Lucas 21.5-19 - 23º Domingo Após Pentecoste - 13/11/22

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

06/10/2022

13/11/22 – 23º Domingo Após Pentecoste
Pregação: Lucas 21.5-19;
Leituras: Malaquias 4.1-2a; 2Tessalonicenses 3.6-13

Cat. Traudi M. Kraemer; Comunidade Martinho Lutero em Querência - MT

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
No Evangelho de Lucas lemos: “Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos”, ou (conforme outra tradução)“É pela perseverança que mantereis vossas vidas”
Com imensa alegria e liberdade podemos nos reunir na presença de Deus que nos ama como somos e que vem ao nosso encontro. A você que nos visita tenha certeza de que estamos na presença dAquele que não quer causar medo, mas nos ama profundamente! Seja muito bem vindo e amado por nós.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - HPD II – Aqui chegando, Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Nos reunimos em nome e na presença de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - HPD II 333– Canção da chegada

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Deus amado! Tu que nos conhecemos no mais profundo do nosso ser. Tua palavra diz que não há lugar para o qual possamos fugir da tua presença. Aqui estamos nós. Estamos diante do teu altar e da cruz que lembra-nos da entrega de teu filho amado em nosso favor. Silenciamos o nosso coração diante de Ti e humildemente queremos depositar aqui o fardo do pecado. Permita-nos Senhor deixar aqui aquilo que nos é pesado de carregar, nossos erros e nossas faltas.
Enfim Senhor, permita-nos Senhor deixar aqui nossos pecados cometidos em pensamentos, em palavras, em ações e omissões.
Que através de tua graça sejamos perdoados. Que o perdão seja derramado abundantemente sobre todos aqueles que de coração sincero tem se colocado diante de ti em confissão. Ouve Senhor a nossa oração e que por tua graça, bondade e amor possamos receber o perdão. Em nome do teu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
O apóstolo Paulo nos afirma em Romanos 4.7: Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Uma vez arrependidos em humildade e sinceridade de coração, declaro o perdão dos pecados em nome deste Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.

KYRIE
Neste momento, queremos clamar pelo auxílio de Deus. Imploremos pela misericórdia e amparo de Deus. Assim oramos cantando:

Nº - HPD II 336 - QUANDO O POVO SE REUNE

GLÓRIA IN EXCELSIS
Ao Deus que nos fez seus filhos e filhas e nos ofereceu o seu perdão e ouviu os nossos clamores queremos render louvores. Glorifiquemos o seu Santo Nome cantando: Glória, glória....

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, estamos reunidos para ouvir tua Palavra. Precisamos dela para viver. Fala conosco, Senhor, e ajuda-nos para que possamos responder com fé e confiança. Agradecemos-te por pertencermos ao povo de Jesus. Dá-nos Senhor, o que precisamos para viver e nos fortalece no caminho da fé. Aquiete-nos agora para ouvir tua palavra e crer mais em ti, ó trino Deus. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Malaquias 4.1-2a;

2ª Leitura Bíblica: 2Tessalonicenses 3.6-13

3ª Leitura Bíblica: Lucas 21.5-19

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - HPD II 379 – Pronto para ouvir


LITURGIA DA PALAVRA

PREGAÇÃO

Hoje, sabemos que o Evangelho de Lucas foi escrito na última década do primeiro século. Nessa época, a guerra de luta pela liberdade por parte da nação judaica diante da ocupação romana já havia acontecido fazia mais de 30 anos. Quando ouvirdes falar de guerras e subversões, não vos atemorizeis, pois é preciso que primeiro aconteça isso. Mas não será logo o fim. Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino (21,9-10).
Da mesma forma, autoridades de sinagogas perseguiam e expulsavam judeus que haviam decidido seguir a Jesus: Irão vos prender, os perseguir, os entregar às sinagogas e às prisões, e os conduzir a reis e governadores por causa do meu nome (21,12).
Além disso, o evangelista recorda a crise que a boa-nova de Jesus gerou nas famílias especialmente judaicas. As pessoas que aderiam às comunidades eram traídas pelo próprio pai e pela mãe, irmãos, parentes e amigos, gerando mortes e ódio (21,16-17).
Todos esses fatos servem de pano de fundo para nossa narrativa. Eles são relidos em duas perspectivas. Uma é a partir da experiência com Jesus de Nazaré, inserindo em sua profecia o anúncio desses acontecimentos. Dessa forma, os autores do Evangelho relembram esses fatos até a época de Jesus. A outra é a não realização da expectativa da parousia (presença, chegada) iminente de Jesus, como se esperava. Esta narrativa é uma advertência às comunidades para não se deixarem enganar, pois muitos viriam anunciando a proximidade da chegada de Jesus ou, até mesmo, se apresentando como a presença dele (21,8-9). Jesus se antecipa e critica a religião, quando esta serve como fonte de injustiça, de alienação e de manobra contara o povo.
O papel do templo é promover vida, é ser lugar de encontro com Deus como casa do Pai (2,49). Jesus mesmo é esse lugar em que o divino se humaniza e o humano é divinizado. Para as comunidades cristãs, partindo do fato histórico da destruição do templo, referem-se ao Antigo Israel como quem abandonou a Aliança, dando lugar à boa-nova do reinado de Deus vivido pelas comunidades. Agora, a referência fundamental não é mais o templo, mas a pessoa de Jesus.
Ele diz para: Discernir, ter coragem, testemunhar com sabedoria e perseverar (21,7-19)
Depois que Jesus apresenta seu projeto em relação ao templo, os discípulos perguntam a respeito da época em que isso deveria acontecer e do sinal que viria antes. Além de responder às perguntas, Jesus convida ao discernimento, ao testemunho e à perseverança.
Diante da insegurança dos conflitos acima lembrados, o evangelho quer animar e confortar, orientar e advertir as comunidades, dizendo que a destruição de Jerusalém e do templo ainda não é o fim deste mundo injusto (21,9).
Desse modo, ainda é preciso discernimento: Atenção para não serdes enganados (21,8).
E mais, é preciso ter coragem, superar o medo: Não vos atemorizeis! (21,9). Além das guerras (21,9-10),
Em meio às perseguições, é preciso continuar dando testemunho e reafirmando a fé, mesmo que isso leve ao martírio. Nesse testemunho, as comunidades não estão sós, pois o Espírito de Jesus ressuscitado está com elas, de modo que possam resistir com sabedoria e eloquência.
Discípulas de Jesus não devem deixar-se enganar, mas perseverar, pois é pela perseverança que mantereis vossas vidas (21,19). As comunidades esperam, confiam e perseveram com fé na vitória de Deus. Perseverar não é aguardar de braços cruzados, mas engajar-se na superação de todas as forças do mal, resistindo com sabedoria e já vivendo hoje as relações que esperamos para todo o mundo amanhã.
O que aprendemos com Lucas 21?
Deus, Criador de todas as coisas do universo é dono de tudo, mas, ainda não tem a posse do nosso coração, mesmo sendo Ele criador da nossa alma e do nosso ser. A Ele, nós temos oferecido apenas migalhas, negamos até o que de mais precioso possuímos que é o dom da nossa liberdade
Senhor, ajuda-nos no discernimento dos teus sinais em nossos tempos, para não sermos enganados por tantas mentiras e ilusões. Dá-nos coragem, ó Deus, para testemunharmos teu amor diante de tanta violência, muitas vezes legitimada em teu nome. Concede-nos sabedoria para seguirmos com perseverança no cuidado da vida. Amém!


CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a palavra que nos alcança e nos impulsiona a uma mudança de vida, queremos confessar nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - HPD II 425 – Repartir


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Rendemos-te graças, bondoso Deus, por tudo que tu fizeste ao mundo, a toda a tua criação e, em especial, a nós, teus filhos e tuas filhas. Eternamente queremos te agradecer e louvar por nos incluíres em tua família, na qual há espaço para todos. Agradecemos e intercedemos pelos aniversariantes e pedimos que os abençoe ricamente.
Em ti, Senhor buscamos forças para a nossa confissão de fé diária. Ajude-nos através do Espírito Santo para que ele continue norteando nossos caminhos.
Senhor, nosso Deus, agradecemos por nos teres enviado Jesus, teu Filho, para que ele nos reaproximasse de ti. Agradecemos porque, por meio dele, nos dás a salvação graciosamente, sem que a mereçamos.
Por tua graça, somos livres e chamados e chamadas para cuidarmos uns dos outros. Por isso, queremos interceder por pessoas que, perto ou longe de nós, se encontram doentes, lutando por sua saúde, ________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ou enlutadas. Lembramos também de famílias em que há conflitos. Que cada pessoa possa encontrar em ti amparo e conforto, orientação e conforto no Espírito Santo para sua caminhada. Capacita-nos para olharmos e agirmos com compaixão e solidariedade para com elas.
Oramos por nossa comunidade e pela tua Igreja no mundo inteiro. Que não fraquejemos no testemunho do Evangelho. Acompanha-nos em tempos de adversidade e encoraja-nos para a diaconia e a comunhão.
Pedimos, Senhor, por nosso país, nosso estado e nossa cidade. Que seus governantes tenham sabedoria para trabalhar em prol do povo e que não sejam levados pela tentação de agir em benefício próprio, corrompendo a justiça e o direito. Auxilia para que cada um e cada um de nós seja consciente de sua participação na construção de uma sociedade justa.
Tudo o que ainda temos para pedir e agradecer, bem como toda a nossa vida, nós entregamos em tuas mãos. Em nome de Jesus, teu Filho, que nos ensinou a mais bela oração e a qual aqui repetimos em conjunto.
PAI NOSSO...
LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.
ENVIO
Vamos nesta paz e sirvamos ao Senhor com alegria. Um bom domingo e uma abençoada semana a todos nós.

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Título do Hino


Autor(a): Catequista Traudi Margarida Kraemer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 19
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 68261
REDE DE RECURSOS
+
Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br