Luise Henriette von Oranien (1627-1667)

Obra e Biografia

29/06/2012

Luise Henriette von Oranien (1627-1667) – HPD 298

Nasceu em 27 de novembro de 1627, em ‘S Gravenhage (O Hague), Paises Baixos

Faleceu aos 18 de Junho de 1667, no Castelo Cölln/Spree, em Berlim, Alemanha e foi sepultada na Catedral em Berlim.

Filha de Friedrich Heinrich, Príncipe de Nassau-Orange e Governador das Holandas Unidas, Luise casou com o Eleitor Friedrich Wilhelm de Brandenburgo em 1646. Ele estava vivendo em Cleve, mas ela ficou no Hague para cuidar do pai dela. Em 1647, morreu o pai dela, e ela mudou para Cleve para estar com o seu marido. A primeira criança dela morreu, e depois do nascimento do seu segundo filho, Carl Emil, ela fundou um orfanato em Oranienburg (perto de Berlim) como uma oferta de gratidão. O terceiro filho dela se tornou Friedrich I. Rei de Prussia (*1657, +1713).

Entre os que trabalharam com zelo para o canto dos hinos na Igreja Reformada durante a primeira metade do 17º século, Luise Henriette (*1627, +1667) era uma líder forte. Esta princesa altamente talentosa quem, durante o tempo das provações de Paul Gerhardt em Berlim, interessou-se por este e tentou ajudá-lo, colaborado zelosamente para melhorar o canto congregacional. Ela publicou um hinário em que foram incluídos os melhores hinos de Luther, além de produções mais recentes. São atribuídos quatro dos hinos neste livro a Luise Henriette. Mas sempre permaneceu uma pergunta aberta, se estes hinos foram escritos por ela, ou se foram dedicados a ela por outros autores. Ela contou somente com 26 anos de idade quando este hinário foi publicado. É certo, caso estes quatro hinos não fossem escritos por ela, que eles procederam dos círculos religiosos aos quais ela pertenceu.

Lauxmann é da opinião que ela compôs o hino HPD nº 298 „Jesus, meine Zuversicht“ (Jesus Cristo é meu Senhor), com a idade de 22 anos, quando havia perdida a criança primogênita dela.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15635
REDE DE RECURSOS
+
Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br