Marcos 1.1-8- 2º Domingo de Advento - 07.12.2014

Caderno de Cultos 2014

07/12/2014

07/12/2014- 2º Domingo de Advento
Pregação: Mc 1.1-8; Leituras: Isaías 40.1-11; 2 Pedro 3.8-15a
P. Adamir Simon – Chapadão do Sul - MS

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/ Boa noite! Que bom que vocês vieram participar deste culto. Percebemos que a alegria e a esperança desta época nos faz acolher a todos e a todas em amor e confiança. Com muita alegria queremos saudar a vocês. Culto acontece onde 2 ou 3 pessoas se encontram em  comunidade com Deus e isto só é possível porque Deus o permite. Estamos no 2º Domingo de Advento, tempo de preparo e de reflexão, para receber Deus em nosso mundo através do nascimento de Jesus Cristo. Neste Culto lembramos, também, que hoje é o Dia da Bíblia. É na Bíblia que encontramos as palavras de amor e de fé que servem de luz para o nosso caminho. Que todos/as se sintam acolhidos pelo próprio Deus “que é fiel para que se cumprissem as promessas feitas, e aceitem uns aos outros para a glória de Deus, assim como Cristo aceitou a todos nós.” (Rm 15.7-8).

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 124 - Hinário HPD I – Deus está presente

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Sob a luz do Advento que inspira reflexão, esperança de transformação, invocamos a presença de Deus.
Prezados irmãos/ãs! Nós nos reunimos em nome e na presença do Trino Deus, do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Lembramos: o nosso socorro ele vem do Senhor que criou o céu, a terra e a todos nós.
Assim consta nas Escrituras “O profeta Isaías diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. E toda a humanidade verá a salvação de Deus.” (Lc 3.4,6). Vamos enaltecer o nosso Deus que não abandona os seus, e que transforma em luz as nossas trevas, cantando:

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 253 – HPD I – Glorificado seja o teu nome

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Por estarmos aqui reunidos para celebrarmos o Advento de Cristo, glorificando e enaltecendo o nome do Senhor por todas as maravilhas que ele tem feito, vamos reconhecer a nossa culpa, os nossos pecados.
A palavra de Deus nos diz que se confessamos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de todos os nossos pecados. Crendo nessa promessa confessemos os nossos pecados.
Deus nosso Pai bendito e misericordioso! Diante de ti estamos neste culto para confessar que somos pecadores e que necessitamos do teu perdão. Confessamos-te todos os nossos pecados e iniquidades que cometemos em pensamentos, em palavras e ações, com as quais a qualquer hora, causamos a tua ira, merecendo o teu castigo temporário e eternamente. Senhor nosso Deus, neste 2º domingo de Advento, em que lembramos o dia da Bíblia, reconhecemos que nem sempre permitimos que a tua palavra nos desafie e nos leve a agir. Perdoa-nos, Senhor, quando permitimos que os desertos cresçam entre nós. Confiantes em teu amor, perdoa-nos, ó Deus. Por Cristo Jesus. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
O perdão e a graça de Deus nos é anunciado por meio das palavras do Salmo 85. 8 e 9: “Para nós, o seu povo, para nós, os que somos fiéis, ele prometeu paz se não voltarmos aos nossos caminhos de insensatez. Na verdade, Deus está pronto para salvar os que o temem.” Amém!

KYRIE
Agraciados com o perdão e a graça de Deus, queremos agora interceder em favor daqueles que sofrem. E vamos fazê-lo cantando: “Pelas dores deste mundo”.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Confiantes em Deus e no seu cuidado para com as pessoas e o mundo em que vivemos, cantamos: Bendirei ao Senhor em todo o tempo (HPDI 263)

ORAÇÃO DO DIA
Senhor nosso Deus, que em Jesus Cristo nos deste a razão de ser e de toda a nossa existência. Visita-nos neste culto. Sê presença bem aqui no meio de nós, por meio de tua palavra. Inspira-nos. Mexe conosco. Abastece-nos, para que saiamos daqui mais animados, fortalecidos para viver e testemunhar, lá onde vivemos a nossa fé, a esperança e o amor, fundamentados em ti. Prepara-nos para a vinda do Salvador. Abençoa a tua palavra em nossas vidas a fim de que não sejamos só ouvintes, mas praticantes, testemunhando tudo o que fizeste para a nossa salvação. É o que te pedimos por Jesus Cristo, nosso Salvador que com o Espírito Santo vive e reina por todos os séculos. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

A palavra do Senhor é luz para todos nós que confiamos em Deus. O Senhor enviou ao mundo o Mensageiro para preparar o caminho de Jesus, o Salvador. Vamos ouvir, atentamente, as leituras bíblicas deste culto.
1ª Leitura Bíblica: Isaias 40.1-11:
Vamos acolher o texto de Isaias e nos preparar para ouvir a leitura da Epístola Cantando: Pela Palavra de Deus – HPD II 381
2º Leitura Bíblica: 2º Pedro 3.8-15ª:
( Vamos, agora, nos preparar para ouvir o Evangelho, cantando “louvemos todos Junto” –                                  
HPD II - 359
3ª Leitura Bíblica: Marcos 1. 1-8

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 5- HPD – Erguei os arcos triunfais

PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espirito Santo estejam com cada um de nós. Amém.
Mais uma vez é Advento. Tempo de preparo, de arrependimento.
João Batista se apresenta como aquele que prepara o caminho para o Senhor passar. Chama os seus ouvintes ao arrependimento, por causa da proximidade do Reino de Deus. João é um pregador do deserto, que atraí multidões. Fala de um reino que está próximo. Pregou um batismo de arrependimento, de conversão e de transformação.
Certa vez, alguém estava falando sobre este texto e disse: “Se converter é dar uma volta de 360º em sua vida. É mudar mesmo.” Na saída do encontro alguém comentou: “hoje saio daqui aliviado, pois foi dito que se converter é dar uma volta de 360º sobre si mesmo. Quer dizer que posso fazer bastante barulho, dizer que mudei, mas voltar ao mesmo lugar e fazer tudo como antes.”
Tempo de Advento é tempo de refletir profundamente sobre os valores, os fundamentos sobre os quais construímos nossa vida. O que é mais importante: as coisas, a casa, o que aparenta e dá status? Ou o que realmente importa são as pessoas, a família, a comunhão, a criação de Deus? É tempo de arrependimento, e de nada nos adianta uma fé teórica, uma fé só de palavras bonitas e de aparência. O que Deus espera de nós são nossas atitudes bem concretas e o nosso compromisso com a verdade, com o bem, com a justiça, com a proposta de vida plena que Jesus veio trazer.
Prezados irmãos/ãs! É isto que acontece em muitos Adventos: muita limpeza por fora, muito barulho, muita agitação. Mas a palavra de Deus não se transforma no sabão que lava e limpa mesmo; no fogo que realmente transforma.
João Batista, as Sagradas Escrituras convidam, ainda hoje, todos para uma mudança realmente significativa na vida. Uma mudança que transforma a raiz das relações entre as pessoas neste mundo. Se esta proposta for assumida com empenho e dedicação, ela lavará o que está sujo; transformará o que precisa ser transformado. E a humanidade verá a salvação que Deus dará.
João fala que vem alguém depois dele e que é mais importante do que ele mesmo. O seu             caminho precisa ser preparado. O profeta Isaias chama o povo, os fiéis a preparar no deserto um caminho para o Senhor passar. Os vales deverão ser aterrados. Num mundo marcado por divisões, por intrigas, pelo ódio, pela cobiça, no mundo marcado por grandes desertos; promover a justiça, o amor, a verdade, a fraternidade, a paz, a comunhão significa preparar o caminho do Senhor. Representa transformação. Significa vivenciar e testemunhar, em pensamentos, palavras e ações a Boa Nova do Evangelho.
Prezados irmãos/ãs! Em Jesus Deus manifesta a sua glória para toda a humanidade. Ele prometeu que faria isto e de fato o fez, pois o nosso Deus é fiel e cumpre todas as suas promessas. Amém.
HINO
Nº 184 - HPD I – Vamos nos trabalhar

CONFISSÃO DE FÉ
Motivados pela palavra de Deus vamos testemunhar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 209 – HPD I – Deus sempre me ama

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Interceder é pedir por tudo o que poderia ser diferente. Poderia ser melhor. Por isso como 
comunidade cristã reunida vamos dirigir a Deus nossas intercessões por pessoas e situações
que necessitam da nossa ação e oração:
Deus misericordioso, agradecemos-te porque tudo fizeste por amor. És Tu que anunciaste,       
por meio dos profetas a tua salvação. Te agradecemos pelo momento de comunhão que
pudemos ter;  pela mensagem da tua palavra que nos concedeste neste encontro. Ajuda-nos a   
agir de acordo com a tua palavra e a tua vontade. Pedimos-te, Senhor, para que tua
mensagem possa chegar a todos os povos da terra e fazer crescer os sinais de justiça,
solidariedade e amor. Por que só mediante o teu poder, a tua força, é que podemos
transformar este mundo. Que sejamos testemunhas do Evangelho e coloquemos nossa fé e
nossa vida a  serviço do teu reino. Intercedemos por esta comunidade e seus membros. Por
nossos matrimônios, por nossos filhos e filhas, pela juventude. Por todas as pessoas   
deprimidas, angustiadas e aflitas. Pelos doentes e enlutados. Por todos os  que se afastaram de
ti e andam nos caminhos do medo, do ódio, da opressão. Que a tua palavra que é “lâmpada
para os nossos caminhos e luz para nos guiar”, nos dê forças para sermos testemunhas do teu
amor. Que o Espírito Santo nos ilumine e nos guie para que sejamos bons servidores, capazes
de levar adiante o que a Bíblia nos ensina. Sê conosco e abençoa-nos. Em nome de Jesus 
Cristo que nos ensinou a orar... 
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti
E tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante a sua face
E te dê a paz! Amém!

ENVIO
Que o bondoso e misericordioso Deus esteja sempre conosco, aonde quer que andemos.    
Vamos em paz e sirvamos a Deus com alegria!

CANTO FINAL
Nº 29 – HPD I – Jubiloso

 


Autor(a): Adamir Simon
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 2º Domingo de Advento
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 29348
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br