os humildes, os oprimidos, os tristes, os enfermos, os cegos, e os leprosos deram as boas-vindas e o aceitaram como Senhor e Salvador. Cremos naquele que, por meio do amor, transformou os corações de homens e mulheres. Cremos na paz, no perdão e na reconciliação e no poder transformador do Evangelho. Cremos que este mundo pode transformar-se através da humildade e Fé. Cremos que Ele faz soprar em nossas vidas o poder do seu Santo Espírito para animar, capacitar e dar Esperança. Cremos no verdadeiro sentido do Natal. Amém.

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
5 – HPD1 – Erguei os arcos triunfais.

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor, esperávamos-te maior, e vieste na fraqueza de uma criança. Esperávamos-te numa outra hora, e vieste no silêncio da noite. Esperávamos-te poderoso como um rei, e vieste ser humano e frágil como nós. Esperávamos-te de outra maneira, e vieste assim tão simples. Quase não havia quem te reconhecesse ao ver-te assim, tão homem. Nós havíamos feito uma ideia de ti, e vieste, Senhor, rompendo todo o previsto. Dá-nos fé para crer em ti e reconhecer-te assim como vieste. Fortalece nossa esperança para confiar em ti, na simplicidade em que vieste. Ensina-nos a amar como tu amas, que sendo forte te fizeste fraco para ser nossa força em todo momento e pelos séculos dos séculos. Amém. (J. J. Coma).
Deus querido, enche nossos corações com a verdadeira alegria que através do Salvador pode ser experimentada, não apenas neste dia, mas todos os dias da nossa vida até a hora de nos encontrarmos contigo em seu Reino Eterno, onde nossa alegria será completa. Dirige os nossos passos, para que as alegrias passageiras não ocupem o lugar que só a ti pertence. Ajuda-nos Senhor a perceber o que de fato traz alegria verdadeira.
No mais, Deus de amor, queremos lembrar com carinho de todos os aniversariantes, clamando, óh Deus, que tua bondade se manifeste na vida de cada um deles e pedimos que os guarde em teu amor. Intercedemos pelos doentes, os enlutados, os que sofrem, se sentem preocupados, em situações difíceis. Tu és o Senhor de cada um/a deles/as! Tu podes curar, consolar, dar paz, fortalecer e animar a cada um e a cada uma. Os confiamos em tuas mãos Senhor bondoso, mãos seguras e poderosas! E que eles/as não esqueçam de cada um dos teus benefícios em seu favor, mas que os percebam para que teu nome seja exaltado. Que acima de tudo, nenhum destes queridos lembrados, e nenhum de nós aqui reunidos perca a esperança e alegria em Ti, que vai além de qualquer dificuldade enfrentada.


Ajuda óh Senhor para que cada pessoa esteja aberta para o seu amor. Intercedemos ainda pelas
autoridades do nosso país, estado e cidade. Que eles governem para o bem do teu povo. Cuida e orienta também a nossa IECLB em todo o âmbito nacional, também os trabalhos em nossa paróquia/comunidades. Que todos trabalhem para honra e glória do teu nome. Que sempre possamos em unidade caminhar, visando o que de fato é essencial. Assim Deus Salvador, entregamos tudo nas tuas mãos, na certeza que tu ouves a nossa oração, e que irá respondê-la conforme a tua santa vontade. Assim oramos em nome de Jesus que nos ensinou a dizer:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê e acompanhe com a sua paz. Amém

ENVIO
Vamos todos na paz do nosso bondoso Deus. E que neste Natal possamos nos aproximar ainda mais do nosso Salvador e que assim com os pastores de Belém, sempre de novo, anunciemos aos outros a boa nova da vida. Amém. Abençoada semana.

CANTO FINAL
13 – HPD1 – Noite Feliz.
 


Autor(a): Missionária Tatiane Fick Ertmann Stele
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: Dia de Natal
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 20
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 59213
REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br