Marcos 1.1-8 - 2º Domingo de Advento - 10/12/2023

19/07/2023

10/12/2023 - 2° DOMINGO DE ADVENTO

Pregação: Marcos 1.1-8; Leituras: Isaías 40.1-11 * Salmo 85.1-2,8-13 * 2 Pedro 3.8-15a

Pa Camila Laís Karsten – Leste Matogrossense – MT

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
O profeta Isaías diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
E toda a humanidade verá a salvação de Deus. Lucas 3.4-6
Bom dia/Boa tarde/Boa noite... É tempo de advento, tempo de preparação. As palavras do evangelho de Lucas
nos dizem, preparem o caminho para o Senhor chegar, Ele vem. E saber desta promessa enche nosso coração
de alegria e felicidade, e por isso aqui nos reunimos em culto. Culto é comunhão, encontro e reunião do povo
com Deus. É diálogo, é entrega e amor fraterno.
Com os corações abertos e a mente no Senhor, aqui estamos!
Acolhemos as pessoas que nos visitam, sejam bem vindas (deixar que se manifestem). Que todas as pessoas
se sintam bem e acolhidas em nossa comunidade.
CANTO DE ENTRADA – Se vens de longe ou de bem perto esta é nossa casa, cantemos:
Nº 09 - LCI – Esta é tua casa
SAUDAÇÃO
Nos reunimos na certeza da presença do nosso Trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo (+). Amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 - LCI – Deus Trino
CONFISSÃO DE PECADOS (Preparo: pia batismal, jarra com água, copos transparentes sobre o altar)
Vivemos uma vida vazia. Estamos nesse mundo, mas muitas vezes nos perdemos em meio ao caos que o
mundo está. Parece que nosso firmamento está fraco e não como deveria. Aqui sobre nosso altar temos vários
copos vazios, que lembram uma vida vazia. Cada copo representa um aspecto da nossa vida em que não
agimos de acordo com a nossa fé: em nosso trabalho/profissão, comunidade, família, política...
Oremos: Querido Deus, a nossa vida muitas vezes anda vazia, nos deixamos levar pela correria do dia a dia,
nos deixamos enganar pela vida fácil, pelas mentiras, ou pela falta de coragem de lutar pelo que é correto...
Assim, Deus, pecamos, falhamos com as nossas vidas, falhamos no relacionamento contigo, com as pessoas
as quais vivemos e convivemos. E por isso, aqui estamos humildemente, reconhecendo que somos pessoas
pecadoras e necessitamos do teu perdão. Dá-nos uma nova oportunidade de viver. Em nome de Jesus. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
No batismo somos preenchidos do Espirito Santo. (pegar a jarra com água da pia batismal) Pelo batismo
temos o perdão dos nossos pecados, e isso preenche as nossas vidas com esperança, com fé em acreditar que
Deus está conosco em todos os momentos e assim preenche as nossas vidas abundancias da sua graça. (encher
os copos com a água). Agora perdoados, temos paz com Deus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
KYRIE
Perdoados por Deus, somos chamados a clamar pelas dores em nosso mundo. Muitos são os motivos de dor
em nosso dia a dia. Povos que vivem em guerras, desastres da natureza, famílias brigadas, pessoas com ódio
em seus corações, são motivos claros para clamarmos pela ajuda de Deus. O descaso com a bela e boa criação
da natureza nos deixam tristes e desanimados. Tudo isso causa em nós, muitas dores, sentimento de
impotência e desanimo, por isso clamamos a Deus para que ele haja com misericórdia e mude o nosso ser.
Convido para unirmos as nossas vozes e clamar a Deus cantamos:
Nº 56 - LCI – Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS

Deus ouve o clamor do seu povo e nunca os abandona, certamente Ele ouviu o nosso clamor e em seu tempo,
agirá! Certos do cuidado e do amparo de Deus, o engrandecemos e glorificamos cantando:
Nº 72- LCI – Glória
ORAÇÃO DO DIA
Oramos: Bondoso e amado Deus, graças lhe rendemos por estamos aqui neste momento. Graças por tudo que
recebemos das Tuas mãos, através do nosso batismo. Senhor, já é tempo de advento, é tempo de nos preparar
para a Tua vinda a este mundo. Envie sobre nós Teu Santo Espirito, para que ao ouvirmos Tua boa e santa
Palavra possamos nos transformar em pessoas melhores. Oramos em nome de Cristo Jesus, ele que vive
contigo e com o Espírito Santo de eternidade a eternidade. Amém.
Nº 151 - LCI – Tua Palavra é lâmpada

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 40.1-11
2ª Leitura Bíblica: Marcos 1.1-8
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 156 - LCI – 1 Coríntios 13
PREGAÇÃO
Pregação de Marcos 1.1-8
Querida comunidade. O quanto vocês estão preparados para viver o dia a dia? Vocês se consideram
pessoas prevenidas e vigilantes? Por exemplo, você costuma levar guarda-chuva diante das primeiras ameaças
de chuva ou é daqueles que geralmente tomam banho de chuva ou precisam pedir emprestado um guarda-
chuva? Os textos bíblicos deste nosso 2° Domingo de Advento tem em comum o tema da vigilância e da
preparação.
Vocês já ouviram falar ou precisaram de uma 2ª chamada? A segunda chamada no vestibular ou em
concursos representa uma nova chance para quem não atingiu a meta. Na vida escolar, a recuperação é uma
segunda chance para quem não foi bem na prova. O segundo turno de uma eleição é oportunidade de analisar
melhor os candidatos. Em reuniões e assembleias vale a segunda chamada/convocação. É sobre essas
segundas chamadas que esse tempo de advento nos convida a refletir. Quantas “chamadas” Deus precisa fazer
para que nós o escutemos? Nas quatro semanas de Advento, Deus faz-nos estas chamadas, e ainda tem gente
que chega no Natal despreparada, estressada, desapercebida dos sinais...
João Batista afirma claramente que preparar a vinda do Messias passa pela metanoia, isto é, pela
transformação total do ser humano. Preparar a vinda de Jesus exige de nós uma transformação radical em
nossa vida. Arrepender-se é confessar e abandonar o pecado. É produzir frutos de uma vida que corresponda a
esse arrependimento.
O Advento gera comoção, nos faz refletir em nossas vidas, ou pelo menos deveria, mas qual a ação
depois? Depois da comoção, da reflexão vem a ação, o que eu vou fazer para mudar minha vida? Com o que
eu vou me comprometer? No trânsito, quando estamos no carro e queremos entrar em uma rua, precisamos
sinalizar esta ação com o pisca, ligando a seta na direção que desejamos ir. No Advento, as comunidades
estão com vários pisca-alertas ligados, convidando a reflexão, apontando a direção, mas, infelizmente, fica só
no piscar e não há ação concreta através de uma mudança de direção. É como se com o carro ligássemos a
seta para ir pro lado, mas, não mudar de direção, continuar no mesmo caminho.
Saímos transformados, convertidos para uma real mudança após ouvir o chamado de João Batista? À
semelhança dos pisca-piscas dos pinheirinhos, nosso pisca-alerta do batismo vai piscar enquanto a decoração
natalina estiver exposta e depois tudo volta como era antes, sem mudar de direção, sem frutos de
arrependimento?

A imagem do deserto destaca que mais do que um determinado lugar, ele indica uma profunda

experiência com Deus. Nesse sentido, o 2º Domingo de Advento torna-se um “estar com João no deserto”. O
Advento pode ser comparado a uma caminhada com quatro estações (quatro domingos), e a segunda estação
passa pelo deserto. E depois de passar pelo deserto, não saímos mais os mesmos, mudamos o ritmo e a
maneira de caminhar. Advento é oportunidade de dar maior liberdade a Deus para agir em nós, abrindo
espaços, alargando o coração, endireitando caminhos, abrindo fronteiras.
O segundo domingo de dezembro é também o Dia da Bíblia para as igrejas oriundas da Reforma
religiosa do século XVI. É oportunidade de destacar a Bíblia como o manual para nossa preparação e
vigilância na vida de fé. Para usarmos corretamente um eletrodoméstico, precisamos conhecer seu manual de
instrução. Para vivermos coerente e fervorosamente a fé, precisamos continuamente consultar a palavra de
Deus.
O que significa estar vigilante e preparado? Viver uma vida de acordo com a vocação recebida desde o
Batismo, ou seja, uma vida santa, de serviço a Deus. A demora na segunda vinda de Jesus não é pretexto para
esmorecer na preparação ou desistir de esperar e agir. A questão não é quando será, mas como você está se
preparando para tal. É a esperança que torna a espera algo produtivo, pois, se o amor é confiante, a preparação
será constante!
HINO
Nº 358 - LCI – Advento é tempo de preparação
CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a pregação, confessemos nossa fé, com a palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 354 - LCI – Um barco carregado
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Bondoso Deus, graças te rendemos por este momento de culto. Gratidão pela nossa vida, por nossa saúde, por
nossa família, pessoas amigas que vivem conosco. Obrigado pelo pão de cada dia e teu agir bondoso e
amoroso em nossas vidas.
Senhor, intercedemos por todos os motivos que nos causam dor e sofrimento. Pedimos pelo nosso mundo e as
pessoas que nos governam, que façam isso com discernimento e responsabilidade. Pedimos por nossa Igreja,
ministros, ministras, lideranças e membros de nossa comunidade. Pedimos que essas pessoas continuem
firmes na fé, na esperança e no amor. Intercedemos pelas pessoas doentes, internadas em hospitais, pessoas
que se sentem sozinhas, abandonadas, pessoas necessitadas... Que Tu, ó Deus, esteja com cada uma das
situações e com cada uma das pessoas que aqui nomeamos e lembramos, seja aquilo o que cada qual
necessita!
Continue nos abençoando e protegendo, leva-nos em segurança aos nossos lares, ou para onde quer que
formos, estejas conosco. Entregamos tudo em tuas mãos quando juntos oramos:
PAI NOSSO
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.

Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que a benção do Deus de Sara, Abrão e Agar, que a Benção do filho nascido de Maria. Que a benção do
Santo Espírito de amor, que cuida com carinho qual mãe cuida da gente, esteja sobre todos nós (+). Amém.
ENVIO
Vamos com a paz que o nosso Senhor nos dá, e sirvamos a Ele em amor. Abençoado domingo.
CANTO FINAL
Nº 301 - LCI – Bênçãos virão


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 70865
REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br