Ludwig Senfl

Obra e Biografia

29/06/2012

Ludwig Senfl

(nascido por volta de 1486, faleceu entre 2 de dezembro de 1542 e 10 de agosto de 1543) era compositor suíço do Renascimento, atuou na Alemanha. Ele era o aluno mais famoso de Heinrich Isaac (nasc. cerca de 1450-55, fal. 26 de março de 1517) era o diretor de música da corte do Imperador Maximilian I, e uma pessoa influente no desenvolvimento do estilo polifônico Franco-flamengo na Alemanha.

Senfl nasceu cerca de 1486 em Basel, e viveu em Zürich de 1488 até 1496, quando ele se tornou membro do coro da Capela da corte do Imperador Maximilian I em Augsburgo. Além de uma visita breve em 1504 aparentemente ele nunca mais foi morar na Suíça.

Em 1497 ele foi para a Capela da corte em Viena, e entre 1500 e 1504 provavelmente ele estudou em Viena durante três anos, até formar-se sacerdote católico romano. Durante este período ele estudou com o famoso músico flamengo Heinrich Isaac e cerca de 1509 serve como o copista dele. Senfl tem copiado grande parte do Choralis Constantinus do compositor mais velho, um trabalho enorme que ele chegou a completar só depois da morte de Isaac.
Depois de uma viagem para a Itália (realizada entre 1508 e 1510) Senfl voltou para a Capela da Corte. Após o falecimento de Isaac (em 1517) o Imperador designou Senfl a ocupar o cargo deste como compositor da corte. Em 1518 Senfl perdeu um dedo do pé em um acidente de caça; evidentemente o dano o incapacitou por cerca de um ano. Quando o Imperador morreu em 1519, Senfl ainda estava de licença, e a sua situação ainda piorou: Pois Carlos V despediu a maioria dos músicos de Maximilian, e até mesmo se recusou de pagar para Senfl o estipêndio anual que tinha sido prometido a ele no caso de a morte do imperador.

Durante alguns dos próximos anos ele viajou muito, principalmente em busca de emprego, mas também era ativo como compositor. Sabe-se que Senfl tem assistido a Dieta de Worms em 1521, e, mesmo que ele nunca se tornou oficialmente um protestante, as simpatias dele estavam evidentemente com Lutero. Ele foi examinado, mais tarde, pela Inquisição católico-romana e voluntariamente deixou de ser sacerdote. Senfl continuou correspondência extensa tanto com o Duque luterano Albrecht da Prússia, quanto com o próprio Martim Lutero, começado em 1530.

Certo dia Senfl conseguiu arranjar um cargo em Munique, um lugar com altos padrões musicais, uma necessidade forte para música nova, e que era relativamente tolerante com pessoas que simpatizaram com o protestantismo. Ele permaneceu ali para o resto da sua vida. Através de sua correspondência com o Duque Albrecht sabe-se que por volta de 1540 ele estava doente, e ele provavelmente morreu nos primeiros meses de 1543.

Senfl era um compositor eclético, em casa tanto no mundo de música sacra, quanto na secular, e ele modelou o estilo dele cuidadosamente em modelos vindos dos compositores Franco-flamengos da geração anterior, especialmente Josquin dês Préz (1445-1521). Em particular, ele era um musico talentoso, e as linhas dele são calorosamente líricas; a música dele permaneceu popular e influente na Alemanha pelo 17º século.

A sua música sacra inclui missas, motetes, peças vespertinas, e um Magnificat. Tecnicamente a música dele tem muitas características arcaicas, como o uso de técnica de cantus firmus que era mais em uso no 15º século. Porém ele também tem uma preferência tipicamente germânica para passagens melódicas cantáveis em intervalos imperfeitos paralelos (de terças e sextas)

Senfl também escreveu numerosos cânticos (Lieder), a maioria deles secular (um punhado de textos sagrados foi escrito para o Duque Albrecht de Prússia). Seu caráter é bem variado, passa de colocações extremamente simples de um cantus firmus para o contraponto tours-de-force1, assim como cânons elaborados e quodlibets2.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Ludwig_Senfl

Notas:

1 Tour de force é uma locução substantiva de origem francesa que significa grande esforço, proeza, façanha.

2 A quodlibet is a piece of music combining several different melodies, usually popular tunes, in counterpoint and often a light-hearted, humorous manner. The term is Latin, meaning whatever or literally, what pleases.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15764
REDE DE RECURSOS
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br