Mais confiança em Deus!

08/07/2023

Mateus 11. 25-30

Jesus tentou de todas as maneiras fazer que os fariseus e os escribas entendessem que Deus é amor. Mas não teve jeito. O coração deles era duro demais. Parecia aquele milho de pipoca que não estoura e que fica no fundo da panela. Os tupis guaranis chamavam esse milho de piruá.
O pastor e professor Ruben Alves dizia que a pipoca nos faz lembrar que as grandes transformações na nossa vida acontecem quando passamos pelo fogo (por situações muito difíceis). Quem não passa pelo fogo – fica do mesmo jeito a vida inteira. No entanto, algumas pessoas, mesmo passando pelo fogo, não nos transformamos. Essas pessoas são pessoas de uma dureza assombrosa, tal qual o piruá.

Na simbologia crista, a conversão é o estouro do milho de pipoca. A pessoa deixa de ser de um jeito e passa a ser de um novo jeito. Ser discípulo(a) de Jesus é deixar-se transformar, é vencer a dureza da vida. Por isso, uma igreja de Jesus ressuscitado mantem viva a esperança, não se entrega a fatalidade, não se acomoda com as coisas ruins, mas enfrenta tudo com fé, proclamando que Jesus ressuscitou e, por isso, nada mais é impossível para Deus.

Os fariseus e escribas não eram capazes de entender isso. Eles não eram capazes de entender a graça de Deus. Para eles o que importa é aquilo que a pessoa faz. Cada pessoa deve obedecer as leis de Deus. Para os fariseus e escribas, é pelo conhecimento e pela obediência a Deus que conquistamos um lugar no céu. Jesus, no entanto, falava mais em confiança. É pela fé, pela confiança em Deus que devemos viver a nossa vida.

E no Evangelho de hoje, Jesus celebra que os pobres e humildes (ou as pessoas consideradas sem instrução) já conseguiram entender isso. Deus mostrou as pessoas sem instrução aquilo que os sábios não conseguem entender. Que Deus é um Pai amoroso, que deseja que seus filhos e filhas confiem nele sobre todas as coisas.

Esse mundo é um lugar cruel e injusto para muita gente. Mesmo as pessoas economicamente seguras, elas não estão livres do sofrimento. As dores deste mundo são de vários tipos. As pessoas já tentaram fugir deste mundo de sofrimento, criando comunidades religiosas, conventos, regimes políticos, mas ao final nada consegue afastar a maldade. Todas essas tentativas resultam em fracasso. E Jesus veio para nos dizer que um mundo sem sofrimento não é possível, porque a maldade está dentro de nosso coração. Não adianta transformar as coisas se não queremos transformar o nosso coração.

Jesus vê que as pessoas sem instrução, as pessoas mais pobres, falam mais de confiança em Deus. Essas pessoas entendem que apesar de todo sofrimento e de todas as dificuldades, Deus continua guiando as suas vidas. Portanto, Jesus não exalta quem têm mais conhecimento de Deus, mas sim as pessoas que tem mais experiência com Deus.

Vejam bem, o que Jesus exalta aqui não é que todos devemos ser pobres, mas sim que confiemos em Deus, que procuremos mais por Deus, que nos coloquemos em suas mãos. Por isso, ele diz: Venham a mim todos que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.
Sejam meus seguidores e aprendam comigo, porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve (v.28-30).

A imagem de carga pesada e de deveres se refere a lei judaica. Quem entrava para o judaísmo era colocado debaixo de 613 leis e prescrições impossíveis de cumprir. Mas para os fariseus, o cumprimento da Lei era o absoluto. Não há salvação fora da lei e da obediência. Jesus, no entanto, libera as pessoas dessa pesada carga. Venham a mim todos que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Os deveres que eu exijo são fácies, a carga que eu ponho é leve. Jesus não está dizendo que tudo é permitido, mas ele está dizendo que a Lei de Deus quer estar a serviço da vida, não a serviço da opressão do ser humano.

O que estamos ouvindo hoje é Evangelho, é Boa notícia. E volta e meia a igreja se perde desse Evangelho e trata de impor leis e prescrições sobre as pessoas. Essa foi também uma das causas para a Reforma Protestante há 500 anos atrás. Martim Lutero entrou no convento para tornar-se monge e ele queria realmente levar a sério sua preparação. Por isso, ele queria fazer mais do que era exigido. Se os professores mandavam decorar um mandamento, Lutero decorava os 10 de uma vez. Se os professores mandavam cada estudante limpar o seu quarto, Lutero limpava também o corredor. Se por penitência, os professores mandavam jejuar durante um dia, Lutero jejuava durante uma semana. Lutero estudava mais do que os outros, mas mesmo assim ele não se sentia satisfeito. Até o dia em que ele compreendeu que Jesus não veio trazer uma religião mais exigente, mas sim veio nos falar de mais confiança e de mais proximidade com Deus no dia a dia. É essa confiança e proximidade com Deus que dará o verdadeiro sentido a nossa vida.

Portanto, a mensagem de Jesus não tem o propósito de colocar mais cargas sobre os ombros das pessoas. A verdadeira mensagem do Evangelho quer nos mostrar que devemos confiar mais em Deus, Ele é o Senhor da nossa vida e que aquelas coisas que não conseguimos entender, devemos entregar em suas mãos.

A grande carência de hoje é a falta de uma experiencia interior com Jesus. E isso nunca vamos conseguir se nos dedicarmos a julgar e condenar tudo que estiver a nossa volta. Essa experiencia interior somente iremos sentir se nos dispusermos a amar e confiar em Deus sobre todas as coisas e a amar a quem estiver ao nosso lado, como amamos a nós mesmos.
Amem
 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema / Paróquia: Curitiba - Igreja de Cristo
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 25 / Versículo Final: 30
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 70776
REDE DE RECURSOS
+
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br