Marcos1.14-20 - 3º Domingo após Epifania - 21/01/2024

20/12/2023

21/01/2024 – 3º Domingo após Epifania
Pregação: Marcos1.14-20; Leituras: Jonas 3.1-5, 10; Salmo 62. 5-12; 1 Coríntios 7. 29-31
Miss. Carla Rosana Schwingel da Silva – Comunidade de Canarana - MT

LITURGIA DE ABERTURA


ACOLHIDA
Sejamos todos bem vindos para este tempo de culto. É sempre bom nos reunirmos na casa de Deus para louvar, agradecer e bendizer o seu nome. Tempo este que também temos a oportunidade de termos comunhão uns com os outros. Tempo para nos aquietarmos diante de Deus e ouvir a sua voz através da sua palavra que aqui será anunciada. Tempo para reconhecermos o que Deus tem feito em nossas vidas e agradecer. Que o nosso bondoso Deus nos surpreenda neste tempo de celebração. Saúdo-os com a palavra bíblica de Mateus 4.23: “Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino, curando toda a sorte de doenças e enfermidades entre o povo.” Que caminhos temos percorrido e o que temos ensinado por onde andamos. Jesus fez diferença na vida das pessoas e cumpriu a sua tarefa de pregar, ensinar, curar e acolher a quem encontrava pelo caminho. Somos chamados para sermos seus discípulos anunciando o seu Evangelho.

Acolhida aos visitantes:
De maneira especial saudamos e acolhemos todos os nossos visitantes e desejamos que os mesmos se sintam bem em nossa comunidade em nosso tempo de Culto a Deus.


CANTO DE ENTRADA
Nº 332 - HPD– Deus está aqui

SAUDAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 41 – LCI – Infinita Graça

CONFISSÃO DE PECADOS
Deus amado! Tu nos conheces no mais profundo do nosso ser e a tua palavra diz que não há lugar para o qual possamos fugir da tua presença. Aqui estamos nós diante do teu altar e da cruz, onde teu filho amado Jesus se entregou em nosso favor. Silenciamos o nosso coração diante de ti e humildemente queremos depositar aqui o fardo do pecado. Permita-nos Senhor deixar aqui aquilo que nos é pesado de carregar. Permita-nos Senhor deixar aqui nossos erros e nossas faltas. Permita-nos Senhor deixar aqui nossa falta de compaixão para com o próximo. Permita-nos deixar aqui a nossa indiferença com tua palavra em muitos momentos. Permita-nos deixar aqui nossas palavras ditas que machucaram alguém. Permita-nos Senhor deixar aqui aquilo de errado que carregamos no mais profundo do nosso ser. Permita-nos deixar as nossas fraquezas e medos. Enfim Senhor, permita-nos deixar aqui todos os nossos pecados cometidos em pensamentos, em palavras, em ações e omissões.
Perdoa-nos ó Deus! Que através de tua graça sejamos renovamos. Que o perdão seja derramado abundantemente sobre todos aqueles que de coração sincero tem se colocado diante de ti em confissão. Ouve Senhor a nossa oração e que por tua graça, bondade e amor possamos receber o perdão. Em nome de Jesus Cristo. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus nos conhece e nos ama profundamente. Em sua infinita graça vem ao nosso encontro e perdoa os nossos pecados, conforme nos diz Isaías 43.25: “Eu, eu mesmo, sou o que apaga suas transgressões, por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro mais.” Com esta palavra anuncio, os teus pecados estão perdoados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Como pessoas agraciadas por Deus, com seu perdão, queremos olhar a nossa volta e nos colocar ao lado dos que sofrem, dos que estão tristes, sem esperança, cansados e sobrecarregados. Voltamo-nos também para as dores do mundo do qual vivemos. Olhamos em volta e observamos o sofrimento, a dor, a angústia de toda a criação. Fazemos isso cantando:

HINO
Nº 56 – LCI – Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é fiel e justo, Ele escuta o clamor do seu povo. Por esta certeza nós o louvamos cantando:
N° 73- LCI – Ontem, hoje e sempre

ORAÇÃO DO DIA
Deus Eterno! Obrigado por teu perdão e por tua misericórdia para conosco. Obrigado por que tu olhas para os sofrimentos deste mundo e os nossos e acolhes a cada um com amor e graça. Que neste momento a tua palavra possa mais uma vez chegar até nós e que o teu Espírito Santo possa tocar o nosso coração e nos ajudar a compreender os teus caminhos e a praticar aquilo que tua palavra nos ensina. Em nome de Cristo Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jonas 3.1-5, 10
2ª Leitura Bíblica: Salmo 62. 5-12
3ª Leitura Bíblica: 1 Coríntios 7.29-31

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 152- LCI – Pela palavra de Deus

PREGAÇÃO:
(Sugiro ao início do culto entregar peixes feitos com papéis coloridos, onde cada um que chega ao culto escreve o seu nome e coloca na rede de pesca que estará armado no altar).

Que a graça e o amor de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo esteja com todos nós. Amém.
Prezada Comunidade

Leitura do texto de Marcos 1.14-20

Quando a gente fica nervoso a gente costuma dizer: “Tá nervoso, vai pescar”. Isso a partir da ideia de que sentar num barco ou à beira de um rio, olhando o movimento calmo das águas, à espera da fisgada do peixe, isso acalma, relaxa, tranquiliza. Talvez muitos que estão aqui gostam de pescar, pode ser terapêutico.
Mas para muitos a pescaria é profissão, é o seu ganha pão. Esse é o caso de alguns dos discípulos de Jesus.
Foi a margem do Mar da Galileia que Jesus encontrou-se com André, Simão, Tiago e João, pescadores de profissão, e lhes fez o convite: “Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.” (1.17)
Eles largaram tudo que lhes era importante e seguiram a Jesus. Surpreendente não?
O que significa esse convite de Jesus para nós hoje?
É preciso lagar tudo para acompanhar Jesus?
O que significa pescar gente para Jesus?
Qual seria o nosso instrumento de trabalho para realizar essa tarefa?
Esse relato que lemos do Evangelho de Marcos, em que Jesus chama duas duplas de irmãos para segui-lo e tornar-se pescador de gente, acontece bem no início do ministério de Jesus. Há pouco João Batista havia andado pelo deserto e pregava s respeito de alguém que viria logo depois dele, e do qual ele não seria digno de nem sequer de desamarrar as sandálias. Certamente esses pescadores haviam ouvido a respeito da pregação de João Batista. E justamente após a prisão de João Batista que Jesus começou a percorrer povoados, cidades anunciando que havia chegado a hora. O Reino de Deus está próximo. “Arrependam-se dos seus pecados e creiam na mensagem de Salvação”.
Desde o início, a pregação, as curas, os milagres de Jesus, todo o cuidado com os rejeitados e sofridos da sociedade de sua época se deu em confronto com o poder de sua época. Jesus não encontrou apoio nem no palácio com Herodes e seus chefes, nem nas sinagogas, com sacerdotes e seus diversos partidos religiosos.
O que Jesus anunciava: que “o tempo já se cumpriu” ou “que a hora havia chegado”, Jesus não foi aceito entre os que detinham poder político ou religioso.
Jesus era a própria luz. Um novo tempo havia se iniciado a partir da sua ação e pregação. A luz- Jesus- brilhava em meio as trevas, mas nem todos aceitaram a luz porque era preciso mudar o jeito de viver: era preciso reconhecer o erro, arrepender-se e viver de jeito diferente. Por pregar arrependimento e mudança de vida Jesus não foi aceito por muitos.
Outros, porém, creram, e o seguiram. Foi o que aconteceu com esses pescadores. Eles largaram tudo e seguiram a Jesus porque acreditaram que junto a Ele haveria vida verdadeira.
O convite de Jesus é simples: “Venham comigo”. Aceitar esse convide pode mudar totalmente sua vida. Rejeitá-lo fará você perdê-la completamente.
Nem sempre compreendemos o chamado de Jesus. A compreensão não é pré-requisito para a obediência. Ele apenas espera que o sigamos em amor e obediência. Mas obedecer requer que eu largue as redes. Exige uma mudança de atitude.
Os pescadores naquela época não eram as mais espertas e as mais cheirosas. Deus não se preocupa com o que você tem ou com o cheiro dos seus pecados. Ele olha para você e está interessado em quem você pode se tornar a partir do seu convite.
O agir de Jesus as vezes nos é intrigante. Jesus escolheu e uniu os seus discípulos e por mais diferentes que eles eram em suas profissões e classes ele os uniu a todos e os fez eficientes. Quando Jesus está almoçando na casa de Levi, um coletor de impostos, pode se perceber o segredo da união e eficiência. Sentar-se à mesa para fazer uma refeição sempre é um momento em que podemos desenvolver a intimidade. Quando Jesus senta-se junto com seus seguidores, um relacionamento de mão dupla se desenvolve. De um lado, os discípulos podem conhecer o Mestre, seus ensinamentos, sua conduta e intimidade. Conhecem o Cristo como pessoa, amigo. Do outro lado, Cristo sonda e trabalha nos corações e mentes dos seus seguidores, ensinando e moldando a sua imagem.
É a partir dessa relação que Jesus passa a ser a motivação e o foco para permanecermos unidos juntos. A sermos comunidade cristã. O convite de Jesus não é solitário.
Meus queridos bons discípulos almoçam mais com seu mestre e menos com suas vaidades.
Acompanhando Jesus, esses discípulos e outros homens e mulheres que foram se juntando a eles aprenderam a viver de um novo jeito: havia cuidado mútuo, amor, compreensão, solidariedade.
Muitas pessoas creram no que Jesus anunciava por que viam o jeito de viver das pessoas que o seguiam. Nossas ações falam mais que nossas palavras. Seu jeito de vida, suas atitudes, sua maneira de ser era sua rede de pescaria. Esse jeito de viver em obediência e estar de coração aberto, disposto a deixar Jesus fazer parte de suas vidas tornando a convivência entre os que iam se achegando algo prazeroso, bonito e cativante. Assim foi aumentando o número daqueles que livremente aceitaram o convite de Jesus, optaram em seguir a Jesus, foram batizados formando a comunidade cristã. Será que o nosso convívio como seguidores de Jesus tem sido cativante, prazeroso, bonito?
Hoje Jesus não está mais entre nós de forma física, de modo que possamos cogitar a ideia de abandonar o que fazemos e segui-lo. Também não é preciso dedicação integral, como nós ministros o fazemos.
O Reformador Martin Lutero dizia que o nosso serviço a Deus acontece no dia a dia através de nossas profissão, não precisamos nos tornar religiosos para agradar e servir a Deus. Por isso, em seu tempo, muitas freiras e padres abandonaram os conventos e foram servir a Deus através de suas profissões.
Desde o nosso batismo nós todos somos convidados, chamados a sermos pescadores de gente. É ele que nos vocaciona e nos capacita para o seu serviço.
“Chamei-te pelo teu nome, tu és meu, tu és minha” diz Deus através do profeta Isaías.
“Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente”- diz Jesus.
Nesse sentido somos pescadores de gente em tempo integral, sim.
Nossa rede de pescaria é o testemunho que damos, em nossa vida, a cada dia, através de nossas palavras e ações. Devemos ser cristãos convictos em nossa fé. Cristão corretos em nosso modo de ser, cristãos atentos as necessidade do nosso próximo, cristão que prezam pela reconciliação e pela paz.
Para seguir a Jesus é preciso que se faça rupturas, mudanças em nossas vidas. Hoje em nossa sociedade muitos comportamentos não são condizentes com a Palavra de Deus e há muitos que se dizem cristãos mas em sua vida ainda não aprenderam a viver de um novo jeito, ainda não estão dispostos a seguir a Jesus em obediência e amor.
É preciso ter coragem para agir diferente. A mudança de vida se faz necessária no seguimento a Cristo e ela acontece em nossas ações e em nossa decisão de seguir e obedecer. É deixar a luz de Jesus brilhar em nós e através de nós apesar da escuridão que nos cerca.
Nossos pais, quando nos trouxeram para receber o Batismo, foram a rede a serviço do Reino de Deus. Hoje cada um, cada uma de nós, cujo o nome está colocado nos peixes, integram a grande rede daqueles que seguem a Jesus. Nós não prendemos alguém a nossa rede, mas integramos a uma rede de cuidado mútuo, de solidariedade, de compreensão, de amor, onde ajudamos umas ás outras a permanecerem interligadas a cruz de Cristo.
Esse é o convite de Jesus a você, de deixar que Jesus o transforme em pescador de gente. Esse é o convite de Jesus a todos nós. “Venham comigo, que ensinarei vocês a pescar gente”.
Porque é bom fazer parte da comunidade cristã. Que possamos nos colocar de coração aberto e disposto a ouvir e seguir o convite de Jesus, dizendo “Eis-me aqui”.
Que o Senhor nos abençoe. Amém

CONFISSÃO DE FÉ

Em resposta a palavra que ouvimos confessemos a nossa fé neste Deus que age e se faz Deus presente como Pai, Filho e Espírito Santo.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 184 – HPD- Vamos nós trabalhar

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Amado Deus

A tua palavra sempre nos impacta, desafia e incomoda. Hoje mais uma vez somos chamados a te seguir e falar do teu evangelho num mundo carente de amor, cuidado e testemunho. Ajude-nos a cumprir com o nosso chamado em nosso dia a dia. Ajude-nos a ser sal e luz neste mundo. Que possamos nos dispor e também agir de acordo com a tua palavra.
Intercedemos pelas pessoas que estão doentes, cansadas, desanimadas, tristes e enlutadas. Seja com cada um diante dos desafios e momentos difíceis que passam. Fortaleça-os, anime-os e conceda a tua transformação e cura.
Seja com todos nós, nossas famílias, nossos amigos e com nossa comunidade de fé. Que possamos nos dispor a ajudar onde tu nos colocas e ali fazermos diferença através da nossa vida transformada por tua presença.
Colocamos diante de Ti nossa cidade, estado e país. Dê sabedoria e discernimento as autoridades no exercício das suas funções. Somos gratos por tudo que tu tens feito entre nós. E tudo mais que está em nosso coração, nossos pedidos e agradecemos, colocamos na oração que teu Filho nos ensinou dizendo:

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO

O Senhor te abençoe e guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém

ENVIO
Ide em paz e sirvamos ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL

N° 298 – LCI – Bênção do caminhar
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 72015
REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br